Guia de carreira para o profissional de segurança de sistemas

Sou bioquímico e quero mudar de profissão. Tenho 22 anos e pretendo ser um profissional capaz de trabalhar com segurança de sistemas. No entanto, estou com dúvida de como começar. Por exemplo, qual graduação melhor se adequa com o resultado final que eu quero? Os três principais cursos que eu tenho visto são: ciência da computação, análise e desenvolvimento de sistemas, e engenharia da computacao. Quero criar um plano de carreira objetivo no qual eu não perca tempo e adquira os conhecimento necessários. Para tanto, o meu ideal é começar escolhendo o curso de graduação correto e visar os cursos de pós graduação que melhor atendem essa formação que eu desejo.

Faz o mais curto, graduação é só canudo.

O mais importante durante durante uma faculdade é conseguir estágio. Não se limite a segurança no início, priorize pegar experiência dentro de uma empresa com estágio e depois escolhe o que quiser.

Daniel, boa noite!

Cara, se sua intenção é focar em segurança da informação você pode cursar tecnólogos que são mais específicos, como Defesa Cibernética [https://www.fiap.com.br/graduacao/tecnologo/defesa-cibernetica/] ou Segurança da Informação https://www.fatecsaocaetano.edu.br/home.php?pageid=8. Ou você pode cursar Ciências da Computação e fazer alguns cursos de extensão e/ou MBA em segurança para se especializar.

Se caso for tempo… entra num curso de Análise de Sistemas… e depois uma pós em segurança da informação… ja vi alguns colegas fazendo isso…