Genesis e Hibernate com Swing

Olá galera blz?
Então, estou desenvolvendo uma aplicação de teste em Swing, é uma agenda bem simples em jdbc.
Acontece que parei em um insert que tem duas tabelas(Contato e telefone) para inserir dados relacionados
e não consigo acha uma maneira de inserir os dados de maneira simples, talvez com um único e simples método.
Foi então que comecei a pesquisar e conheci o Hibernate e o Genesis Framework. Me impressionei muito com a proposta
abordada pelos dois framework, porém quando fui implementar em meu projeto(não sei se é imaturidade minha, pois sou iniciante)
achei tremendamente complicado de configurar principalmente o genesis. Agora, aqui estou eu recorrendo mais uma vez ao( na
minha humilde opnião) melhor e principal forúm de java que conheço e também pedindo a ajuda dos programadores experientes nas
tecnologias na citadas um auxilio para aplica-la em meu projeto.

Perguntas:

Esses dois Framework são realmente complicados de configurar?
As Empresas que contratam programadores java exigem esses tecnologias?
quando posso me considerar um programador java de nível jr(ex: quando criar um aplicativo em java do zero sozinho)?
Existe alguma manual pra consulta da linguagem java impresso e em português?

Aceito sugestões com link, pois sempre estou pesquisando muito na internet sobre java.

Uso o hibernate em meus sistemas…não acho complicado… Depois que se tem uma estrutura (um esqueleto) , fica fácil portar para os sistemas
O complicado é a primeira vez…no qual vc vai ter que criar as classes de manipulação, inserção, exclusão dos dados, mas depois de feito essas classes, ou módulos por assim dizer…pode-se utilizálos em todos os sistemas…

Quando ao outro framework não posso dizer nada, pois nunca usei

Depende da empresa…cada uma adota um tipo de tecnologia… já trabalhei em algumas que usam e outras não…

Olha…criar um aplicativo é meio relativo… um aplicativo pode ser definido como algo que some dois números e te retorne um resultado como pode ser definido como um ERP que possui módulos rodando em separados…com milhares de linhas de código, controlando várias coisas… depende

Quanto a definição de jr, sr ou pl…creio que vai depender do teu tempo de experiencia no ramo… e da empresa que está fazendo esta análise… http://www.guj.com.br/java/30207-programador-junior-pleno-ou-senior

Existem vários livros … e apostilas aí pela net… livros tem os do Deitel “Java, Como Programar” em português… tem apostilas da Caelum (sim… esse do banner aí de cima) e muitas outras apostilas que se acha por aí na net…

Muito obrigado pela sua resposta.

Alguém ai conhece o Genesis para me ajudar ?

Alguém me ajuda com genesis, preciso de um tutorial…

up