[quote=Rubem Azenha][quote=Thiagosc]
Em Hortolândia é trabalho de office-boy, salário baixo, gente FDP, etc.
[/quote]
office-boy? Tipo o Linux Tech Center?[/quote]
Não, office-boy mesmo.
Em Hortolândia é trabalho de office-boy, salário baixo, gente FDP, etc.
[/quote]
office-boy? Tipo o Linux Tech Center?[/quote]
Não, office-boy mesmo.
Apenas respondi a sua pergunta da forma mais honesta possível. Mentir, para mim, seria anti-ético. Não devemos nos contentar com pouco, principalmente com empresas que não estão nem aí com você e no dia que acharem que precisam cortar gastos, lhe darão o pé na bunda.
Conheci gente com 15 ou 20 anos de empresa serem despedidas simplesmente para cortar gastos. São coisas do negócio, mas isso mostra que devemos ver o nosso lado também. Uma relação empresa-empregado deve ser bidirecional, ambos os lados precisam ter algum benefício. Portanto assim como um empregado é avaliado, tanto a sua “performance” (isso significa ser office-boy de gerente na IBM) ou sua eligibilidade para promoções ou aumentos ou até mesmo para ser despedido, a empresa deve ser avaliada pelo profissional e se não tiver uma boa “performance” então merece tomar o cartão vermelho.
[quote=erickles]
E para encerrar meus comentarios, afirmo novamente, não aceitei a vaga pela forma de contratação, do contrario, já teria dado inicio ao processo de seleção.[/quote]
Saiba negociar, se faça de dificil. Tenho certeza que ligarão novamente para você oferecendo uma vaga CLT. Diga-nos quando isso acontecer, pois se for o caso é sinal que todos podem recusar PJ porque eles precisam de profissionais e se não tiver de outra maneira eles pegam CLT mesmo.[/quote]
Concordo que não devemos nos contentar com pouco, eu não me contento…
Apenas encaro os problemas de uma empresa com profissionalismo, se ela não atende aos meus criterios de um bom ambiente de trabalho e de reconhecimento profissional, simplesmente procuro outro emprego e peço as contas.
A Consultoria que me contatou me enviou outra proposta, porem o salario em carteira estava baixo…Fazer-me de dificil eu fiz, já recusei duas propostas…vamos ver se eles vem com uma contra oferta. Se me enviarem, aviso vcs.
Abraços!
[quote=Thiagosc]
Não, office-boy mesmo. [/quote]
Acho que você não conhece lá…
Não, office-boy mesmo. [/quote]
Acho que você não conhece lá…[/quote]
Vai lá então e veja com os próprios olhos. Depois diga-nos como foi a sua experiência!
Não sei de onde tiraram que profissionais passando referências uns aos outros ou contando experiências é algo anti-profissional. Essas empresas fazem muito pior, com lista negra com nomes de pessoas que entram com processo na justiça e tudo mais. O direito de julgar algo como bom ou mal não é reservado as empresas somente. Por que tanto complexo de inferioridade? Por que aceitar ser julgado por parâmetros arbitrários definidos por algum gerente demente e não se dar o direito de julgar as empresas com parâmetros racionais?
É por isso que o mercado de desenvolvimento de software está um lixo. As empresas tem a faca e o queijo na mão, cometem fraude e modos de contratação ilegais, fazem o que querem e os desenvolvedores aceitam de bico calado. Empurram CLTs mutantes goela abaixo e ninguém fala nada. Tratam o funcionário como se fosse catador de lixo na rua e fica por isso mesmo.
Uma empresa dessas, assim como a IBM que apóia fraude da CLT através de contratações PJ e CLT mutante, merece se esculachada mesmo e suas táticas expostas para que outros tomem decisões bem informadas.
Essa história de “anti-profissionalismo” foi inventada por um idiota útil aí da thread que não conseguiu formular mais que duas frases que façam sentido.
Bom, não sei nada sobre a IBM pra poder argumentar mas…
Isso aí é real, e assustador. O ramo do desenvolvimento pode acabar como o de manutenção de computadores, saturado e mal pago, por causa dessas.
Thiagosc,
Concordo sim com tudo o que vc diz. Mas o que fazer ? Claro, temos que nos valorizar e mandar essa gente exploradora a merda, porem, sempre havera aquele que aceita qq parada, pois esta desesperado a procura de emprego…e eh ae que são explorados.
Penso que, gente exploradora assim não faz questao de profissionais de qualidade, vai qq um, desde q faça o troço funciona…
Que isso…discutir se a IBM é uma empresa boa pra trabalhar…
eu não tenho dúvidas
vou dar uma inchada pra vcs
aí sim vcs vao ver oq é bom :lol:
dohko: inchada ? :?: ?
