IA para responder FAQ

2 respostas Resolvido
java
C

Java para Desktop
IDE Eclipse

Sei que a pergunta ficou meio bizarra. Mas é mais ou menos assim:
Como sabemos, FAQ são as famosas perguntas frequentes, onde temos perguntas fixas para que os visitantes de sites, etc, possam compreender certas coisas sobre o que estão fazendo ou como fazer determinada ação. Exemplo: comprar algo na internet, quais formas de pagamento, etc.

Minha ideia é criar um auxiliar, que possa responder as perguntas em tempo real, como se o usuário estivesse conversando diretamente com o suporte. É o que eu chamo de IA. Minha IA deveria responder aos usuários, auxiliando em suas dúvidas e, caso não tivesse uma resposta, então um e-mail seria enviado ao suporte.

Estou tendo problemas em como criar essa IA. Como fazer para que o sistema responda com naturalidade, identificando o sentido da questão apresentada, que pode ser de várias formas.

Um exemplo, aqui, neste site: http://www.ed.conpet.gov.br/br/converse.php
Criei um sistema semelhante, mas o case sensitive e as perguntas tornam tudo muito fixo. Exemplo: se eu disser “oi”, ele responde “olá”. Mas se eu disser “Oi” (o meu “o” está maiúsculo), então ele não teria resposta(a menos que eu informasse uma resposta para essa nova informação)

2 Respostas

D
Solucao aceita

Procure alguns exemplos de implementação de chatbots.

Acredito que para fazer isso você precisa pesquisar algo a respeito de analisadores léxicos e usar o suporte de dicionários léxicos para forma as respostas. Se vc não encontrar exemplos, grupos de apoio sugiro procurar algo de iniciação cientifica a respeito, talvez vc encontre algo no IPT.

E quanto a questão de caixa baixa ou alta é só usar funções para uppercase.

C

beleza, obg. isso certamente vai ajudar! :smiley:

Criado 24 de janeiro de 2016
Ultima resposta 25 de jan. de 2016
Respostas 2
Participantes 2