Hibernate - Select realizando Update

Pessoal, boa tarde.

Tenho uma aplicação Spring com Hibernate e ocorrem dois problemas que eu gostaria de uma ajuda de por onde começar a analisar, pois até o momento não consegui descobrir nada.

1 - Em determinados fluxos que somente envolvem selects, ao final da trasação o hibernate está persistindo as informações de algumas entidades envolvidas, porém que, pelo menos diretamente não estão sendo alteradas, mas mesmo assim são persistidas. Imagino que talvez seja algo relacionado ao dirty check, mas não consegui uma forma de analisar isso.

2 - Cenário parecido ocorre, só que nesse caso quando eu realmente quero fazer o update de alguma entidade e são atualizadas diversas outras entidades que foram utilizadas para fazer select nas validações de negócio.

Ambos os casos, eu só descobri que estava acontecendo isso pois criei algumas triggers para um outro controle e percebi que o mesmo estava sendo acionado em momentos indevidos. E o mais curioso, pelo menos pra mim já que não sei o pq isso está ocorrendo, é que os updates são realizados com o mesmo valor que já estava na tabela.

Alguém já passou por algo parecido ou ao menos tem ideia de um caminho que eu posso tentar analisar?

Valeu pessoal

Se o mapeamento não tiver perfeitamente configurado de acordo com o que é retornado do banco, pode acontecer isso mesmo, ou algum valor default que entrar depois. Hibernate é muito perigoso, cheio de armadilhas que exigem uma curva de aprendizado muito alta. Não tendo a obrigação de usar, nao use. JdbcTemplate é de controle simples e mais leve.