Google apresenta oficialmente seu novo motor de busca: Caffeine

23 respostas
deniswsrosa

O google acabou de anunciar algo a muito esperado: sua mais nova forma de indexar informação, o Caffeine.

Segundo eles, o novo motor devolve 50% a mais de resultados atualizados. Confira o post na integra:

PS: parece que a produtividade do pessoal de TI vai aumentar um pouco.

23 Respostas

DanielGimenes

Bem interessante, mas queria mais detalhes. :slight_smile:

por falar nisso, podia ser open source, não acham?

M

DanielGimenes:

Que vergonha google! nao posso alterar e compilar minha propria versao do “caffeine”??? Isso é um atentado a democracia, e a liberdade do mercado de engines de busca! Muito revoltado… :twisted:

Felagund

DanielGimenes:

Discordo, eles desenvolveram a engine para o buscador deles, e o mercado ficaria como?

M

Felagund:
DanielGimenes:

Discordo, eles desenvolveram a engine para o buscador deles, e o mercado ficaria como?

Mas e a filosofia opensource como fica ??? rs

peczenyj

eles poderiam abrir sim (nem que seja um subset do caffeine), porém o google como um todo é mais do que um motor de busca.

Rafael.bnc

Filosofia open source em muitos casos é uma ótima filosofia!

Felagund

mochuara:
Felagund:
DanielGimenes:

Mas e a filosofia opensource como fica ??? rs

Existem coisas que podem ser open source, e outras que não. Acredito que o diferencial do Google é seu buscador, disponibilizar como eles fazem isso ou os componentes que tornam ele o mais famoso buscador uma falha. A filosofia continua por ai ne :stuck_out_tongue:

deivid

Bem pequeno esse Storage do Caffeine :lol:

deniswsrosa

Façam um teste e busquem pelo código fonte do caffeine no próprio google, serve pra ver se a nova engine tá boa mesmo.

Agora falando sério: Não sei se é interessante para ele colocar isso opensource, um dos diferenciais dele é a forma de indexação, abrir o fonte é pedir pra concorrência “encostar”.

ricardo1ivan

mochuara:
DanielGimenes:

Que vergonha google! nao posso alterar e compilar minha propria versao do “caffeine”??? Isso é um atentado a democracia, e a liberdade do mercado de engines de busca! Muito revoltado… :twisted:

vc acha que eles abririam o principal negócio deles?? como foi dito aqui; … opensource para certas coisas não funciona … se vc quer qualidade tem que ser assim! 8)

Gustavo.foa

É a mesma coisa de pedir pra Microsoft abrir o código do Windows. :twisted:

ricardo1ivan

isso mesmo!! disse tudo!

M

Que por sua vez, é o mesmo que a apple abrir a appstore!

DanielGimenes

Acho q vcs estão confundindo Open Source com Software Livre. Dêem uma olhada no site da FSF e do Open Source Institute para saber a diferença.

Além disso, só para vcs saberem, existem diversas soluções de engine de busca aberta como Nutch, Solr, Zettair, Sphinx e o Indri. Esses são usados em sites como Wikipédia, Wordpress, Twitter, Nasa e qualquer outro site que queira disponiblizar uma busca por textos de uma base de dados própria. O Lucene, indexador de texto da Apache usado no Solr e no Nutch, é famosíssimo e possui diversos livros publicados. Esse é um mercado pouco explorado aqui no Brasil, mas lá fora é bem ativo.

Bom, só para completar, a Google já disponibilizou o código do seu BigTable e outros produtos, porém o uso deste é pago (o que é completamente correto em relação a Open Source), mas mesmo assim a Google disponibilizou a tecnologia desenvolvida em forma de artigos científicos, que já é aplicada em produtos de outros institutos, empresas, etc (procurem por MapReduce).

E para terminar, o Linux é Software Livre e nem por isso o Windows ou qualquer SO “encosta” nele.

[[]]'s

francislon

Se eu não me engano o Google não disponibilizou o código do BigTable, mas apenas a especificação.

Andre_Brito

Exatamente. Uma ótima filosofia. E na teoria, todos gostam.

DanielGimenes

francislon,

Vc tem razão. Havia confundido o BigTable com o BigQuery, e achei que fosse open source por estar hospedado no Google Code.
Porém eles disponibilizaram a tecnologia envolvida para quem quiser implementar: http://labs.google.com/papers/bigtable.html

[[]]'s

FrancoC

Lembrando que Linux, MacOS e BSDs são ótimos guias de consulta e fontes de Ctrl-C e Ctrl-V de código para o M$ Windows a exemplo winsock.h e outros. E quando não copiam código descaradamente copiam as idéias inovadoras.

renamed

Isso talvez em servidores né porque desktop e laptops é totalmente o contrário.

MauNunes

Seis tão loco né!!
Open Source, Software Livre ! Para !

A engine de busca do google esta para a esfira de carne do Habbis. É o carro chefe deles. É o motivo pelo qual todo mundo conhece e utiliza as ferramentas do google. Se tornar open source ou software livre, porque você entraria no google, se as buscas do google e o adworks caminha juntos. E o adworks é a maior fonte de lucro do google.

ricardo1ivan

renamed:
DanielGimenes:

E para terminar, o Linux é Software Livre e nem por isso o Windows ou qualquer SO “encosta” nele.

.

verdade… Linux para desktop sem chance… mas o Ubuntu tah conseguindo algumas proezas … :smiley:

deadlock

ricardo1ivan:
renamed:
DanielGimenes:

.

verdade… Linux para desktop sem chance… mas o Ubuntu tah conseguindo algumas proezas … :smiley:

Sei não… acho q o RWindow$ só lidera pq chegou aos desktops mais cedo. Queria ver essa corrida começando do “zero” hoje.

ricardo1ivan

deadlock:
ricardo1ivan:
renamed:
DanielGimenes:

.

Sei não… acho q o RWindow$ só lidera pq chegou aos desktops mais cedo. Queria ver essa corrida começando do “zero” hoje.

verdade… bom apesar de eu ser fã incondicional do Windows, eu uso Linux (Ubuntu) no trabalho e gosto muito… o importante eh a gente dançar conforme ea música :lol: :lol: :lol:

Criado 9 de junho de 2010
Ultima resposta 14 de jun. de 2010
Respostas 23
Participantes 15