Galera sou iniciante

Gostaria de saber para que serve esse comando

String index;
index = (String) jTable1.getModel().getValuetAt(jTable1.getSelectedRow(), 0);

Já tem alguns meses que n uso java com swing mas ainda lembro das raivas que passei com a Jtable… hehehe

Então, esse código declara uma String e atribui a ela o valor contido na linha que esta selecionada na Jtable.

String index;  // isntancia a String

index = (String) jTable1.getModel().getValuetAt(jTable1.getSelectedRow(), 0); // inicializa

jTable1.getModel() retorna o “modelo da tabela” de onde é possível chamar o getValuetAt(); que recebe um tipo primitivo int e retorna o valor da linha de acordo com o numero que vc passar
e jTable1.getSelectedRow(), 0) retorna o numero da linha que o usuario selecionou na coluna 0 .
Espero ter ajudado!

Obrigado Gilian, agora só mais uma duvida, porque do String novamente quando o index vai receber os valores.

Sempre que vc declara uma variavel em java voce precisa informar o tipo , o nome e o valor. O tipo e nome sao obrigatoriamente declarados juntos mas o valor pode ser setado posteriormente como no exemplo:

String index;  //String = o tipo da variavel,  index = o nome da mesma
 index = (String) jTable1.getModel().getValuetAt(jTable1.getSelectedRow(), 0); //aqui o valor é atribuido

Nesse caso eu digo que a variavel index do tipo String recebe o valor contido na linha selecionada na jTable, mas vc tbm pode fazer

String index = (String) jTable1.getModel().getValuetAt(jTable1.getSelectedRow(), 0);

Outros exemplos:

int numero = 0; long pessoas = 7254566654; float peso = 89.85; etc...

recomendo que vc assista esses videos pra se aprofundar em java
https://www.youtube.com/watch?v=sTX0UEplF54 e quando terminar esse curso que é java básico assista esse curso de POO https://www.youtube.com/watch?v=KlIL63MeyMY

EDIT: o (String) que vc ve em

index = (String) jTable1.getModel().getValuetAt(jTable1.getSelectedRow(), 0); 

indica um Casting que é uma conversao do valor de uma variavel. Os valores de algumas variaveis podem ser convertidas para outros tipos usando casting por exemplo:

double peso = 89.9;
          int peso2 = (int)peso; // resulta em 89 ou 90 pois variaveis do tipo int  nao recebem numeros decimais (com .)

já fiz o básico e estou no curso de poo, esses lances de variáveis (tipos primitivos) e tals eu já sei,porém estou vendo um crud aqui , ai fiquei nessa duvida, o porque do string novamente se a mesma já foi declarada, mas daí voce tirou minha duvida, vlw aí.