FrameWorks JavaScript

24 respostas
programação
LTNP

Não gosto dos Framworks de JavaScript

E ai ???

24 Respostas

Lucas_Camara

Existe algum motivo em específico de não gostar? Com certeza eles não são solução para tudo, mas são cada vez mais utilizados hoje em dia.

javaflex

Também não gosto por ser mais trabalhoso, nem vejo a necessidade dessas firulas pra maioria dos sistemas internos. Não se sinta na obrigação de usar só pela moda, use o que for realmente necessário.

LTNP

Quais as linguagens você gosta ?

Gosto de PHP, JAVA e C#

javaflex

C# com ASP.NET Core, js com lib jquery só quando necessário. Html com Razor. PHP é ótimo para pequeno e médio porte.

Dragoon
  • Não gosta porque?
  • Você quer o que com essa pergunta?
  • Quais razões que te levam a ter essa mentalidade, já usou, já teve alguma experiência, já teve decepção por usar?
  • E ai? ficou estranho (muitos falam não usam então, mas, o que eu quero realmente entender porque essa aversão, porque esses amigos Frameworks Javascript são formas de fazer e ajudam e muito principalmente no desenvolvimento rápido).

Aponte pra nós os motivos, aponte se já usou algum (os mais famosos, VueJS, AngularJS e ReactJs já usou algum?)?

Dragoon

Concordo com quase 100% no que disse, mas, faltou responder em qual momento não são uteis (tem algum relato)?

Dragoon

Discordo da primeira parte não são trabalhosos de maneira nenhuma ajudam e muito, você tem experiência em fazer algo e fez algum correlação não utilizando, ou seja, já fez algum projeto com e sem framework Javascript?

Realmente não é obrigação e não é moda, mas, se for necessário tem que usar E AI?

Eu quero entender porque tanta reprova, falam e assume um ponto de vista, mas, não demonstram motivos pertinentes …

Dragoon

Você é um Back-End raiz então, não tem um vivencia com Front-End não é isso?

Vou te posicionar: Eu sou Back-End em PHP e C# e isso é um fato, é o que mais gosto, mas, quis aprender Front-End com uma lib do ReactJS e foi uma experiência muito boa, acabei aprendendo mais Javascript e faço correlação entre as formas de desenvolvimento, acresce em mim conhecimento não só bobagens ou modinhas, mas, conhecimento que é a razão nossa, não sou expert em ReactJS mas, sei basicamente como funciona aumento meu rol de trabalho e isso é mais importante.

Aprender faz parte do processo, ninguém o obrigado a aprender algo que não goste, mas, também falar que isso é ruim sem provar é um erro grande, o mercado exige demais e muitas vezes (ridiculamente) mas, faz parte também.

Abra a MENTE.

Lucas_Camara

Aqui no trabalho, durante o desenvolvimento de um sistema, ocorreu a necessidade de criar um tela para acompanhamento dos resultados. Como era uma tela simples, se eu fosse usar algum framework js para isso, iria ser um esforço desnecessário. Com isso, simplesmente criei um html e apresentei os dados usando thymeleaf.

Sobre usar o framework JS, digo que não usaria nesse meu caso, pois, se eu fosse usar, iria realmente configurar um projeto node.

Dragoon

Node não é BackEnd?

Sobre o que relatou perfeito isso mesmo … não precisa uma bala de canhão para matar uma formiga.

Fabio_Dos_Reis

Com toda certeza a quantidade de frameworks e ferramentas js que vem saindo é muito grande, mas isso só mostra como a comunidade de js está ativa nos últimos anos, eu também não sou a favor de tantos frameworks js mvc alguma coisa, por exemplo acho o angular extremamente custoso para fazer oque ele propõe, curva de aprendizado um pouco longa e não gosto do designer code que o framework te prende, mas consigo enxerga um uso muito bacana dele em projetos grandes(somente ai)

Lucas_Camara

Quando desenvolvo front com framework JS, uso node para subir o front separado do back, para ganhar agilidade no desenvolvimento. Daí escolho se empacoto tudo junto ao publicar para prod ou se publico separadamente.

Esse meu caso, o projeto era java Spring e eu poderia fazer tanto com o thymeleaf ou com JS, só que com JS iria necessitar mais configurações e com thymeleaf já meio que vem pronto no Spring, basta usar.

Dragoon

Sobre os tipos de Framework é outro assunto (também acho o Angular muito verboso, afinal é um framework, é uma caixa preta que você para usar deve fazer como ele pede, por isso até escolhe lib ReactJs, concordo nesse aspecto).

