HTML5 e Java

Olá amigos.

gostaria se possível entrar em contato com desenvolvedores que estariam
utilizando HTML 5.

Aqui na empresa iremos desenvolver um sistema,
que em estimativa de levará 1 ano.

Até poucos dias pensávamos em Java + Flex, mas
como as coisas estão incertas, logo pensamos em
HTML 5 + Java.
Gostaria receber opiniões, bem como fazer novos contatos;

Obrigado.

HTML 5 + Java, sem dúvida.

++

Sem dúvida nenhuma HTML + java. Você também pode utilizar técnicas de tableless para o desenvolvimento das páginas web, vão ficar leves e rápidas para carregar.

uma opção muito boa que utilizo é o GWT + EXT GWT

Acho que vocês deveria utilizar algum framework RIA, acho que diminuiria o tempo e teria menos preocupações com CSS e HTML.

[quote=rsantik]Acho que vocês deveria utilizar algum framework RIA, acho que diminuiria o tempo e teria menos preocupações com CSS e HTML.

[/quote]

Se for utilizar algum framework sugiro utilizar JSF 2 + PrimeFaces

Legal, bom assunto.

Para apimentar… eu adoro Flex + Java

mais estou com medo…

esta pensando sim em HTML 5…
como sou o gerente da parte técnica, antes de tudo quero ter muita informação.

Alguém de vocês poderia estar falando no skype?

agora JSF2 era bom olhar também

Uma observação, como tudo agora, quero rodar o mesmo sistema em WEB e mobile ou seja independente de plataforma ou arquitetura

Digo isso porque chego a pensar que em 5 anos não teremos mais computadores e sim dispositivos conectados

que poderiam ser celulares, tablets, relogios… etc…

Normal… quando um cliente seja mobile, dispositivo conectados ou PC, quando acessa uma endereço, o que é retornado do servidor para esse cliente é o HTML, desde que o dispositivo tenha browser para interpretar, não haverá problemas.

Você poderá ter problema com dispositivos conectados se utilizar muito jquery ou javascript, pode ser que o browser do dispositivo não interprete direito e dê alguns erros.

Jamais utilize Flex + Java, pois irá ter problema com dispositivos conectados e etc…

Cara recomendo fortemente HTML5 no front-end e o Java como Back-end.

Não há dúvidas que HTML5 + CSS3 + Javascript será o futuro das aplicações web.

Utilizar Flex, Flash, JavaFX e outras aplicações do tipo RIA só facilita em uma coisa, eles já possuem uma nível de interface bem bonitinha que facilita o desenvolvimento para uma equipe que só possui programadores péssimos em design.

Mas atualmente existem excelentes frameworks para HTML + CSS nesse nível: JQueryUI e Bootstrap

Entre esses dois o que mais esta se destacando atualmente é o bootstrap, pois ele oferece componentes sensacionais que fazem qualquer programador se tornar um designer sem dificuldades. Outra vantagem é que esse framework já utiliza padrões responsive layout para facilitar a visualização do seu aplicativo em smartphones e tablets.

Outro motivo para utilizar os padrões WebStandards (HTML + CSS + JS) do que os padrões RIA é que eles utilizam apenas um browser para renderizar sua aplicação, já os padrões RIA para renderizarem suas aplicações no browser, eles exigem que o usuário instale um plugin Flash, FLex ou JavaFX e nem sempre esses plugins (No caso do JavaFX) funcionam em todos o sistemas operacionais.

Legal, Obrigado a todos.

Bem acho que irei partir para HTML 5 e Java.

Fala galera,

Estou acompanhando o tópico e tenho algumas dúvidas também. Faz pouco tempo meu chefe pediu para eu correr atrás de saber como está o html5, o que muda, quais os impactos, para poder criar um portal novo.

Pra mim, existe muito template generator por aí, e alguns não atendem o padrão dos navegadores da empresa. O Internet Explorer 8 até que vai uma coisa ou outra, mas a versão virtualizada do Chrome daqui já não mostra nada do Boilerplate por exemplo.

Percebi também que existe muita gambiarra em javascript para corrigir problemas de renderização no IE8 e uma coisa ou outra que mostra errado no Firefox e no Chrome.

Apesar de achar muito mais “clean” e o lance do LESS fantástico, eu ainda estou na dúvida, por tudo que pesquisei: será que é o momento de se criar algo com html5?

RichFaces 4.1 ta bonitão :-o

Antes eu programava em flex mas com inumeras incertezas em relação a flex migrei para java e HTML atualmente programo em j2ee

sugiro HTML + JAVA sem duvidas !

jaboot o intuito é incentivar html5 por que será questão de alguns anos creio que 1 ou 2 anos para tudo se estabilizar, e fazer um site em HTML5 hoje mesmo com alguns javascripts para forçar compatibilidade com browsers antigos é mais vantajoso do que adotar padrões antigos da web, pelo qual você terá que se esforçar muito mais desenvolvendo soluções complexas ou gambiarras para fazer tais efeitos ou animações que é facilmente implementada em HTML5.

É claro que infelizmente devido ao maldito IE que não sai da versão 8 para o Windows XP (S.O. ainda mais utilizado) não será totalmente compativel com HTML5 mesmo usando javascripts para isso, mas creio que 90% será aceitavel nele.

