Google organiza evento e anuncia Chrome OS para 2010

46 respostas
R

O Google vai realizar um evento para dar detalhes sobre seu sistema operacional Chrome OS nesta quinta-feira (19) de manhã, com demonstrações técnicas para a mídia, em sua sede em Mountain View, Califórnia.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u654085.shtml

46 Respostas

A

Será?
Mesmas cores… :twisted:

rchgonzaga

alindre:
Será?

Boa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, sem comentários kkkkk

kaique

alindre:
Será?

auahuahauah…
Rapaiz, não tinha percebido…kkkk
Que putaria!!

[]'s.

slashjvc

Bom…a ideia de de criar um sistema baseado em BSD trouxe a tona que os softwares Open Source irão derrubar as tramóias da Microsoft… :shock:

M

Chrome OS será que vai ser pario para o Windows mesmo?
Googel TAlk nao vingou, o Navegador esta longe de encostar no IE apesar do crescente uso…

só o futuro para todos saber

A

Google Talk acho que vingou em ambiente corporativo, pelo menos aqui na empresa todos usam, é muito mais limpo e eficiente que MSN.
Agora para adolescentes otaku é claro que não vingou, afinal não tem emoticons animados que explodem na tela jogando purpurina para todo lado!

E o navegador eu só utilizo ele, prefiro até do que o firefox. A questão é que muitos sistemas web ainda são baseados somentes no IE.

benflodin

Na minha opniao eles deveriam fazer o seguinte:

• Trabalhar com uma distribuição Linux forte ex: Debian
  • Mais investimento no desenvolvimento do Kernel
  • Investimento no aperfeiçoamento e desenvolvimento de drivers para mais dispositivos
  • Escrever um gerenciador de Janelas totalmente novo

Com isso a roda sera um pouco mais redonda e não reinventada!

M

Não estou jogando contra o google eu também uso :slight_smile:

Mas a verdade é que nao pegou ja trabalhei em N empresas e ninguem usa, dizer que 10 empresas usam nao adianta, tem que cair no gosto do povo e dos gerentes :slight_smile:
Eu particularmente prefiro o Firefox mas é questao de gosto.

da uma olha no vídeo do Google OS parece ser bem legal

http://javafree.uol.com.br/noticia/4388/Google-anuncia-o-sistema-Open-Source-Chromium-OS.html

Abs

R

poh mt bom

chun

Eu acredito que este ChromeOS nao vai pegar , pelo menos não aqui no brasil…

Essa ideia de que “Um browser é tudo de que voce precisa” é simplesmente ridicula.

alisonrodrigues

alindre:
Será?

Muito interessante

R

chun:

Essa ideia de que “Um browser é tudo de que voce precisa” é simplesmente ridicula.

A idéia de um browser é tudo que vc precisa já foi exposta tempos atrás pela netscape, e ao meu ver não me parece muito ridícula para algumas situações. Confesso que pra mim e provavelmente para os demais usuário deste fórum pode parecer ridículo a idéia pois usamos muitos recursos, mas para a maioria da minha familia a idéia se encaixa perfeitamente pois o perfil é outro.

Pelo menos eu acho que é isso que eles estão pensando e não faz sentido algum ficar comparado o sucesso do google talk ou chrome com o futuro Google OS porque um não tem nada haver com o outro.

Rsrs imagina se o sucesso do Gtalk ou Chrome por si só já seria suficiente para dizer se o Google OS tb teria sucesso.

kirkgo

Mauricio de Mello:
Chrome OS será que vai ser pario para o Windows mesmo?
Googel TAlk nao vingou, o Navegador esta longe de encostar no IE apesar do crescente uso…

só o futuro para todos saber

Em um primeiro momento, dificilmente o Google OS concorrerá com o Windows. A base instalada do Windows é esmagadora e usuário doméstico tem muito receito colocar seus dados online. Do lado corporativo, será uma batalha e tanto para as empresas e tomadores de decisão deixarem seus dados na “nuvem” do Google. Apenas o discurso de que possui boot mais rápido não convence ninguém.

