Galera estou com duvida na modelagem destes requisitos de um sistema

Minha dificuldade é de identificar os atores se existirem, as ações estão tranquilas…

? O sistema deve prover um cadastro de usuários do sistema. Deve ainda permitir que as funcionalidades que cada usuário pode acessar sejam também configuráveis no sistema.
? O sistema deverá prover um cadastro de funcionários. Deve ser possível informar para cada funcionário cadastrado quem é o responsável por ele e em qual departamento ele trabalha. O responsável pelo funcionário é também funcionário da organização. Os departamentos não devem ser cadastrados via interface do sistema.
? O sistema deve prover funcionalidade de importação de dados dos funcionários através de arquivo texto gerado pelo sistema corporativo.
? O sistema deve permitir que o funcionário atualize seu currículo ao realizar upload de um arquivo no sistema.
? O sistema deve permitir o cadastro de uma avaliação para um funcionário. A avaliação deve ser realizada com base em critérios objetivos para os quais será atribuída uma nota ao funcionário.
? O sistema deve permitir cadastro dos critérios de avaliação. Os critérios (questões e itens) da avaliação devem ter uma vigência associada aos mesmos.
? O sistema deve permitir que o funcionário consulte uma avaliação concluída sobre ele mesmo. O sistema deve permitir que os funcionários visualizem avaliações que foram realizadas por eles (estes avaliando outros funcionários). Um funcionário não pode visualizar uma avaliação feita por ou sobre um outro funcionário.
? O sistema deve permitir a geração de um relatório comparando o desempenho de um funcionário nas últimas avaliações realizadas.
? O sistema deve ser acessível pela Internet.

aguardo sugestões.

Atores, basicamente, são:

• Administrador (do sistema)
  • Funcionario

A não ser que algumas das funcionalidade de administração/manutenção, precisa de um outro nível de usuário, ai poderia ter:

• Gerente / Supervisor

Da uma olhada para ver se ficou bom!!!

É isso ai! :smiley:

Acho que vc poderia criar uma especialização do usuário para os funcionários para denotar quem pode acessar as informações e quem não pode acessar.
Exemplo Gerente, supervisor, lider de projeto etc…

flw

[quote=fantomas]Acho que vc poderia criar uma especialização do usuário para os funcionários para denotar quem pode acessar as informações e quem não pode acessar.
Exemplo Gerente, supervisor, lider de projeto etc…

flw[/quote]

o bom é evitar a herança e trocar por composição, no caso funcionario teria um usuario.

Estamos falando da construção de CASOS DE USO não de CODIFICAÇÃO.

flws

Estamos falando da construção de CASOS DE USO não de CODIFICAÇÃO.

flws
[/quote]

não foi critica, só foi um conselho… e de qlqr forma é sempre bom manter cenarios bem definidos pra não haver tropeços no futuro, nesse caso seria bom ter dois subsistemas, um pra controle de usuario e outro para definição de funcionarios, levando em conta que o sistema deva ser flexivel o bastante para ser configuravel, como esta descrito na primeira especificação…

Idéia interessante.

P.S Desculpe, acho que na hora não entendi a sua intenção. :oops:

Abraços, e bem vindo ao guj.

Você não precisa daqueles includes! Include é uma ferramenta para reutilizar comportamentos. Se você não vai reutilizar não há razão deles existirem.

Alerta novamente.

No seu modelo o ator Administrador (que provavelmente é um usuário também) não pode utilizar as funcionalidades que o ator usuário pode, acredito que isto não seja verdade; faça uma revisão neste ponto. Vc pode resolver isto com a especialização dos atores.

P. S Concordo com o rodrigoy, talvez vc não precise de includes.

flws