http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u21063.shtml
Google cria ferramenta que permite violarem sua privacidade no orkut
15 Respostas
Privacidade no Orkut? Você está expondo parte da sua vida na internet para que todo mundo veja! Vai querer privacidade de que? Se fosse ler o gmail ai seria foda, mas o Orkut!
na verdade quem faz tudo certinho não precisa ter medo de nada…
…agora esse logo da policia federal não da pra engolir.
Notícia meio velha né?
Além do que “privacidade” e “orkut” é no mínimo uma contradição…
orkut pra mim só serve para uma coisa…
quando recebo e-mails com fotos caseiras de certas senhoras que tiveram momentos da sua vida “privada” expostas na net, e depois o orkut ajuda muito a saber quem são e como reagem após o sucedido… :lol:
tem um caso recente muito interessante que até foi publicado o video que ela fez para tentar participar do BBB 8, e agora no orkut em comunicade que fizeram pra discutir o caso dela, estão a apoiar que ela seja apresentadora de algum programa infantil… 
bem eu não tenho orkut e só acompanho estes caso hilários. No orkut é incrível como as pessoas se expoem gratuitamente e por livre e expontânea vontade, colocam número de telefones, e-mails privados, endereços, falam de coisas futeis do dia-a-dia, e claro o google sabe bem usar toda esta informação preciosa, e pior, não é só o google, muitos malandros tb, o que não falta é histórias bizarras envolvendo orkut e hi5.
e acho muito bem, a polícia tem q usar mesmo os dados do orkut, aquilo é tudo informação pública, se vai ajudar a polícia então tem mesmo que fazer bom uso, mas acho que isto nunca devia ter virado notícia, afinal isto vai despertar a atenção de quem tinha coisas comprometedoras no orkut a “limpar” a ficha… :?
e outra qual o problema de rastrearem, gmail, gtalk, msn, hotmail, etc, atrás de pessoas de má indole, terroristas, pedófilos, traficantes, sequestradores, etc?! tem mesmo q quebrar sigilo de tudo para esta finalidade claro!!!
Foi um dia uma ferramenta legal. Hoje penso num novo modelo, onde sistemas de relacionamento serviriam somente como rede de contatos e todos os serviços de conteúdo, como as comunidades, estariam externa ao sistema.
A idéia seria ele como planeta, e as comunidades satélites externas, pois o índice de atividades das comunidades é relativamente muito baixo, salve raríssimas excessões.
Acho que a idéia de Social Computing é bacana, mas o Orkut e sistemas similares ainda não são a melhor maneira.
Alguém pra debater isso ?
Orkut já deu o que tinha que dar… e é fruto de uma sociedade imatura, onde muitos não conhecem seus direitos e não respeitam onde estão os dos outros, por puro ego. Acredito que a evolução da sociedade esteja em redes úteis de colaboração, como o LinkedIn. Mas se o Google quer dominar o mundo, que segure o trem.
Quanto tempo de vida tem o Orkut? E ainda em beta? hehehe de acordo com a definição, creio que o Windows ainda esteja em beta. Mas deixa pra lá, não é o foco desta discussão.
e outra qual o problema de rastrearem, gmail, gtalk, msn, hotmail, etc, atrás de pessoas de má indole, terroristas, pedófilos, traficantes, sequestradores, etc?! tem mesmo q quebrar sigilo de tudo para esta finalidade claro!!!
Eu concordo sim que não deveria haver sigilo, mas, acredito que não no Brasil como é hoje. O problema é que as informações obtidas nem sempre serão utilizadas para o fim correto, ja que a corrupção aflora em todo lugar na nossa humilde terra.
…
Eu concordo sim que não deveria haver sigilo,…
Espere um pouco. Você não acredita no direito a privacidade? Você acha aceitável uma empresa que se propõe a lidar com informações pessoais suas liberar o acesso a elas nem maiores esforços. O problema não é o fim que vão dar com essas informações, mas sim a violação de um direito inalienável de cada pessoa.
Partindo desse princípio, qual a diferença entre correio eletrônico e correio real? Como você se sentiria chegando na sua casa e policia lendo sua correspondência? Qual a diferença da policia agindo sem autorização judicial de uma pessoa qualquer? Que tal então o porteiro do teu prédio ler teus extratos bancários - que tal postarem eles aqui no guj.