E anotem ai. Logo logo vai ser o Google quem vai ser processado por monopólio em vários países do mundo. Primeiro o mecanismo de busca reina absoluto no mercado juntamente com seu produto de links patrocinados chamado AdWords (isso sem citar os outros produtos do Google como Google maps, earth, e por ai vai). Se o Google dominar o desktop, ou ganhar uma fatia consideravel, muita gente vai chiar.

E convenhamos, tá na hora de surgir alguma empresa nova, com um buscador novo, que ameace o poderio do Google. Mas vamos aguardar o Chrome OS sair do forno em 2010. Vamos ver até onde vai o discurso ‘não seja mau’. :twisted: :lol:

Edit: faltou um parentesis…hehehe

zolotareff

Boa, benflodin

Bem, invés de laçar um OS deveria apoiar um Linux forte como Debian… Como Bill Gates falou: Haa. mais uma distribuição Linux,rsss
Tio Bill foi feliz nessa mesmo…

A Microsoft se juntou com o SUSE Linux que é da Novell, como ela percebeu que brigar com o Linux como servidor não dá, então ela decidiu que trabalhem juntos, ou seja: o SUSE Linux administra completamente o Windows Server e as máquinas, ou mesmo o Windows Server administra o SUSE, o tal Interoperabilidade.

Para quem não sabe, o SUSE Linux possui cerca de 350 mil colaboradores no mundo, e entre 85-96% dos servidores da Europa é SUSE, Australia a maioria é SUSE e outras empresas como DELL trocou o Red Hat pelo SUSE e outras estão fazendo isso tbm… simplesmente porque a micrososft vai apoiar a comunidade OpenSUSE e SUSE!

Bem, em relação a suporte, o SUSE Linux é que possui o melhor e maior suporte no mundo e claro que agora com ms será em pouco tempo a mais utilizada aqui no Brasil também…

Alguns Exemplos quem usa SUSE no Brasil: Casas Bahia, DELL, Banco do Brasil, Petrobrás, SAP e outras

O SUSE para quem não sabe nasceu na Alemanhã e é mantido lá, mesmo que a Microsoft e a Novell estão utilizando o governo Alemão não deixa a Microsoft se apoderar disso, pois ainda são as faculdades e empresas como SAP que começaram e mantém o SUSE, pois ele foi feito porque simplesmente a microsoft não tem vez no governo Alemão.

O BSD que o google vai lançar é uma ofença para quem sabe um pouco da História, na Califórnia aonde esse projeto é mantido, o principal mantenedor do projeto é a Microsoft, então como muitos sabem o Windows por pior que seja já faz parte da cultura dos povos e é o mais fácil sim, pois KDE é tão parecido com o Desktop Windows que no SUSE as vezes me confundo por usar os dois tão naturalmente.

Eu quero ver a cara do Google depois que a Microsoft se ajuntar com a HP que esta prestes a acontecer! Aí, quero ver

Se a Oracle dar suporte junto com o Google, talvéz as empresas vão começar a usar…q pena a MS que não gostamos muita as vezes já fez isso, rs

Para mim se não for o Windows com seus defeitos é o SUSE e o UBUNTU que quando ligo para os caras e mando e-mail eles me respondem e o UBUNTU é ótimo tbm, mas não há um suporte aqui, toda vez precisa ser por e-mail para Inglaterra ou EUA, mas creio q vai mudar para o SUSE aq para nós(ESPERO!)atualmente são os melhores e nunca podemos esquecer o Debian que é a base forte da comunidade.

