Front end back end

Galera, me deem uma ajuda. Quero fazer um sistema em PHP para receber informações de um celular, que me enviará dados a serem armazenados no banco de dados.
Estou meio perdido quanto ao seguinte: o celular tem que ter o sistema instalado, ou somente parte dele ou acessa apenas a pagina que contem meu sistema ? onde ficará o meu banco de dados e o sistema em si ? Devo pagar uma hospedagem em um servidor para colocar o meu sistema e o banco de dados ou estes ficarão na minha maquina e apenas pago o dominio ?

Nao sei se estou sendo ignorante demais, mas estou tentando entender, pois olhando sistemas como o da americanas por exemplo, me veio a pergunta

Você tem dois cenários possíveis aqui:

o celular tem que ter o sistema instalado, ou somente parte dele ou acessa apenas a pagina que contem meu sistema ?
-> Se seu sistema for um site: o celular não precisa ter nada instalado, ele acessa o site e pronto
-> Se seu sistema for um aplicativo: você precisa instalar o aplicativo no celular para funcionar

onde ficará o meu banco de dados e o sistema em si ?
-> Se seu sistema for um site: tanto back end quanto front end quanto banco de dados ficam rodando no servidor que você contratar pra hospedar o site
-> Se seu sistema for um aplicativo: o back end e o banco de dados ficam rodando no servidor que você contratar, mas o front end (o aplicativo no caso) roda no celular, então são “2 sistemas” separados, o front e o back

Devo pagar uma hospedagem em um servidor para colocar o meu sistema e o banco de dados ou estes ficarão na minha maquina e apenas pago o dominio ?
Você pode usar sua máquina para rodar o back end e o banco de dados, mas isso traria uma série de problemas:

  • se seu computador desligar o sistema fica fora do ar
  • se seu provedor de internet trocar o IP do seu computador o dominio vai apontar pro IP errado e seu sistema irá ficar fora do ar
  • se você usar seu computador pra outras coisas enquanto ele hospeda o sistema, você irá prejudicar a performance dele

Recomenda-se que sistemas fiquem sempre hospedados em um servidor dedicado à isso

E pra terminar queria comentar que esse assunto é muito mais profundo do que isso, dei uma pincelada muito superficial pra vc entender o raciocínio, mas recomendo você dar uma pesquisada por “Arquiteturas Cliente e Servidor”

Obrigado irmao. Ajudou muito

Um webservice ajudaria bastante, você vai chamar um "link’ e através dele, vai conseguir cadastrar (POST), buscar (GET), editar(PUT) e etc…

Se você não puder pagar uma hospedagem agora, pode comprar um raspberry e deixa-lo como servidor. Ele pode ser ligado em bateria, não vai ter nenhum acesso de usuários e pode ser usado localmente.