HSQLDB 2.0: Novo Core e Novas Funcionalidades

7 respostas
Rafael_Marques1

[quote=InforQ.com/br]O banco de dados BSD HyperSQL, mais conhecido como HSQLDB, chegou a versão 2.0 esse mês. O Banco de dados 100% java sofreu uma série de aprimoramentos e oferece suporte a uma maior quantidade de funcionalidades padrão que de acordo com os criadores, “maior do que qualquer engine de banco de dados open source disponível”.

A versão 2.0 é totalmente multi-thread e suporte os modelos de transação 2PL e MVCC. Faz 5 anos desde o último grande lançamento do HSQLDB que foi a versão 1.8. A versão 1.8 continuará a ser distribuída com diversos produtos pagos e open source como o OpenOffice 3.2.

Agora falando um pouco sobre a nova versão, o HyperSQL 2.0 atingiu total conformidado com o SQL-1992 Advanced Level e com o funcionalidades principais do SQL:2008. Ele também possui uma sério de funcionalidades e extensões do SQL:2008.

As principais funcionalidades e/ou mudanças no HyperSQL 2.0 incluem:

* Novo core
* Alta escalabilidade
* Otimização de Queries
* Novos data types (tipos de dados)
* Stored Procedures

O novo core é totalmente multi-thread além de ter o seu um suporte a capacidade do BLOB aumentada. O HSQLDB agora consegue armazenar até 64Tb de dados. Outra novidade é que agora é possível manipular SQL procedural nas procedures, incluindo WHILE, IF, WHEN, CASE e exceções. Foi adicionado também o suporte aos seguintes tipos:BIT, BIT VARYING, CLOB, BLOB e INTERVAL. O novo HSQLDB possui suporte ao Java 1.6 com JDBC4. Todos os novos métodos são suportados.

Para você que deseja saber todas as mudanças pode conferir aqui. O HyperSQL 2.0 está disponível sob a licença BSD e pode ser baixado nesse link[/quote]

fonte: http://www.infoq.com/br/news/2010/06/hsqldb20

7 Respostas

Alexandre_Gazola

Muito bom, já estava na hora.

[]´s

WarlockWS

Eu sempre simpatizei com esse banco, so nao tive ainda como usá-lo, gostaria de usar ele como uma especie de centro de propriedades embarcadas dos meus sistema desktop, talvez com esta versao eu consiga, gostaria de ter ele alimentando a parte de segurança e um banco para a parte de dados efetivos de sistema, acho que nessa versao é possivel fazer algo assim.

Editado em 16.Jun 16:30

G

Lí essa notícia e resolvi fazer uns testes. Já fazia um tempo que eu procurava um bom banco de dados para ser usado embedded. http://www.guj.com.br/posts/list/204548.java Eu já havia fazendo testes com o H2 e Derby, porém ambos tinham problemas quanto a sequence, backup online, além de ser um pouco mais lento que o pgsql.

Baixei agora o HSQL2 e fiquei impressionado. Suporta todas as features que eu precisei e está muito rápido. Quero ver agora o resultado do backup online.

Tchello

garcia-jj:
Lí essa notícia e resolvi fazer uns testes. Já fazia um tempo que eu procurava um bom banco de dados para ser usado embedded. http://www.guj.com.br/posts/list/204548.java Eu já havia fazendo testes com o H2 e Derby, porém ambos tinham problemas quanto a sequence, backup online, além de ser um pouco mais lento que o pgsql.

Baixei agora o HSQL2 e fiquei impressionado. Suporta todas as features que eu precisei e está muito rápido. Quero ver agora o resultado do backup online.

Não deixe de postar aqui os resultados e conclusões, por favor!!!
Foi realmente um lançamento muito esperado, ainda mais por que veio em momento muito oportuno!!

Abraços.

Ironlynx

Usei o HSQLDB no tempo do 1.7.1…tinha uns bugs e tal mas funcionava.Não deixe de por os resultados da sua bateria de testes, seu grupo de entidades, como usou a sequence… etc. :smiley:

G

Depois posso fazer um post mais elaborado sobre o HSQLDB.

Mas até agora quase tudo bom. O banco realmente é muito rápido, backup online executado via comando SQL e suportou inserção de LOBs de alguns muitos megas. Ainda não usei procedures nem views, mas creio que o suporte seja muito bem elaborado.

No mesmo jar do driver há uma interface swing para conectar no banco de dados e fazer algumas consultas.

Fiz uns testes populando uma base que possui ~750.000 registros, e ele executou em poucos segundos.

O único problema que eu tive é com o datasource no Glassfish. Nem com reza de pai de santo funciona. O Glassfish simplesmente trava quando eu rodo em modo embedded. Quando uso datasource conectando em um servidor com HSQLDB tudo funciona bem. Já abri uma thread no fórum para saber o problema.

K

Olá a todos mas estou com um probleminha co o HSQLDB 2.0, estou tentando apagar três índices de tabelas diferentes, quando eu estava usando o MYSQL conseguia com diversos códigos um deles segue abaixo:
O mais simples… me desculpem os DBAs se é loucura isso rsrs

DELETE inf, des, obj
FROM informacoespessoais inf, descricao des, objetivoprofissional obj
where inf.nome = ‘teste’ and inf.id = des.id
and des.id = obj.id

ou

DELETE tbl1, tbl2, tbl3
FROM InformacoesPessoais AS tbl1
INNER JOIN Descricao AS tbl2 ON tbl1.id = tbl2.id AND tbl1.nome = 'Nina’
INNER JOIN ObjetivoProfissional AS tbl3 ON tbl2.id = tbl3.id

Apaga sem problemas no MySQL, mas com HSQLDB não estou conseguindo de nenhuma maneira, alguma idéia?

Abraços

Criado 15 de junho de 2010
Ultima resposta 22 de set. de 2010
Respostas 7
Participantes 7