Pessoal,
Alguem tem alguma implementacao simples usando SOA ? Tipo um “Hello World” ?
Achei muita teoria e pouco (nenhum) exemplo prático…
Valeu
Pessoal,
Alguem tem alguma implementacao simples usando SOA ? Tipo um “Hello World” ?
Achei muita teoria e pouco (nenhum) exemplo prático…
Valeu
Tem esse que é ótimo.:
E esses.:
http://java.sun.com/developer/technicalArticles/WebServices/soa/
Bem tai mais,o conceito e arquitetura é bem mais abrangente que isso.
SOA á tão abrangente que fica difícil criar exemplos práticos.
Porém concordo que a maior dificuldade é ver exemplos práticos deste conceito.
Eu mesmo apanhei muito estudando tudo isso e querendo definir algo que funcionasse para meus projetos.
Acabei definindo padrões de adoção de SOA nos projetos mais baseado no que li e nas experiências que tive durante os anos. Funciona!
William, valeu pelos links mas nao vi nenhum exemplo pratico … apenas mais teoria e graficos …
Daniel, vejo que realmente é um problema achar algum exemplo pra poder comecar a implementar SOA … o que te ajudou no inicio ? tem algum site? livro?
Deixar ver se esta correto: entendi que SOA != WEB SERVICE.
Mas para eu implementar SOA em java preciso criar um web service. Correto ?
Agora estava lendo um artigo da IBM que fala a respeito de SCA(Service Component Architecture). SCA seria uma outra forma de implementar SOA ?
Valeu pessoal … e ainda esta valendo, se alguem tiver algum “Hello Soa”, posta aqui …
Tipo, entrem no Facebook e vejam como ele é feito.
Tadá!
Descobriram o SOA
Nenhuma fonte em especial… mas li muita coisa nos sites da Oracle, IBM e muito Google.
Web Service SOA
Não necessariamente. Existem muitas formas de fazer essa conectividade entre os serviços e os consumidores deles. Web Service (HTTP + SOAP) é uma das formas. Eu, por exemplo, fiz um sistema baseado no conceito de SOA, apenas com EJBs.
O artigo responde…
É uma maneira de vc definir os serviços da sua arquitetura, para facilitar a integração. BPEL usaria muito disso.
zap da uma olhada nesse link, espero ajudar.
http://www.onjava.com/pub/a/onjava/2005/01/26/soa-intro.html
Artigo antigo, de 2005. Esquece. Pega algo mais atual!
Se nao me engano umas 2 edicoes pra ca na mundojava veio algo falando de java como se aplica e onde, tinha te um exemplinho
vou ver qual edicao em casa certo e te falo.
Mundo Java edição 31
SOA na Prática: Iniciando Projetos SOA - Saiba como organizar sua equipe e conheça os detalhes por trás da iniciação de projetos SOA.
Autor: Ricardo Ferreira