O legal é ter bom senso de layout, quanto menos “fru-fru” fazer mais compatível será com todos os browsers seja usando HTML5, HTML4 ou XHTML.
O ideal é ter bom senso e deixar regras bem claras no site ou sistema web, avisando que ele não será 100% compatível com determinados browsers (IE6, IE7 ou IE8).
Pois afinal até o Google não da mais suporte a IE6, daqui a algum tempo ele também poderá excluir o IE7 e IE8, e o impacto dessas empresas grandes acabam incentivando em nossos projetos também.

[quote=caio.ribeiro.pereira]jaboot o intuito é incentivar html5 por que será questão de alguns anos creio que 1 ou 2 anos para tudo se estabilizar, e fazer um site em HTML5 hoje mesmo com alguns javascripts para forçar compatibilidade com browsers antigos é mais vantajoso do que adotar padrões antigos da web, pelo qual você terá que se esforçar muito mais desenvolvendo soluções complexas ou gambiarras para fazer tais efeitos ou animações que é facilmente implementada em HTML5.

É claro que infelizmente devido ao maldito IE que não sai da versão 8 para o Windows XP (S.O. ainda mais utilizado) não será totalmente compativel com HTML5 mesmo usando javascripts para isso, mas creio que 90% será aceitavel nele.

O legal é ter bom senso de layout, quanto menos “fru-fru” fazer mais compatível será com todos os browsers seja usando HTML5, HTML4 ou XHTML.
O ideal é ter bom senso e deixar regras bem claras no site ou sistema web, avisando que ele não será 100% compatível com determinados browsers (IE6, IE7 ou IE8).
Pois afinal até o Google não da mais suporte a IE6, daqui a algum tempo ele também poderá excluir o IE7 e IE8, e o impacto dessas empresas grandes acabam incentivando em nossos projetos também.

[/quote]

Na verdade, a previsão do próprio W3C para que o HTML esteja totalmente OK e suportado em todos os browsers é 2022. :cry:

alias … acho que você esta enganado, segundo essa fonte aqui HTML5 estará pronto em 2014 diz que em 2014 estara mais estável, e até concordo com eles, pois tirando IE, os demais browsers estão constantemente atualizando-se para esse novo padrão sem contar que já existe muito site em HTML5 totalmente Cross-browser até com IE6.

Como disse antes é possível trabalhar com HTML5 é tudo questão de bom senso sobre o layout que vai projetar.

Mito de 2022

[quote]Um dos equívocos persistentes em torno do HTML5 é que “não será feito até 2022.” As evidências típicas de apoio para isso é uma entrevista que fiz com Ian Hickson, o editor daespecificação do HTML5, alguns anos atrás. Ironicamente, mesmo naquela entrevista, elefoi claro sobre a data de 2022. Mas poucas pessoas tem falado sobre isso, e seus artigos raivosos chamou a atenção muito mais do que os fatos reais.
A verdade é que 2022 é quando Hickson espera que a especificação do HTML5 se torneuma recomendação W3C completa, o que significa que há duas 100% completas,implementações verificáveis. Para se ter uma ideia do porquê que é ao mesmo tempobastante sem sentido e um grande salto, ao mesmo tempo, consideramos que nenhuma outra versão da especificação HTML jamais alcançou esse status, principalmente porque eram demasiado vagos para qualquer aplicação a ser comprovadamente correto. A especificação HTML5 está ficando perto de ser solidificado e imutável, agora em 2011.[/quote]

fonte

Na minha humilde opinião…Eu ainda recomendo HTML5 sem dúvidas! Porque?

Porque a tendência dos sistemas web é que com o passar do tempo, tudo irá convergir para o WebStandards (HTML5 + CSS3 + Javascript), pq?

Pq já é possível criar aplicações ou sites totalmente com layout responsivo, que são layouts totalmente aceitável em diversos formatos de tela: Computadores, TVs, Smartphones e tablets, sem a necessidade de desenvolver via Android, iOS ou Windows Phone.

Caso queira algo mais específico já existem frameworks como PhoneGap que converte todo código HTML e CSS para uma plataforma Mobile, por exemplo vc cria um aplicativo em HTML5 e converte-o em código nativo para Android, iOS ou outras plataformas.

Com WebStandards vc só precisa de um browser, sem a necessidade de instalar plugins (no caso de Flex, Flash, JavaFX e Silverlight).

Existem bons frameworks como Bootstrap e JQueryUI que transforma qualquer mero programador péssimo em layout em um ótimo webdesign.

Já existe também um meio de como você trabalhar no lado servidor utilizando apenas Javascript, o Node.js é uma excelente plataformas, tenho vários post em meu blog: Underground WebDev falando sobre ele, pois ele simplifica o desenvolvimento no back-end, por exemplo no tratamento de JSON, e possuem algumas caracteristicas bacanas como o paradigma orientado a eventos de I/O e recursos otimizados para WebSockets permitindo criacao de sistemas em tempo real.

Já existem banco de dados totalmente em Javascript e altamente escaláveis: MongoDB e CouchDB são dois bons exemplos disso.

Resumindo, já é possível criar uma aplicação inteira com layout, servidor e banco de dados utilizando apenas 3 tecnologias do WebStandards: HTML, CSS e Javascript.