Olá Pessoal liberamos hoje a versão 0.7.0 do GFP, com alguns bug fix e algumas novas funcionalidades como por exemplo o cadastro de metas para cada despesa e a possibilidade de enviar direto do programa um pedido de suporte para e equipe de desenvolvedores.
O GFP é um software para gestão de finanças de uma pessoa (familia) desenvolvido em Java/Swing (quase 60.000 de cod.); de uso fácil e simples, veja o tutorial (em constante elaboração). Está traduzido para 9 idiomas.
Estamos sempre abertos a participação da comunidade de desenvolvedores open source, principalmente nós Brasileiros :-p, o software permite a adição de plugins facilitando sua customização.
As mudanças para esta versão seguem listadas a baixo, mais detalhes podem ser conferidos em cada registro no site do projeto ou na home page do projeto.
Changes:
1632188 Place a minus signal on Budget field
1631363 Write environment details on log startup
1629693 Update Spanish Translations
1629692 Update Arabic Translations
1629691 Update French Translations
1628519 Perform code clean up
1625810 Update About Dialog text
1623235 Provide an easy way for user request support
1623220 Use of commons-codec-1.3
1623190 Replace jsmooth by launch4j
1621736 Update JasperReports lib to 1.3.0
1621732 Update http client lib for 3.0.1
1623220 Use of commons-codec-1.3
1614358 Use 1.6 JRE SplashScreen Feature
1623190 Replace jsmooth by launch4j
1613836 Improve DB access performance
1611394 LookAndFeel set default
1607595 Sum of budget on type of transaction window
1598249 Transaction sum by Types report
1586671 Estimativas
1558013 Add a report to show users budget versus real situation
1558012 Add a budget target by transaction type
Bugs Fix:
1632516 Report Parameter window is hiding components
1632209 Day field on data table is truncate
1631354 Some combobox does not show any data
1607279 Empty Bank combo box
1611558 Many credit card payment previsions
1611451 Calculator button does not shoe text on WinLAF
1609072 Visa Vale importing issue
1612880 This error prevent GFP to close
1621768 Fix the mistranslated term amount to balance
1623181 Plugin Visa Vale não esta importando
1623180 Proxy isn’t working on last dev. build
1627018 Visa Vale Import Plugin
1623181 Plugin Visa Vale não esta importando
1623180 Proxy isn’t working on last dev. build
Testei e achei interessante, menos as validações chatas que são feitas assim que o usuário termina (ou não) de digitar um campo. Isso deveria ser validado no momento de submeter os formalarios.
Agora a post do colega acima me lembra de uma discussão que tive a um tempo atrás sobre o mesmo assunto com meu chefe.
Meu ponto de vista era o mesmo, eu achava um saco as validações por cada campo do formulário, e no caso então deviam ser implementados alertas para cada campo preenchido errado quando o mesmo perdia o foco…
De outro lado ele preferia era isto mesmo, queria mesmo era fazer um controle bem rígido para não deixar o usuário errar em nada haha.
Para isto uma solução legal que cheguei a opinar, é aquela muito vista em sistemas web, que é validar mas apenas mostrar um visto “V” ao lado do campo quando correto ou um “X” quando errado apelando ainda para cores.
Ainda não cheguei a testar o sistema do tópico, mas talvez isto pode servir de opinião
[quote=shison]Legal seu projeto, baixei para conferir também …
…
Para isto uma solução legal que cheguei a opinar, é aquela muito vista em sistemas web, que é validar mas apenas mostrar um visto “V” ao lado do campo quando correto ou um “X” quando errado apelando ainda para cores.[/quote]
Sem dúvida uma forma menos chata, apesar de atualmente o aplicativo não exibir as mensagens de forma popup ou modal, ele apenas realça o campo piscando-o em vermelho e exibe uma mensagem piscante no rodapé, o que concordo também vezes é chato, em fim é um dilema :-). Meu cuidado foi realmente não “travar” a interface do usuário permitindo que o mesmo ignore a mensagem, mas garantindo que ele a perceba.
Mas é um ponto a se pensar em futuras versões.
Concordo com o shison esta forma de validação seria a mais confortavel para o usuário. O alerta não trava a tela mas o pisca-pisca incomoda bastante. Desistide usar por causa dele (pisca-pisca).
Olá, baseado nas opiniões listadas aqui fiz uma rápida (dentro de meu tempo disponível) alteração na tela de registro de lançamentos onde ao invés de piscar os campos e exibir a mensagem o GFP apenas pisca os labels e a mensagem de validação é setada como toolTip do label. O que acham desta abordagem? Ao menos como uma solução inicial?
Especialmente o pessoal que enviou as sugestões, apreciaria muito sua avaliação e nova opinião. Para não “congestionarem” o site do GUJ podem me mandar as opiniões por e-mail, MP ou no forum do GFP mesmo.
Fiz o download do .zip, descompactei. Ai quando dei um duplo clique em gfd.jar a seguinte mensagem apareceu: Could not find the main class. Program will exit.
O mesmo acontece quando eu instalo a partir do executável.
[quote=gui_sv]Olá pessoal…
Fiz o download do .zip, descompactei. Ai quando dei um duplo clique em gfd.jar a seguinte mensagem apareceu: Could not find the main class. Program will exit.
Alguem pode me ajudar…
Vlw galera[/quote]
Verifique a versão de JRE que você tem instalada na maquina (no minimo 1.5). Testei no Windows Xp e no OpenSuSe e funcionaram ambos os pacotes. Detalhe no windows abra pelo item do menu inicar.
O GFP precisa ser executado estando-se no diretório de instalação. Por exemplo, se você o instalou no diretório c:\gfp, entre deste diretório para executa-lo.
Sim, estou tendo problemas com Mac, pois não tenho ambiente de testes para ele
Estou precisando de testers.
Pessoalmente estou desconfiado que a API que uso para Docking está causando o problema, mas eu simplesmente não tenho como testar.
Se possível, envie-me o arquivo de log da abertura no Mac para eu dar uma olhada e uma screen shot para eu ter uma idéia.
o e-mail de contato está no site do projeto citado no topo desta thread.
[quote=igor_ti][quote=gui_sv]Olá pessoal…
Alguem pode me ajudar…
Vlw galera[/quote]
Verifique a versão de JRE que você tem instalada na maquina (no minimo 1.5). Testei no Windows Xp e no OpenSuSe e funcionaram ambos os pacotes. Detalhe no windows abra pelo item do menu inicar.
O GFP precisa ser executado estando-se no diretório de instalação. Por exemplo, se você o instalou no diretório c:\gfp, entre deste diretório para executa-lo.[/quote]