Aqui no Brasil a Conectiva foi vendida e agora é Mandriva, eu preferia quando era Conectiva que era melhor que o Kurumin em geral, a arquitetura bem feita e modificada como o Kurumin para o mercado brasileiro…fica longe o Kurumin ser ruim e que o kurumin não é tão completo como era o conectiva, pois falando de kurumin é outro que parece que não vai…A comunidade diz que adora linux, porém não quer tirar um centavo do bolso para ajudar…Os estudantes na Alemanha adoram comprar o openSUSE na caixinha, mesmo que menoria isso já basta para ajudar…investimento para muitos é certificação, porém se não houver Linux sufuciente no mercado para que serve a LPI? bem, seja como for para quem gosta minha dica foi dada.

nadilsons

chun:

Tbm concordo que essa idéia eh ridícula; e só tem um objetivo: aumentar a receita com adsense aumentando o tráfego na internet.
Eu, na maior parte do tempo, utlizo meu computador desplugado da net… dificilmente trocaria meu ubuntu por esse chrome OS… mas vamos ver no que vai dar.

nadilsons

kirkgo:

E convenhamos, tá na hora de surgir alguma empresa nova, com um buscador novo, que ameace o poderio do Google. Mas vamos aguardar o Chrome OS sair do forno em 2010. Vamos ver até onde vai o discurso ‘não seja mau’. :twisted: :lol:
Edit: faltou um parentesis…hehehe

O bing da microsoft até tem se mostrado um concorrente a altura…

rmendes08

nadilsons:
chun:

Tbm concordo que essa idéia eh ridícula; e só tem um objetivo: aumentar a receita com adsense aumentando o tráfego na internet.
Eu, na maior parte do tempo, utlizo meu computador desplugado da net… dificilmente trocaria meu ubuntu por esse chrome OS… mas vamos ver no que vai dar.

Bingo camarada! Mais alguém aqui acha que produto novo é de graça ?

Bem, eu simplesmente gostaria de entender porque foi criado esse maniqueísmo Microsoft X Google, como se a Microsoft fosse um feiticeiro maligno e o Google um paladino de armadura sagrada. Como se apenas a Microsoft tivesse interesse em ganhar dinheiro e o Google fosse um amontoado de nerd bicho-grilo. Ou ainda, como se a Microsoft fosse “mais capitalista” e o Google “menos capitalista”.
Resumindo: as duas tem o mesmo objetivo - lucrar. O que as diferencia são as estratégias e o relacionamento com o cliente, uma cobra diretamente pelo produto e a outro cobra que lucra com o produto. Simples assim.

Quanto ao ChromeOS propriamente dito. A ideia não é nem um pouco ridicula. É claro que as pessoas não migrarão do plain-old-windows para o Chrome do dia para a noite, mas o fato é que todas as aplicações corriqueiras tem otimos substitutos na internet. Talvez não tenhamos essa percepção porque temos que pagar o olho da cara por míseros 2 Mbps de conexão. Mas essa visão muda se pensarmos em conexões de 20, 30 ou até 50 Mbps. Essa disponibilidade de banda é mais do que suficiente para acessar: um ótimo cliente de e-mail, instant messaging, ouvir músicas, assistir vídeos, jogar pac-man, editar um texto e criar uma planilha. Não seriam essas as necessidades de 95% dos usuários de computador hoje ? Mais ainda, não é essa a expectativa de pelo menos uns 98% das pessoas que compram um Positivo ?

Mas vocês podem perguntar: as pessoas já não poderão fazer isso com Windows ? A resposta é sim. Mas e as pessoas que estão comprando o seu primeiro computador, não tem a menor idéia do que é um SO, chegam na loja, e veem o mesmo modelo, com cerca de 300 a 400 reais de diferença por conta de uma licença Windows ?

Assim, como diz o velho ditado, o Google não está fazendo nada mais do que “puxando a brasa para a sua sardinha”. Analisar o ChromeOS com um ponto de vista puramente técnico ou como um usuário de Eclipse, Photoshop e outras programas pesados é um erro.

P

Perdoem-me a falta de atenção, mas, o Chrome OS é feito em quê? C++?

felipeguerra

Só um parênteses…cara, vc tem a foto do Gianechini no seu avatar…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

benflodin

rmendes08:
nadilsons:
chun:

Bem, eu simplesmente gostaria de entender porque foi criado esse maniqueísmo Microsoft X Google, como se a Microsoft fosse um feiticeiro maligno e o Google um paladino de armadura sagrada. Como se apenas a Microsoft tivesse interesse em ganhar dinheiro e o Google fosse um amontoado de nerd bicho-grilo. Ou ainda, como se a Microsoft fosse “mais capitalista” e o Google “menos capitalista”.
Resumindo: as duas tem o mesmo objetivo - lucrar. O que as diferencia são as estratégias e o relacionamento com o cliente, uma cobra diretamente pelo produto e a outro cobra que lucra com o produto. Simples assim.

