Frameworks mais utilizados

Olá pessoal…

Estou fazendo um levantamento aqui no meu trabalho, de quais são os frameworks mais utilizados pela comunidade… tipo Persistência, pool de objetos, MVC, suíte de produtividade (apresentação, negócio, persistência)

desde já grato pela atenção…Valeu!!!

Rodrigo Soares

Por MVC, O Struts é o mais usado, pelo visto… mas há também os que advoguem o SpringMVC ou WebWork… aqui no GUJ parecem estar havendo muitas adoções ao Mentawai, inclusive

Persistência acho que a comunidade é unânime com relação a Hibernate ou EJB 3

davi, quem ta usando EJB3??? vc conhece alguem usando EJB3? Algum projeto serio?

[quote=microfilo]davi, quem ta usando EJB3??? vc conhece alguem usando EJB3? Algum projeto serio?
[/quote]
Se estiver se referindo ao EJB3 Persistencia, eu estou usando sim.

Realmente suponho que em grandes projetos EJB 3 ainda não está sendo usado, mas creio que isso mudará, de modo que EntityBeans 3 serão o modelo mais usado de persistência para aplicações JEE, e até mesmo JSE.

Como não tenho bola de cristal, não posso advinhar. Mas as evidencias são fortes. Ele é baseado nas idéias do Hibernate, que recebeu uma ampla aceitação da comunidade. E além disso é algo “oficial”, uma especificação.

[quote=microfilo]davi, quem ta usando EJB3??? vc conhece alguem usando EJB3? Algum projeto serio?
[/quote]
EJB3 vai ser adotado em massa, já que é quase a mistura ideal entre bom software (Hibernate) e padrões.

[quote=louds][quote=microfilo]davi, quem ta usando EJB3??? vc conhece alguem usando EJB3? Algum projeto serio?
[/quote]
EJB3 vai ser adotado em massa, já que é quase a mistura ideal entre bom software (Hibernate) e padrões.[/quote]
blza, mas e os projetos (que não são poucos) em ejb 2.x, será que vai ser fácil migrar pra ejb 3? Ou essa adoção em ‘massa’ seria para novos projetos especificamente ?

[quote=Fabrício Cozer Martins]blza, mas e os projetos (que não são poucos) em ejb 2.x, será que vai ser fácil migrar pra ejb 3? Ou essa adoção em ‘massa’ seria para novos projetos especificamente ?
[/quote]

eu acho que vai ser difícil se vc pensar em projetos grandes.
Isso vai ocorrer sim, mas vai demorar bastante. Só pra vc ter uma idéia vou dar um exemplo que acho que pode ser usado como comparação: até hoje tem gente usando java 1.3.1 em produção e não são poucos que se encontram nessa situação.

Eu mesmo estou em um projeto assim, à pouco tempo decidiram passar pro WAS 6 (que usa o jdk 1.4, dentre outros) mas vc nem imagina a m. que deu (nossa aplicação usa swing na gui e muita coisa mudou).

Eu acho que será mais pra projetos novos mesmo. Mesmo nos projetos antigos isso tende a ser gradativo, IMO.