…
Eu concordo sim que não deveria haver sigilo,…Espere um pouco. Você não acredita no direito a privacidade? Você acha aceitável uma empresa que se propõe a lidar com informações pessoais suas liberar o acesso a elas…
Eu acredito e dou muito valor à privacidade. Mas abro mão dela em favor de um bem maior: combate à pedofilia, ao tráfico de drogras online, ao racismo, à covarde (por não ser na cara) difamação, etc.
Respeito quem estima a privacidade. Só não vejo outra saída nos tempos e no país em que vivemos.
Foi um dia uma ferramenta legal. Hoje penso num novo modelo, onde sistemas de relacionamento serviriam somente como rede de contatos e todos os serviços de conteúdo, como as comunidades, estariam externa ao sistema.A idéia seria ele como planeta, e as comunidades satélites externas, pois o índice de atividades das comunidades é relativamente muito baixo, salve raríssimas excessões.
Acho que a idéia de Social Computing é bacana, mas o Orkut e sistemas similares ainda não são a melhor maneira.
Alguém pra debater isso ?
não só comunidades… a idéia de ter amigos cadastrados é inútil… ué pq a pessoa não manda um e-mail ou conversa pelo msn direto, já que é amigo…
fotos??? acho que existem sistemas de compartilhamento q são muito mais interessantes (flickr).
…
Eu concordo sim que não deveria haver sigilo,…Espere um pouco. Você não acredita no direito a privacidade? Você acha aceitável uma empresa que se propõe a lidar com informações pessoais suas liberar o acesso a elas…
Eu acredito e dou muito valor à privacidade. Mas abro mão dela em favor de um bem maior: combate à pedofilia, ao tráfico de drogras online, ao racismo, à covarde (por não ser na cara) difamação, etc.
Respeito quem estima a privacidade. Só não vejo outra saída nos tempos e no país em que vivemos.
No que a pedofilia, tráfico de drogas, racismo ou difamação online diferente que exige abrirmos mão da privacidade?
Para conquistar um povo, basta um ditador. Para liberar uma nação precisa-se de uma revolução.
…
Eu concordo sim que não deveria haver sigilo,…Espere um pouco. Você não acredita no direito a privacidade? Você acha aceitável uma empresa que se propõe a lidar com informações pessoais suas liberar o acesso a elas nem maiores esforços. O problema não é o fim que vão dar com essas informações, mas sim a violação de um direito inalienável de cada pessoa.
Partindo desse princípio, qual a diferença entre correio eletrônico e correio real? Como você se sentiria chegando na sua casa e policia lendo sua correspondência? Qual a diferença da policia agindo sem autorização judicial de uma pessoa qualquer? Que tal então o porteiro do teu prédio ler teus extratos bancários - que tal postarem eles aqui no guj.
Concordo com o louds. Uma coisa é o pessoal investigar dados que estão a disposição do público (mensagens e grupos de Orkut, por exemplo), outra coisa é sairem vasculhando toda sua vida na hora em que bem entender. Se a polícia acha que você é pedófilo, traficante, terrorista ou coisa do tipo, que entrem com um pedido na justiça para grampear seu telefone, vasculhar sua casa entre outras coisas. Isso tem que ser tratado caso a caso conforme investigação policial.
Bom temos opiniões muito radicais aqui, mas acho que tudo que tenha moderação e maturidade faz bem a ideia do orkut é fantástica ( minha opinião ) desde que seja usada com maturidade… Agora realmente esse povo que sair botando deus e o mundo na lista pra falar que tem muitos amigos, ou os caros amigos que contam a vida toda no orkut … são pessoas que ainda não atingiram uma maturidade pra usar esses sistemas… E com certeza existem outros sistemas melhores, mas o orkut também é bom… o que acaba estragando são algumas pessoas que fazem parte dele, assim como uma sociedade =)
Gostei da ideia 
Isso é legal, mas gostaria de saber se os crimes contra a integridade moral, vão ser punidos? Tipo, calunia, e perseguição pessoal. Coisas que o Google emite na sua página de denuncia como casos a ser resolvidos por meio Judicial.