Quanto ao ChromeOS propriamente dito. A ideia não é nem um pouco ridicula. É claro que as pessoas não migrarão do plain-old-windows para o Chrome do dia para a noite, mas o fato é que todas as aplicações corriqueiras tem otimos substitutos na internet. Talvez não tenhamos essa percepção porque temos que pagar o olho da cara por míseros 2 Mbps de conexão. Mas essa visão muda se pensarmos em conexões de 20, 30 ou até 50 Mbps. Essa disponibilidade de banda é mais do que suficiente para acessar: um ótimo cliente de e-mail, instant messaging, ouvir músicas, assistir vídeos, jogar pac-man, editar um texto e criar uma planilha. Não seriam essas as necessidades de 95% dos usuários de computador hoje ? Mais ainda, não é essa a expectativa de pelo menos uns 98% das pessoas que compram um Positivo ?

Mas vocês podem perguntar: as pessoas já não poderão fazer isso com Windows ? A resposta é sim. Mas e as pessoas que estão comprando o seu primeiro computador, não tem a menor idéia do que é um SO, chegam na loja, e veem o mesmo modelo, com cerca de 300 a 400 reais de diferença por conta de uma licença Windows ?

Assim, como diz o velho ditado, o Google não está fazendo nada mais do que “puxando a brasa para a sua sardinha”. Analisar o ChromeOS com um ponto de vista puramente técnico ou como um usuário de Eclipse, Photoshop e outras programas pesados é um erro.

conexao de 20mbps? so se voce morar na paulista filhao! e olhe la, nem daqui a 3, 5 ou 10 anos, isso sim que eu chamo de nicho de mercado!

faelcavalcanti

engraçado a imagem, mas faltou colocar ela com créditos do autor da onecomics. nada demais, e apenas por curiosidade!!!
http://www.onecomics.it/12/09/2008/google-sfida-microsoft-con-chrome/google-chrome-vs-microsoft-windows/

isto foi um dos fatores que motivou antecipação da GPLv3

é verdade, inclusive existe grande participação de desenvolvedores aqui no brasil
http://www.debian.org/devel/index.pt.html

rmendes08

benflodin:
rmendes08:
nadilsons:
chun:

conexao de 20mbps? so se voce morar na paulista filhao! e olhe la, nem daqui a 3, 5 ou 10 anos, isso sim que eu chamo de nicho de mercado!

Por isso mesmo que eu disse que é difícil para nós ter essa visão para trabalhar puramente on-line. Essas velocidades são comuns nos EUA, Europa, Coréia e Japão e, coincidentemente, são os países que concentram o capital mundial.

juliofsn

Pra todos os efeitos, o Chrome OS é só uma distro Linux com um gerenciador de janelas leve, próprio do Google e que unifica no navegador as funções de gerenciador de arquivos, como o Konqueror.

juliofsn

Mesmo assim, acho difícil essa moda “pegar” tão cedo, você vê isso até pela baixa aceitação do Linux como desktop, pode até ser suficiente para 99% das atividades de uma pessoa, mas quando essa pessoa esbarrar nesse 1% que falta (e isso sempre acontece) ela vai se desinteressar. Não é só o geral, o comum, os detalhes “chatos” são muito importantes e fazem qualquer usuário abandonar uma solução.

rmendes08

Mesmo assim, acho difícil essa moda “pegar” tão cedo, você vê isso até pela baixa aceitação do Linux como desktop, pode até ser suficiente para 99% das atividades de uma pessoa, mas quando essa pessoa esbarrar nesse 1% que falta (e isso sempre acontece) ela vai se desinteressar. Não é só o geral, o comum, os detalhes “chatos” são muito importantes e fazem qualquer usuário abandonar uma solução.

