Gerar parcelas contas a pagar

Bom dia, estou criando um sistema de contas a pagar e travei na hora de criar o lançamento da conta
Ex: fornecedor Papelaria ltda, caixa de papel chamex , quantidade 10, valor: 2.000, parcelas 4 data, Data da primeira parcela 05/05/2019.

após adicionar os dados acima no formulário e clicar em cadastrar conta, preciso que gere as 4 parcelas
parcelas em aberto para o fornecedor. e que essas parcelas aparece numa tabela para que o usuário possa clicar em uma parcela e abrir um formulário para editar a parcela, não sei nem por onde começar, no banco eu tenho que tem uma tabela (parcelas) ou posso ter a coluna parcelas dentro da tabela contas ? me ajude por favor já procurei na internet ja estou a 4 dias procurando e não encontrei nada que pudesse me ajudar a gerar essas parcelas.

Isso é você quem decide, baseado no que fizer mais sentido no seu contexto e for mais fácil de dar manutenção no futuro. Dito isso, eu realmente recomendo que você tenha uma tabela com parcelas, e cada parcela seja um registro. Acho mais simples de controlar as parcelas assim.

Dentre várias coisas, duas coisas que acho interessante se atentar são:

• vencimento da parcela: ao invés de ter de calcular toda vez que for exibir, você calcula uma vez só na geração, já prevendo ou não certos cenários (ex: data cai num fim de semana, vai ser transferido pra segunda?);
  • valor de cada parcela: como será a divisão de valores quebrados (ex: R$ 127,35 dividido por 4, qual parcela vai ficar com a diferença?);

Isso não é o tipo de coisa que você ache pronto por aí na internet, pois cai na regra de negócio de cada empresa, e diferentes empresas podem operar de formas diferentes. Se não tem referências, converse com quem faz os pagamentos aí e vai usar esse sistema. Outra coisa que você pode fazer é olhar em outros sistemas pra ver como eles fazem.

Abraço.

1 curtida