Google cria ferramenta que permite violarem sua privacidade no orkut

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u21063.shtml

Privacidade no Orkut? Você está expondo parte da sua vida na internet para que todo mundo veja! Vai querer privacidade de que? Se fosse ler o gmail ai seria foda, mas o Orkut!

na verdade quem faz tudo certinho não precisa ter medo de nada…
…agora esse logo da policia federal não da pra engolir.

Notícia meio velha né?

Além do que “privacidade” e “orkut” é no mínimo uma contradição…

orkut pra mim só serve para uma coisa…

quando recebo e-mails com fotos caseiras de certas senhoras que tiveram momentos da sua vida “privada” expostas na net, e depois o orkut ajuda muito a saber quem são e como reagem após o sucedido… :lol:

tem um caso recente muito interessante que até foi publicado o video que ela fez para tentar participar do BBB 8, e agora no orkut em comunicade que fizeram pra discutir o caso dela, estão a apoiar que ela seja apresentadora de algum programa infantil… :stuck_out_tongue:

bem eu não tenho orkut e só acompanho estes caso hilários. No orkut é incrível como as pessoas se expoem gratuitamente e por livre e expontânea vontade, colocam número de telefones, e-mails privados, endereços, falam de coisas futeis do dia-a-dia, e claro o google sabe bem usar toda esta informação preciosa, e pior, não é só o google, muitos malandros tb, o que não falta é histórias bizarras envolvendo orkut e hi5.

e acho muito bem, a polícia tem q usar mesmo os dados do orkut, aquilo é tudo informação pública, se vai ajudar a polícia então tem mesmo que fazer bom uso, mas acho que isto nunca devia ter virado notícia, afinal isto vai despertar a atenção de quem tinha coisas comprometedoras no orkut a “limpar” a ficha… :?

e outra qual o problema de rastrearem, gmail, gtalk, msn, hotmail, etc, atrás de pessoas de má indole, terroristas, pedófilos, traficantes, sequestradores, etc?! tem mesmo q quebrar sigilo de tudo para esta finalidade claro!!!

Foi um dia uma ferramenta legal. Hoje penso num novo modelo, onde sistemas de relacionamento serviriam somente como rede de contatos e todos os serviços de conteúdo, como as comunidades, estariam externa ao sistema.

A idéia seria ele como planeta, e as comunidades satélites externas, pois o índice de atividades das comunidades é relativamente muito baixo, salve raríssimas excessões.

Acho que a idéia de Social Computing é bacana, mas o Orkut e sistemas similares ainda não são a melhor maneira.

Alguém pra debater isso ?

Orkut já deu o que tinha que dar… e é fruto de uma sociedade imatura, onde muitos não conhecem seus direitos e não respeitam onde estão os dos outros, por puro ego. Acredito que a evolução da sociedade esteja em redes úteis de colaboração, como o LinkedIn. Mas se o Google quer dominar o mundo, que segure o trem.

Quanto tempo de vida tem o Orkut? E ainda em beta? hehehe de acordo com a definição, creio que o Windows ainda esteja em beta. Mas deixa pra lá, não é o foco desta discussão.

[quote=eduveks]
e outra qual o problema de rastrearem, gmail, gtalk, msn, hotmail, etc, atrás de pessoas de má indole, terroristas, pedófilos, traficantes, sequestradores, etc?! tem mesmo q quebrar sigilo de tudo para esta finalidade claro!!![/quote]

Eu concordo sim que não deveria haver sigilo, mas, acredito que não no Brasil como é hoje. O problema é que as informações obtidas nem sempre serão utilizadas para o fim correto, ja que a corrupção aflora em todo lugar na nossa humilde terra.

[quote=J.E.Z]…
Eu concordo sim que não deveria haver sigilo,…[/quote]

Espere um pouco. Você não acredita no direito a privacidade? Você acha aceitável uma empresa que se propõe a lidar com informações pessoais suas liberar o acesso a elas nem maiores esforços. O problema não é o fim que vão dar com essas informações, mas sim a violação de um direito inalienável de cada pessoa.

Partindo desse princípio, qual a diferença entre correio eletrônico e correio real? Como você se sentiria chegando na sua casa e policia lendo sua correspondência? Qual a diferença da policia agindo sem autorização judicial de uma pessoa qualquer? Que tal então o porteiro do teu prédio ler teus extratos bancários - que tal postarem eles aqui no guj.