Também não acho que “pegue” tão cedo. Pra falar a verdade, eu vejo mais como uma prova de conceito no curto prazo. Mas acho que é um futuro quase certo para daqui a uns 10 ou 15 anos. Os serviços de cloud estão cada vez mais populares no meio corporativo, e eu acho que é a tendência para o usuário doméstico, as tecnologias de RIA estão evoluindo muito bem, e a meu ver, a principal limitação ainda é a largura de banda.

Rafael_Nunes

chun:

Eu discordo, e acho muito interessante a idéia.
Para a maioria de nós, ‘heavy users’ talvez seja inútil mesmo. Mas se eu tivesse uma empressa de telemarketing com mais de 1k de estações/usuários que não precisam de nada além de um navegador e uma suíte de escritório. ChromeOS seria uma idéia bem atrativa para mim.
Pra falar a verdade na minha empresa os usuários administrativos(RH, Secretaria, Financeiro, etc), vão ter um ChromeOS ou um Linux personalizado beeeeem próximo dele.

M

Rafael Nunes:
chun:

Mas se eu tivesse uma empressa de telemarketing com mais de 1k de estações/usuários que não precisam de nada além de um navegador e uma suíte de escritório. ChromeOS seria uma idéia bem atrativa para mim.
Pra falar a verdade na minha empresa os usuários administrativos(RH, Secretaria, Financeiro, etc), vão ter um ChromeOS ou um Linux personalizado beeeeem próximo dele.

Estou imaginando como seria isto. Voce confiaria a cada atendente uma senha que ele pode usar pra acessar o cadastro dos clientes de qualquer computador conectado na internet?

M

Será que vai ser 99% online?

como seria para eu programar em java neste OS? No caso instalar o eclipse :)))))

M

Mauricio de Mello:

como seria para eu programar em java neste OS? No caso instalar o eclipse :)))))

Voce teria que hackear o sistema primeiro para então poder instalar qualquer aplicativo.

Foxlol

Só um parênteses…cara, vc tem a foto do Gianechini no seu avatar…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

hUIOAehuioHAeihUIOAEhUIOAEHuioHEAuoihAOIUEhUIOAHEuioHEuiohUAIEOhuioAEi pqp!!!

juliofsn

Mauricio de Mello:

Quem sabe pode surgir um novo nicho mercado na internet?
Editores e compiladores on-line, se é que já não tem, não me surpreendo mais com nada.

Rafael_Nunes

mochuara:

Estou imaginando como seria isto. Voce confiaria a cada atendente uma senha que ele pode usar pra acessar o cadastro dos clientes de qualquer computador conectado na internet?

Exato. Numa aplicação web, por exemplo.

M

Rafael Nunes:
mochuara:

Exato. Numa aplicação web, por exemplo.

Boa sorte na contratação de 1000 atendentes de confiança que poderão acessar todos os dados do seus clientes até mesmo da lan-house do bairro.

Rafael_Nunes

Que nada, nem precisa de sorte, só de duas linhas no iptables.
Ou em última hipótese um ServletFilter.

rmendes08

juliofsn:
Mauricio de Mello:

Quem sabe pode surgir um novo nicho mercado na internet?
Editores e compiladores on-line, se é que já não tem, não me surpreendo mais com nada.

Se eu entendi bem, o Windows Azure, oferecerá uma suíte para desenvolvimento de aplicações cloud para desenvolvedores. A partir de janeiro o serviço estará disponível e em fevereiro passará a ser cobrado. Acho que vale a pena conferir.

M

Rafael Nunes:

Que nada, nem precisa de sorte, só de duas linhas no iptables.
Ou em última hipótese um ServletFilter.

Ok, então não vai poder acessar da lan-house, mas dizer que é simples colocar uma empresa toda online?

