Front- end e Back-end

6 respostas
Z

Olá, amigos GUJ!!

Sou iniciante na área. Entrei este ano no curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas, já vi algorítimos e lógica de programação na faculdade e desde junho venho estudando por fora ( pela internet da vida) a linguagem Java. Já sei a parte estruturada ( variáveis, condicionais, laços de repetição, arrays, etc) e no momento estou aprendendo a parte Orientada a Objetos.

Eu gostaria de entrar o mais rápido possível no mercado de trabalho ( via estágio ou fazendo freelance) e pelo que percebi de Java é uma linguagem para média e grandes aplicações, tenho um longo caminho ainda até chegar no conhecimento de Java Web e poder me habilitar a função de Back-end, por exemplo. Pesquisando, posso estar enganado, mas fiquei com a impressão de que o caminho de Front-end, aprendendo o básico da área ( HTML, CSS e JavaScript), não diria um caminho mais fácil, mas sim um caminho mais rápido e até, ao que me parece, mais motivador já que é possível já desde o inicio fazer pequenas aplicações, pequenos sites.

Eu estou em dúvida. Não sei se persisto com Java até o fim ou se dou um tempo temporariamente em Java e foco nesse momento no front end ( html, css e javascript). Antes que alguém diga “estude os dois”, queria focar em um primeiro neste momento, pois estou estudando para as disciplinas da faculdade, estou pegando pesado em aprender Inglês ( já pensando em tirar certificações no futuro) e já estou estudando Java. Não teria muito momento neste momento de acrescentar mais uma tecnologia nos meus estudos.

Gostaria de ler a opinião dos colegas, grato!!

6 Respostas

Z

:wink:

javaflex

Estude o que pede nas vagas de estágio que desejada concorrer. Se está vendo vagas específicas de front-end na sua região, então pode ser um caminho inicial sim, mas não fará site sem back-end ou algum serviço na nuvem. Nao precisa começar com Java, pode ser algo mais simples como PHP, só para ganhar experiencia com HTTP, que será base para qualquer outra tecnologia de programacao.

Mike

Para entrar como Front-end é muito mais rápido sim.

Hoje em dia, supondo que eu fosse começar do 0, eu estudaria os itens abaixos (na ordem)

• HTML, CSS e JS
  • JQuery
  • Bootstrap
  • Escolheria o React como Framework JS, pois com ele é possível programar para mobile também e daria uma olhada no Vue pois esta crescendo.
Z

Obrigado, Mike!!
Vc fez o que poucos fazem, indicar para um iniciante um caminho a ser percorrido ( no caso o caminho para ser front end). Anotado aqui as dicas. Muito agradecido.

Então, na sua opinião compensa mesmo deixar o Java neste momento de lado e mergulhar no front end?? Valeu!!

Mike

Para conseguir um emprego como front-end o mais rápido possível sim, pois ele não vai agregar você a ser um dev front-end.

Mas todo o conhecimento é válido.

O problema do Java é que a curva de aprendizado para se tornar dev é bem maior do que as outras linguagens.

Eu a acho ótima, mas para quem quer começar, demora um pouco…

Em Java, caso você ve assuntos como Swing ou JavaFX, eu passaria longe se eu fosse você.
Swing e JavaFX são usado para interface gráfica em Desktop. Eu passaria longe pelos seguintes motivos:

• Não agrega nada no desenvolvimento web
  • Praticamente não há vagas para desenvolvimento Desktop
peczenyj

vc não precisa focar em uma coisa e depois na outra. pode fazer as coisas em camadas.

uma servlet que gera um html basicão, depois usando jsp, depois adicionando um css / js / algum framework java, ate que vc se sinta confortavel com alguma tecnologia.

eu mesmo sei muito pouco de front-end, se precisar fazer eu faço mas vai ficar como a minha cara. se eu colar em um cara bom de front eu aprendo alguma coisa. mas isso sou eu.

de repente nem web vc vai gostar e existe todo um mercado fora da web ( app mobile, serviços batch, data mining, etc )

Criado 26 de agosto de 2018
Ultima resposta 28 de ago. de 2018
Respostas 6
Participantes 4