Gostaria de tirar algumas duvidas

6 respostas
dayvit

Boa noite a todos !

Sou muito novo no forum mais como muitos amo a tecnologia e gostaria de saber e receber algumas dicas.
Sou estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, eu sei que a faculdade não me garantira emprego, não me dará o conhecimento necessário para seguir a carreira na área de TI por este motivo eu estudo muito independente do conteúdo da faculdade utilizando cursos online e agora passarei a utilizar o conteúdo da DEVMEDIA, em mina cidade Xinguara não há vagas ou empresas na área de T.I, por esse motivo eu me preparo para ir morar em São Paulo ou Curitiba, o conteúdo da minha faculdade e meio fraco (“acho que todas as universidade relacionadas a T.I são assim”) por isso eu estou tentando e me esforçando para aprender mais e mais independentemente.

Agora gostaria de discutir varias dividas que tenho com vocês que tem bastante conhecimento:

-Sera que consigo emprego na cidade grande na área de T.I sem experiencia ? (“a área que gosto e de DBA”)

-Será que consigo um salario de cerca de R$ 2000,00 na área, com as características descritas acima ?

-Vale a pena eu continuar me esforçando e investindo financeira mente nesta área com as minhas condições descritas acima ?

Desculpem se eu tiver errado na postagem destas perguntas no local errado do fórum, e apesar eu estarei iniciando meu curso de inglês agora e pretendo ir para São Paulo ou Curitiba com nível avançado. Desde já muito obrigado.

6 Respostas

Lucas_Camara

Durante a faculdade de sistemas, tive dificuldade de conseguir um trabalho na área (estágio), devido às dificuldades financeiras (morava longe dos meus pais e eles não tinham condições de me ajudar financeiramente), tive que encarar qualquer trabalho no início. Como estava sempre de olho numa oportunidade na área de TI, encarei a primeira que me apareceu, porém, era na parte de suporte de TI numa empresa que também desenvolvia sistemas. Como sempre fui muito empolgado, eu sempre ficava “brincando” com umas projetos pequenos. Foi quando desenvolvi um sistema web bem pequeno que facilitava o atendimento nosso aos usuários e fazia uns aplicativos para ajudar o pessoal de outras áreas também, e fiquei bem visto por isso. Com o tempo acabei sendo transferido para trabalhar com desenvolvimento nessa mesma empresa. E depois consegui uma entrevista numa outra empresa, que avaliou um desses programas que fiz para me contratar e a partir de então, trabalho na área.

Resumindo: Fui para outra cidade (900km da minha cidade natal), sem muitas condições financeiras, sempre mantive o foco no que eu queria e naturalmente as coisas foram acontecendo. Hoje faz 7 anos que trabalho com desenvolvimento de sistemas.

Abraços.

dayvit

Meu único problema e me mudar e não conseguir me manter, pois para me manter em Curitiba eu necessitaria de um salario de R$2000,00 , mesmo me esforçando, tenho medo de um Analista de Sistemas não consiga isso sem experiencia. Sei que nada e fácil e sei que a faculdade não vai me dar todo o conteúdo que precisarei para minha carreira profissional, por isso eu tentarei substituir experiencia com conhecimento.
Qual sua opinião amigo ?

Lucas_Camara

Sem algum tipo de suporte é bem complicado msm, pq ai vc terá que meter a cara e ver no que dá.

Sobre custo para se manter, tentar morar num lugar mais barato (república por exemplo), ou morar com parentes temporariamente até se ajeitar.

Sobre a profissão, se tiver algum conhecido na área em Curitiba, tente ver oportunidades com ele.

R

Sou de Curitiba… Acho difícil você conseguir um emprego na área ganhando R$2.000,00 sem ter experiência. O canal seria vc arriscar um estágio e se dedicar ao máximo para ser efetivado. Mas mesmo assim, um programador júnior ganha de R$1.200,00 a R$1.600,00. Se vc vai se jogar numa cidade que não conhece ninguém aí é muita treta. Acho que vc teria que ter 2 empregos, ou 1 emprego formal e 1 informal além de estudar. E segurar bem a onda nos gastos. Já te adianto que de aluguel acho que vc vai gastar uns R$500,00 conto (numa casa bem pequena e distante do centro), aí coloca em cima transporte, alimentação, luz, água, saúde(acredite, vc vai ficar doente uma hora ou outra e terá que comprar remédios). Se eu fosse você ia me arriscando em alguns projetos pra ir pegando a manha. Tenta ajudar em algum projeto open-source ou tenta fazer um projeto pra vc mesmo. Usa as apostilas free da caelum. e daí se inscreve nesses sites de rh e curriculum online. Aqui eu sempre usava o bne.com.br, mas é pago. para estágio pode dar uma olhada no cieepr.org.br. por mais, leia esse artigo que achei bem interessante.:
http://dicas-l.com.br/arquivo/5_coisas_que_todo_aluno_de_sistemas_de_informacao_deveria_saber__e_fazer_…php

dayvit

Obrigado Rodrigo, pena da area de TI ser tao desvalorizada. Estudar 4 anos gastar em cursos para ganhar uma merreca.

R

Veja bem. Não é porque se estuda 4 anos que você vai sair ganhando bem. Como eu disse. Um programador júnior. Isto é, sem experiência nenhuma. Eu acho que um salário de R$1.200,00 a R$1.600,00 praticamente para aprender é um excelente salário. Quanto maior seu conhecimento e experiência maior seu salário. Mas lembre também que o país está passando por uma crise. Isso diminui a oferta de empregos e, muitas vezes, o salário inicial também. Acredito que ninguém começa numa empresa, sem experiência, e começa ganhando um salário alto. Talvez em São Paulo a média salarial seja maior, mas o custo de vida lá também é maior. Lembrando também que com o tempo de empresa seu salário também vai ser maior. De uma pesquisada no site que passei: bne.com.br lá diz que a média salarial para programador em Curitiba é de R$1667,00 a R$4.000,00. Mas só para vc ter uma idéia, acabei de fazer uma pesquisa. Função dba e cidade de Curitiba. a primeira vaga que apareceu foi de entregador e Salário de R$ 2.026,00 a R$ 2.230,00. Mas tem que ter 3 anos de CNH c d ou e. Então, experiência conta em qualquer área.

Criado 7 de janeiro de 2016
Ultima resposta 7 de jan. de 2016
Respostas 6
Participantes 3