Gostaria de saber para que serve esse comando
String index;
index = (String) jTable1.getModel().getValuetAt(jTable1.getSelectedRow(), 0);
Gostaria de saber para que serve esse comando
String index;
Já tem alguns meses que n uso java com swing mas ainda lembro das raivas que passei com a Jtable… hehehe
Então, esse código declara uma String
e atribui a ela o valor contido na linha que esta selecionada na Jtable.
String index; // isntancia a String
index = (String) jTable1.getModel().getValuetAt(jTable1.getSelectedRow(), 0); // inicializa
jTable1.getModel()
retorna o “modelo da tabela” de onde é possível chamar o getValuetAt();
que recebe um tipo primitivo int
e retorna o valor da linha de acordo com o numero que vc passar
e jTable1.getSelectedRow(), 0)
retorna o numero da linha que o usuario selecionou na coluna 0 .
Espero ter ajudado!
Obrigado Gilian, agora só mais uma duvida, porque do String novamente quando o index vai receber os valores.
Sempre que vc declara uma variavel em java voce precisa informar o tipo , o nome e o valor. O tipo e nome sao obrigatoriamente declarados juntos mas o valor pode ser setado posteriormente como no exemplo:
String index; //String = o tipo da variavel, index = o nome da mesma
index = (String) jTable1.getModel().getValuetAt(jTable1.getSelectedRow(), 0); //aqui o valor é atribuido
Nesse caso eu digo que a variavel index do tipo String recebe o valor contido na linha selecionada na jTable, mas vc tbm pode fazer
String index = (String) jTable1.getModel().getValuetAt(jTable1.getSelectedRow(), 0);
Outros exemplos:
int numero = 0; long pessoas = 7254566654; float peso = 89.85; etc...
recomendo que vc assista esses videos pra se aprofundar em java
https://www.youtube.com/watch?v=sTX0UEplF54 e quando terminar esse curso que é java básico assista esse curso de POO https://www.youtube.com/watch?v=KlIL63MeyMY
EDIT: o (String) que vc ve em
indica um Casting que é uma conversao do valor de uma variavel. Os valores de algumas variaveis podem ser convertidas para outros tipos usando casting por exemplo:
double peso = 89.9;
int peso2 = (int)peso; // resulta em 89 ou 90 pois variaveis do tipo int nao recebem numeros decimais (com .)
já fiz o básico e estou no curso de poo, esses lances de variáveis (tipos primitivos) e tals eu já sei,porém estou vendo um crud aqui , ai fiquei nessa duvida, o porque do string novamente se a mesma já foi declarada, mas daí voce tirou minha duvida, vlw aí.