MauNunes:
Olá.
Já algum tempo, eu ouço falar muito em Ruby, mas nunca ouvi falar no Grails.
Eu gostaria de enteder e até agora não entendi, o que o Grails ou o Ruby trazem de vantagem ?
Utilizando eles, nos podemos ainda utilizar jsp, velocity, taglibs, essas coisa ? O que acontence com os frameworks MVC tipo struts, e os frameworks ORM como o hibernate? eles se integram com Sptring
Alguem poderia me ajudar, porque eu estou viajando…
Abraços e perdoem minha ignorancia
Tanto o Grails quanto o Ruby on Rails tratam-se de frameworks para o desenvolvimento de aplicações web. Ambos são baseados inclusive nos mesmos paradigmas (no caso, o pioneirismo é do Ruby on Rails, que acabou por inspirar a criação do Grails).
O que o Ruby on Rails e o Grails te trazem é a produtividade, que é muito maior se comparada com a nossa abordagem tradicional (usando os frameworks com os quais nós estamos acostumados).
No caso do Grails, você reaproveita todo o seu código fonte legado (ou seja, você reaproveita todos os seus componentes). Você também pode ter este reaproveitamento usando o Ruby on Rails (RoR), uma vez que já existe uma implementação do Ruby para a plataforma Java (o JRuby), no entanto, o Grails é mais próximo do desenvolvedor Java tradicional que o Rails, e é justamente esta a vantagem do Grails.
Espero ter lhe esclarecido alguma coisa. Caso contrário, sugiro que dê uma lida nos tópicos da comunidade Grails Brasil pois, se bobear, alguém poderá lhe fornecer uma explicação melhor do que a minha.