Greve dia 21/02

[quote=ViniGodoy]Quem não poderia exercer a profissão se uma regulamentação exigisse diploma de informática:

• Donald Kuth: Que se graduou em física e fez PHD em Matemática. Criador de um dos principais livros de estruturas de dados;
  • Edsger Dijkstra: Que também é matemático. Criador do algoritmo de caminho mínimo, condenou o goto entre várias outras realizações;
  • Dennis Ritchie: Formado em matemática e criador da linguagem C;
  • Anders Hejlsberg: Criador do pascal, do Delphi e do C#. Cursou computação, mas não se graduou;
  • Tim Berners-Lee: Criador da www. Graduado em física.
  • Brian Kernighan: Um dos criadores do Unix e autor de um dos primeiros livros de C com o Richie. Graduado em física.

E essa lista, contendo pessoas importantíssimas para a área, estaria só no começo…

[/quote]

Em outras palavras, não teríamos TI…

[quote=ViniGodoy]Quem não poderia exercer a profissão se uma regulamentação exigisse diploma de informática:

• Donald Kuth: Que se graduou em física e fez PHD em Matemática. Criador de um dos principais livros de estruturas de dados;
  • Edsger Dijkstra: Que também é matemático. Criador do algoritmo de caminho mínimo, condenou o goto entre várias outras realizações;
  • Anders Hejlsberg: Criador do pascal, do Delphi e do C#. Cursou computação, mas não se graduou;
  • Brian Kernighan: Um dos criadores do Unix e autor de um dos primeiros livros de C com o Richie. Graduado em física.

E essa lista, contendo pessoas importantíssimas para a área, estaria só no começo…

[/quote]

O curso que fiz de CC na UNESP não exisitiria, porque a maioria dos professores de lá são engenheiros e matemáticos …

Seria bom o mundo sem TI. (Brincadeira contra a sociedade atual…)

Você vai ter que acatar decisões de gerentes que nunca desenvolveram quando vende sua mão de obra.

Não tem muito o que fazer sobre isso, a não ser decidir não vender sua mão de obra.

[/quote]

Essas pessoas são conhecidas por sua contribuição para a área na forma de produtos de software, livros, algoritmos.

Eles não seriam afetadas em nada visto que elas não vendem sua mão de obra no mercado. :wink:

[quote=A H Gusukuma]

Em outras palavras, não teríamos TI…[/quote]

E o que tem a ver Donald Knuth, Edsger Dijkstra e Dennis Ritchie com TI? :smiley:

[quote=JDesenvolvedor][quote=A H Gusukuma]

E o que tem a ver Donald Knuth, Edsger Dijkstra e Dennis Ritchie com TI? :D[/quote]

Deixa eu desenhar: antes de existir a área, não existia cursos específicos na área, então TODOS os precursores eram formados em matemática, física, engenharia, etc. Então não poderiam atuar na área…

[quote=A H Gusukuma][quote=JDesenvolvedor][quote=A H Gusukuma]

E o que tem a ver Donald Knuth, Edsger Dijkstra e Dennis Ritchie com TI? :D[/quote]

Deixa eu desenhar: antes de existir a área, não existia cursos específicos na área, então TODOS os precursores eram formados em matemática, física, engenharia, etc. Então não poderiam atuar na área…
[/quote]
Isso porque TI é só um meio.

[quote=JDesenvolvedor][quote=YvGa]
Eu que programo há quatorze anos, vou ter que acatar decisões de meia duzia de engravatados que nunca trabalharam com desenvolvimento na vida?
[/quote]

Você vai ter que acatar decisões de gerentes que nunca desenvolveram quando vende sua mão de obra.

Não tem muito o que fazer sobre isso, a não ser decidir não vender sua mão de obra.
[/quote]

Você tem razão na maioria dos casos da relação diretores/desenvolvedor.

Mas eu me relaciono com eles fornecendo as informações necessárias para eles tomarem as decisões estratégicas. As técnicas quem toma é a equipe técnica. Se eles dizem o que, nós dizemos como.

Quem não é técnico não toma decisão técnica.

[quote=YvGa][quote=JDesenvolvedor][quote=YvGa]
Eu que programo há quatorze anos, vou ter que acatar decisões de meia duzia de engravatados que nunca trabalharam com desenvolvimento na vida?
[/quote]

[/quote]

Você tem razão na maioria dos casos da relação diretores/desenvolvedor.

Mas eu me relaciono com eles fornecendo as informações necessárias para eles tomarem as decisões estratégicas. As técnicas quem toma é a equipe técnica. Se eles dizem o que, nós dizemos como.

Quem não é técnico não toma decisão técnica.[/quote]
Você tem razão nesse aspecto. Mas acho que ele está se referindo a gerentes inúteis de fábrica de softwares que só fazem o papel de intermediar e mandar, e não o gerente cliente da atividade fim a qual temos que respeitar as decisões sim como você falou, que é o importante de fato, TI é só o meio.

[quote=javaflex]
Você tem razão nesse aspecto. Mas acho que ele está se referindo a gerentes inúteis de fábrica de softwares que só fazem o papel de intermediar e mandar, e não o gerente cliente da atividade fim a qual temos que respeitar as decisões sim como você falou, que é o importante de fato, TI é só o meio.[/quote]

Com certeza ele está. E concordo com ele. Concordo também quando ele fala que vender código é melhor que vender mão de obra.

Mas isso, da mesma forma que dizer que se não gosta da empresa, vá pra outra, é bem mais fácil de falar do que de fazer.