Dragoon

Sim isso é normal quando se faz desenvolvimento com algum Framework ou Lib Javascript FrontEnd, e o NodeJs que controla e executa serviços que auxiliam no desenvolvimento, testes etc.

Mas veja parece uma pergunta tipo eu não gosto e pronto, não coloca para gente a realidade de muitas aplicações que nós mesmo utilizamos em Celulares e Navegadores, não demonstra a sua indignação sobre a utilização dos Framework ou Lib Javascript FrontEnd, então ser radical a esse ponto e pessoas falarem talvez dizendo que é moda (não é o seu caso esses pontos) fica meio estranho e traz uma realidade errada.

javaflex

Já participei, era mais complexo manter o HTML em projeto Angular separado do que simplesmente entregar o resultado pelo servidor via Razor. Não havia a necessidade de Angular. Mais um projeto, mais um ambiente, sem necessidade.

Se for necessário usa, no caso de Angular e útil para SPA.

Dragoon

Mas veja que agora se fez o contrário … ! explicou certo, tem horas que eu fique lendo alguns comentários de gente antiga no fórum

e eu realmente fico sem entender. Tudo em programação tem um objetivo especifico … !

é o que estou falando … se for necessário usa sim, não gosta não é sinônimo de não utilizar.

Vale apena lembrar que ferramentas estão ai … para ser ou não utilizado mediante cenários.

E

Javaflex, compartilho muitos dos teus pontos de vista. Gosto de olhar pro desenvolvimento de software com um olhar bem prático e não purista.

Em quais situações vc acha que seria interessante um SPA?

Eu desenvolvo sistemas comerciais(ERP, etc). JSF com Primefaces está me atendendo bem. Eu sei que é velho, ultrapassado, etc. Há alguma outra opção no mundo Java, com melhor produtividade?

Obrigado.

Dragoon

Outra resposta que fala de uma coisa e depois contradiz o que a pessoa quer, e a melhor parte e a ultrapassado JSF. Será que sua visão é prática ou é purista … !

Eu fico imaginando pessoas que não tem desafios no nosso meio …

Nada contra as opiniões cada um tem a sua mediante talvez experiências, mas, quando o texto se contradiz eu tenho que falar eu tenho que alertar eu que falar o que eu penso na medida em que o texto é falho.

E

Realmente peguei pesado ao falar “Ultrapassado”. Mas de que é velho, é. :slight_smile:

Mike

O JSF é principalmente responsável por fazer páginas, então no Java não tem algo mais produtivo que o JSF para esse propósito.
Caso você não domine a tecnologia, o framework pode te dar mais atraso e trabalho do que se você não usasse.

Hoje em dia, na maioria das vezes, os sistemas novos estão partindo para outra arquitetura, onde o front e o back ficam isolados conversando via REST ou até mesmo GraphQL.

Então, para esses fins, o framework Spring do Java pode suprir isso no lugar do JSF

E

Realmente, Mike. O JSF me da uma boa produtividade, porém é necessário conhecer muito bem o Ciclo de Vida do JSF, como funciona a árvore de componentes, etc.

“Hoje em dia, na maioria das vezes, os sistemas novos estão partindo para outra arquitetura, onde o front e o back ficam isolados conversando via REST ou até mesmo GraphQL.”

Quais requisitos não funcionais “pedem” uma arquitetura desse tipo? Parece que aumenta muito a complexidade. Pode ser porque meu nicho são sistemas tipo ERP. Até agora não vi a necessidade de implementar uma arquitetura assim para um ERP.

Obrigado pela resposta, Mike.

Mike

Normalmente é utilizado quando:

• Você tem diversos sistemas e ambos precisam acessar os mesmos dados
    – Ex: Acessar a base de clientes
  • Quando você precisa disponibilizar dados referente aos seus produtos/clientes com outras empresas ou receber dados de outras empresas
javaflex

Tem que ser prático mesmo, independente de complicações que ficam defendendo o uso só por modinha.

Quando realmente for uma single page application, tipo gmail, twitter. Não um sistema do tipo ERP.

Pra Java é difícil encontrar algo produtivo, pelo menos comparado ao que estou acostumado com .NET. Ainda não vi uma view engine tão boa pra Java quanto Razor pra ASP.NET.

javaflex

Você pode manter seu sistema normalmente sem essa complexidade de separar front e back em dois projetos, criando api Rest quando realmente for necessário disponibilizar algo. Pode chamar o mesmo Service que é chamado na Controller que retorna o resultado pra view, a diferença é que esse resultado será serializado em json. Ter um projeto full-stack em JSF ou ASP.NET nao vai te impedir de criar web services quando necessário.

Criado 11 de novembro de 2019
Ultima resposta 13 de nov. de 2019
Respostas 24
Participantes 7