Prezados, bom dia! Gostaria de uma dica para minha necessidade: Tenho um sistema em Java + JSF + Primefaces + Hibernate + Maven e quero permitir o administrador fazer Upload de vários vídeos de estudos (multiplos), para o servidor Mysql, e listar (exibir uma galeria de vídeo de acordo com o plano assinado) estes vídeos na tela em forma de galeria de vídeo para os alunos. Se tiver algum material explicando isso será bem vindo. Alguém poderia me dar uma dica, por favor!
Se vc acordou querendo transformar uma arvore em uma mesa de centro usando apenas uma faca:
- defina o formato do video suportado, tamanho maximo, etc. uma direção é vc definir um mp4 que possa ser executado com a tag video do html5. exija tambem um thumbnail, para mostrar na galeria.
- trate os videos/thumbnail como conteudo estatico. salve em um diretorio e sirva-os a partir dai
- no banco de dados salve alguma indicação do caminho para os videos e thumbs.
se vc se preocupa com a segurança, vc vai ter q investir um BOM tempo nisso. talvez usando um servidor de streaming como o Red5 ou Wowza.
eu falei pra usar html5 pra vc não precisar dar manutenção em um player flash.
se vc quer suportar qq formato de video ferrou, vc vai ter que aprender a transcodificar para o formato certo que toque no browser.
se vc não quer dor de cabeça, cogite então subir os videos em alguma plataforma como youtube ou vimeo. existem umas formas de “esconder o video”.
eu nao conheço nada pronto que va te dar o que vc quer. e fora umar uma solução na cloud vc vai ter um trabalho.
cuidado: videos consomem banda. se vc vai hospedar videos se prepare para a conta ( por isso q youtube pode ser uma boa )
Prezados, gostaria de dificultar o download de vídeos html5 a partir da URL, que o usuário poderá inspecionar (examinar com funções de navegadores). Pesquisando na Net vir que, não, à uma maneira 100% de não permitir, o usuário avançado de não fazer download de videos. Estou utilizando a tag do html5 para exibir vídeos de um curso EAD:
O que consegui fazer até o momento foi desabilitar o oncontextmenu (false), para não permitir a opção de salvar o vídeo pelo navegador, porem se o usuário inspecionar (for um usuário esperto consegue ver os vídeos). Alguém tem uma dica de como posso esconder bem, a tag que permite visualizar os vídeos? Se teria esta possibilidade! Se tiver alguma forma de dar mas segurança aos conteúdos será bem vinda.
Obrigado!