[quote=louds][quote=J.E.Z]…
Eu concordo sim que não deveria haver sigilo,…[/quote]

Espere um pouco. Você não acredita no direito a privacidade? Você acha aceitável uma empresa que se propõe a lidar com informações pessoais suas liberar o acesso a elas…[/quote]

Eu acredito e dou muito valor à privacidade. Mas abro mão dela em favor de um bem maior: combate à pedofilia, ao tráfico de drogras online, ao racismo, à covarde (por não ser na cara) difamação, etc.

Respeito quem estima a privacidade. Só não vejo outra saída nos tempos e no país em que vivemos.

[quote=Kenobi]Foi um dia uma ferramenta legal. Hoje penso num novo modelo, onde sistemas de relacionamento serviriam somente como rede de contatos e todos os serviços de conteúdo, como as comunidades, estariam externa ao sistema.

A idéia seria ele como planeta, e as comunidades satélites externas, pois o índice de atividades das comunidades é relativamente muito baixo, salve raríssimas excessões.

Acho que a idéia de Social Computing é bacana, mas o Orkut e sistemas similares ainda não são a melhor maneira.

Alguém pra debater isso ? [/quote]
não só comunidades… a idéia de ter amigos cadastrados é inútil… ué pq a pessoa não manda um e-mail ou conversa pelo msn direto, já que é amigo…
fotos??? acho que existem sistemas de compartilhamento q são muito mais interessantes (flickr).

[quote=ricardosoares][quote=louds][quote=J.E.Z]…
Eu concordo sim que não deveria haver sigilo,…[/quote]

Espere um pouco. Você não acredita no direito a privacidade? Você acha aceitável uma empresa que se propõe a lidar com informações pessoais suas liberar o acesso a elas…[/quote]

Eu acredito e dou muito valor à privacidade. Mas abro mão dela em favor de um bem maior: combate à pedofilia, ao tráfico de drogras online, ao racismo, à covarde (por não ser na cara) difamação, etc.

Respeito quem estima a privacidade. Só não vejo outra saída nos tempos e no país em que vivemos.[/quote]

No que a pedofilia, tráfico de drogas, racismo ou difamação online diferente que exige abrirmos mão da privacidade?

Para conquistar um povo, basta um ditador. Para liberar uma nação precisa-se de uma revolução.

[quote=louds][quote=J.E.Z]…
Eu concordo sim que não deveria haver sigilo,…[/quote]

Espere um pouco. Você não acredita no direito a privacidade? Você acha aceitável uma empresa que se propõe a lidar com informações pessoais suas liberar o acesso a elas nem maiores esforços. O problema não é o fim que vão dar com essas informações, mas sim a violação de um direito inalienável de cada pessoa.

Partindo desse princípio, qual a diferença entre correio eletrônico e correio real? Como você se sentiria chegando na sua casa e policia lendo sua correspondência? Qual a diferença da policia agindo sem autorização judicial de uma pessoa qualquer? Que tal então o porteiro do teu prédio ler teus extratos bancários - que tal postarem eles aqui no guj.[/quote]

Concordo com o louds. Uma coisa é o pessoal investigar dados que estão a disposição do público (mensagens e grupos de Orkut, por exemplo), outra coisa é sairem vasculhando toda sua vida na hora em que bem entender. Se a polícia acha que você é pedófilo, traficante, terrorista ou coisa do tipo, que entrem com um pedido na justiça para grampear seu telefone, vasculhar sua casa entre outras coisas. Isso tem que ser tratado caso a caso conforme investigação policial.

Bom temos opiniões muito radicais aqui, mas acho que tudo que tenha moderação e maturidade faz bem a ideia do orkut é fantástica ( minha opinião ) desde que seja usada com maturidade… Agora realmente esse povo que sair botando deus e o mundo na lista pra falar que tem muitos amigos, ou os caros amigos que contam a vida toda no orkut … são pessoas que ainda não atingiram uma maturidade pra usar esses sistemas… E com certeza existem outros sistemas melhores, mas o orkut também é bom… o que acaba estragando são algumas pessoas que fazem parte dele, assim como uma sociedade =)

Gostei da ideia :smiley:

Isso é legal, mas gostaria de saber se os crimes contra a integridade moral, vão ser punidos? Tipo, calunia, e perseguição pessoal. Coisas que o Google emite na sua página de denuncia como casos a ser resolvidos por meio Judicial.