Pelo contrário, eu diria que a maioria das empresas não é sofisticada o suficiente pra expor todo seu negócio na internet publica dessa maneira.

fredferrao

Google diz que PCs vão iniciar em sete segundos ou menos

M

Sou totalmente a favor de uma cultura mais web-enabled no enterprise software mas não acredito que o googleOS seja suficiente pra mudar essa realidade. Pra mim o máximo que vai acontecer é uma inundação de terminais baratos fabricados na china rodando o google OS e, se isto acontecer pode ser considerado sucesso ou fracasso? Não tenho a menor ideia.

Rafael_Nunes

mochuara:
Ok, então não vai poder acessar da lan-house, mas dizer que é simples colocar uma empresa toda online?
Pelo contrário, eu diria que a maioria das empresas não é sofisticada o suficiente pra expor todo seu negócio na internet publica dessa maneira.

Simples não é, nem um pouco. E também acho que pouquíssimas empresas estão preparadas para isso.
O que eu vejo é uma economia monstruosa em licenças, máquinas(até mesmo virtualizar), etc.
E nem precisa estar online, o cara pode usar o browser ainda digitando 192.168.0.200/sistema. Meu ponto é que a grande maioria dos usuários da empresa não precisam de 90% do que tem no SO.

Leozin

Kenobi

Engraçado, não sei analisar se é um retrocesso ou avanço, afinal o conceito de “Terminais burros” vem da Old School. A SUN já tinha esses terminais há tempos, inclusive o slogam dela era a rede é o computador !! Engraçado como o CEO dela fanfarrão não percebeu a onda de Cloud Computing antes de todos.

Voltando para o tópico, acredito que com as aplicações atuais ainda não seria muito interessante. Você teria um sistema um pouco melhor que um celular. Entretanto, várias empresas começaram a desenvolver seus produtos para esse mercado, como Adobe. Quando vc puder executar uma aplicação como Photoshop Online aí sim a coisa muda.

Mas também muda a vida de quem não gosta muito de “pagar” por licenças ou uso…

rmendes08

Isso é bem diferente dos terminais burros. Entre estes e o mainframe trafegava apenas caracteres, ou seja, o próprio mainframe tinha que manter o estado da tela. O conceito de aplicações Web e RIA é bem diferente. O que é transferido para a rede é o principalmente o armazenamento, mas a visualização e alguma parte do processamento é feito no cliente.

benflodin

no final das contas so vai dar certo se começar verticalizado, caso contrario sera apenas mais uma distribuição de SO solta por ai!

Kenobi

É diferente dos terminais burros DA ÉPOCA, porque o conceito é o mesmo: as regras de negócio e o processamento ficam a cargo do servidor. Somente a interface é feita no cliente. A única coisa que mudou é que a interface melhorou.

As tendências na informática são cíclicas e o que é o padrão hoje pode ser uma prática ruim amanhã e vice-versa.

Valeu, não precisei voltar pra explicar :slight_smile:

Só uma obs, galerinha, não leve tudo ao pé da letra. Faça uma abstração, estava fazendo uma analogia…

M

É diferente dos terminais burros DA ÉPOCA, porque o conceito é o mesmo: as regras de negócio e o processamento ficam a cargo do servidor. Somente a interface é feita no cliente. A única coisa que mudou é que a interface melhorou.

As tendências na informática são cíclicas e o que é o padrão hoje pode ser uma prática ruim amanhã e vice-versa.

Valeu, não precisei voltar pra explicar :slight_smile:

Só uma obs, galerinha, não leve tudo ao pé da letra. Faça uma abstração, estava fazendo uma analogia…

Toda a stack de comunicação entre o cliente e o servidor é baseado em padrões abertos e tem a web que usa HTTP e a arquitetura REST, ou seja, é tudo MUITO diferente da epoca dos mainframes. Dizer que é igual só porque roda num servidor tb é uma visão simplista das coisas, se não rodasse num servidor iria rodar aonde? em algum mundo paralelo?

ramilani12

Falando em Chrome o browser, quem utiliza OSX , saiu uma versão beta para mac os.
Instalei e estou gostando.

Ps: postando chrome no mac os

Criado 19 de novembro de 2009
Ultima resposta 8 de dez. de 2009
Respostas 46
Participantes 25