Front-end ou back-end por onde comecçar um projeto?

Olá a todos! Pessoal vou ser objetivo porem genérico. Sou estudante e ao longo do meu curso me ocorreu a ideia de desenvolver um projeto web, que vai trabalhar com java para back-end e front-end acredito que angular. Para desenvolver um projeto do zero vejo que muitos usuários preferem trabalhar com o front primeiro e o back em segundo, eu penso um pouco diferente, penso em começar pelo back-end (até porque é onde estou me aprofundando) e ir desenvolvendo o projeto ao longo do tempo alem de também nesse período me aprimorar no front-end e só depois que meu projeto estiver funcional, trabalhar com o front-end. Algum problema em aplicar esse conceito?
Gostaria de ouvir a opinião de quem trabalha seguindo esse método e também de quem começa pelo front-end.
Obs: Nesse projeto estou sozinho não tenho uma equipe.

Normalmente começa pelo protótipo, para o cliente aprovar. Então é pelo front, pois se o cliente não liberar o desenvolvimento ou não definir ao certo os requisitos, não se perde tempo com backend.

Para estudo pode começar por onde preferir.

Obrigado primeiramente! Eu também penso um pouco como você, mas o protipo eu posso criar um layout no Photoshop por exemplo, ou em outro programa sem a necessidade de entrar no front, apenas como um esboço mesmo e mostrar para o cliente e tendo a aceitação, ai então começo pelo back depois finalizo pelo front. É uma boa ideia?

O mockup é um passo anterior ao protótipo funcional, não elimina esse protótipo funcional e vice versa.

A diferença da qualidade do feedback é muito grande entre o cliente ficar só navegando em imagens estáticas e experimentar de fato como vai funcionar o que estamos definindo para sistema funcionar.

Entendo! Nesse caso como o projeto é algo particular e pessoal, começarei pela área que possuo mais conhecimento que é o back-end. Quando eu estiver melhor no front, em futuros projetos, projetos não pessoais, que envolven a aprovação do cliente começarei pelo front-end, aplicando todos os mencionados por você (apenas não começo pelo front-end agora, porque meu conhecimento é baixo nessa área).

Esse protótipo funcional será aproveitado na versão “definitiva”?

Sim, tudo que for aprovado é aproveitado, já é parte do front pronta.

1 curtida