Tanto deixar de vender mão de obra, quanto sair de uma empresa ruim para ir para uma boa, pode levar anos. A gente sempre fala, procure uma empresa melhor, mas na verdade o certo seria dizer: Comece a se preparar melhor para logo ser aceito num empresa melhor.

Então, para quem trabalha, numa empresa com gerente inúteis eu digo: “Mude de empresa”. O que ná prática siginifica: “Comece a levar sua profissão mais a sério par que você possa daqui a um ano ou dois encontrar uma empresa melhor.”

[quote=YvGa][quote=javaflex]
Você tem razão nesse aspecto. Mas acho que ele está se referindo a gerentes inúteis de fábrica de softwares que só fazem o papel de intermediar e mandar, e não o gerente cliente da atividade fim a qual temos que respeitar as decisões sim como você falou, que é o importante de fato, TI é só o meio.[/quote]

Com certeza ele está. E concordo com ele. Concordo também quando ele fala que vender código é melhor que vender mão de obra.

Mas isso, da mesma forma que dizer que se não gosta da empresa, vá pra outra, é bem mais fácil de falar do que de fazer.

Tanto deixar de vender mão de obra, quanto sair de uma empresa ruim para ir para uma boa, pode levar anos. A gente sempre fala, procure uma empresa melhor, mas na verdade o certo seria dizer: Comece a se preparar melhor para logo ser aceito num empresa melhor.

Então, para quem trabalha, numa empresa com gerente inúteis eu digo: “Mude de empresa”. O que ná prática siginifica: “Comece a levar sua profissão mais a sério par que você possa daqui a um ano ou dois encontrar uma empresa melhor.”[/quote]

Ou, então, faça mais para ser promovido, e faça diferente para melhorar a empresa.

[quote=YvGa][quote=javaflex]

Então, para quem trabalha, numa empresa com gerente inúteis eu digo: “Mude de empresa”. O que ná prática siginifica: “Comece a levar sua profissão mais a sério par que você possa daqui a um ano ou dois encontrar uma empresa melhor.”[/quote]
Concordo, melhor coisa é mudar de emprego nesses casos, não é saudável ficar num lugar não concordando com a estrutura ou ambiente.

[quote=A H Gusukuma][quote=YvGa][quote=javaflex]

Ou, então, faça mais para ser promovido, e faça diferente para melhorar a empresa.[/quote]
Acho que o ideal é fazermos o melhor para nossas vidas primeiramente. Para a empresa os resultados vem de um bom ambiente, estrutura, cultura de relacionamento humano, escolha de bons profissionais e não lidar com os profissionais como se fossem crianças.

Outra vantagem de vender código é que criar novos serviços e bens de consumo gera empregos enquanto vender mão de obra elimina empregos na medida que gerentes são capazes de explorar a tecnologia pra produzir cada vez mais com o mesmo número de funcionários (ou manter a produção ao mesmo tempo que demitem).

Que é melhor ser patrão do que ser empregado isso é indiscutível. O difícil é fazer pingar uns 20 mil/mês para capitalizar uma empresa e garantir ao menos a mistura no almoço. Porque código por código, na Internet, tem um monte, e de graça, eu queria saber quem é que vai pagar por algo que já tem aos montes, de graça. Agora, se estivermos falando de produtos/serviços em forma de software, aí sim, a história é outra. Nesse caso, existem outros fatores para determinar o sucesso do produto/serviço, e tem a ver muito mais com marketing ou conhecer algum nicho de mercado do que saber escrever código em si. É o tipo de habilidade que não está no core de skills do desenvolvedor médio. Enfim, não e para todo mundo.

[quote=javaflex][quote=A H Gusukuma][quote=YvGa][quote=javaflex]

Ou, então, faça mais para ser promovido, e faça diferente para melhorar a empresa.[/quote]
Acho que o ideal é fazermos o melhor para nossas vidas primeiramente. Para a empresa os resultados vem de um bom ambiente, estrutura, cultura de relacionamento humano, escolha de bons profissionais e não lidar com os profissionais como se fossem crianças.[/quote]
Onde foi dito para fazer isso, de tratar profissionais como se fossem crianças?
Pode explicar melhor essa de primeiramente fazer o melhor para nossas vidas? Sempre achei que isso ocorre concomitantemente…

Claro que desenvolver software não é pra todo mundo e a maioria prefere ser alimentado na boquinha por gerentes, mas isso não é problema por que de todo esse peso morto o mercado toma conta.

Estou alertando aqueles que querem algo melhor pra si, pra entenderem que vender código é melhor que vender mão de obra, e contando que aquele que tem o conhecimento e a motivação vai perceber a oportunidade.

[quote=JDesenvolvedor]Claro que desenvolver software não é pra todo mundo e a maioria prefere ser alimentado na boquinha por gerentes, mas isso não é problema por que de todo esse peso morto o mercado toma conta.

Estou alertando aqueles que querem algo melhor pra si, pra entenderem que vender código é melhor que vender mão de obra, e contando que aquele que tem o conhecimento e a motivação vai perceber a oportunidade.

[/quote]

mas mostra um exemplo aí de quem compra código, um só.

[quote=A H Gusukuma]Deixa eu desenhar: antes de existir a área, não existia cursos específicos na área, então TODOS os precursores eram formados em matemática, física, engenharia, etc. Então não poderiam atuar na área…
[/quote]

Exatamente.
Tem caras que vieram depois, como o Anders Hejlsberg, que não tem faculdade.

O fato é: você deveria querer cursar uma faculdade por que ela representa um diferencial importante para seu currículo, e porque ela é um atalho para sua formação.

Não porque a lei exige.

Hoje já é mais ou menos assim. Ser autoditata é possível mas, unanimemente, é um caminho mais árduo a se seguir.