Thiagosc: E quem disse que negociar é algo ruim? Não pode ter a visão de que a parte técnica é a única que importa, porque aí sim o trabalho será totalmente braçal, que você tanto reclama… É por isso que os “office-boys” se dão melhor que muita gente “técnica”.
Vejam todos, o georgen acabou de afirmar que encaminhar e-mails do gerente, preencher planilhas e trazer cafézinho são tarefas “mais complexas” do que projetar um sistema. Você merece a IBM! Se já não trabalha lá, por favor mande curriculum e aceite qualquer proposta que eles fizerem!
Vejam todos, o georgen acabou de afirmar que encaminhar e-mails do gerente, preencher planilhas e trazer cafézinho são tarefas “mais complexas” do que projetar um sistema. Você merece a IBM! Se já não trabalha lá, por favor mande curriculum e aceite qualquer proposta que eles fizerem![/quote]
Nao falei em "encaminhar e-mails do gerente, preencher planilhas e trazer cafézinho ", falei em NEGOCIAR, porque quem faz isso consegue fazer a mesma coisa que outros, e ainda ter um salário maior…
Ou você acha que pessoas como Bill Gates e Steve Jobs ganharam dinheiro porque programam bem?
Vejam todos, o georgen acabou de afirmar que encaminhar e-mails do gerente, preencher planilhas e trazer cafézinho são tarefas “mais complexas” do que projetar um sistema. Você merece a IBM! Se já não trabalha lá, por favor mande curriculum e aceite qualquer proposta que eles fizerem![/quote]
Nao falei em "encaminhar e-mails do gerente, preencher planilhas e trazer cafézinho ", falei em NEGOCIAR, porque quem faz isso consegue fazer a mesma coisa que outros, e ainda ter um salário maior…
Ou você acha que pessoas como Bill Gates e Steve Jobs ganharam dinheiro porque programam bem?[/quote]
Pobre de vc que no mundo de hj nao saber negociar, ta morto. Vc tem que puxar para sua sardinha pq empresario nenhum vai fazer isso, ou vc sabe negociar ou colocam vc no bolso pagando menos do que vc deveria ganhar, isso por uma questao de diminuicao de custo e simples o mundo é dos espertos. Acreditar que um empresario vai ter consciencia de pagar acima do mercado ou no valor que vc acha q deve ganhar sem vc negociar claro que nao vai. Nunca vi uma vaga de emprego oferecendo salario acima do mercado ahah tem suas excecoes mais tipo programdor jr. ta dificil de ver. Cabe agora vc negociar e dizer que tem interesse de trabalhar naquela empresa porem pelo valor X.
Não preciso ir lá. Tenho vários amigos e ex-colegas que trabalham lá e falar que lá é lugar de office-boy, fazer cafézinho e encaminhar e-mail para o chefe é no mínimo uma total falta de respeito com os meus conhecidos que são excelentes desenvolvedores (inclusive o pessoal que trabalha no LTC).
Não estou dizendo que é um lugar perfeito, mas pelo menos não menospreze nem generalize os profissionais que ali trabalham.
Vai lá então e veja com os próprios olhos. Depois diga-nos como foi a sua experiência!
[/quote]
Não preciso ir lá. Tenho vários amigos e ex-colegas que trabalham lá e falar que lá é lugar de office-boy, fazer cafézinho e encaminhar e-mail para o chefe é no mínimo uma total falta de respeito com os meus conhecidos que são excelentes desenvolvedores (inclusive o pessoal que trabalha no LTC).
Não estou dizendo que é um lugar perfeito, mas pelo menos não menospreze nem generalize os profissionais que ali trabalham.[/quote]
opa! Rubem eu acho que ele se atrapalhou. e achou estranho uma empresa de grande porte na area de TI ter office-boy. Aqui tem office-boy como qualquer outra empresa hehe, principalmente documentos importantes que nao pode vazar por exemplo… e esses office-boy sao profissionais chaves como o desenvolvedor e qualquer outro. A empresa do “Tio zé desenvolvimento” tem office-boy.
So mais um detalhes sao 10 mil funcionarios nao tem como ele tirar esse resultado, a nao ser q ele conseguiu entrevistar todos os funcionarios e saiu perguntando a funcao, o que fazia etc.
Olá, Thiagosc
Me cadastrei apenas pq gostaria de lhe dizer o quanto apreciei ler seus posts no tópico IBM Hortolândia. Concordo 150% com tudo o que você diz com respeito à pessoa se submeter a essas consultorias que somente visam o lucro próprio, desconsiderando o que os profissionais almejam e esperam de uma empresa como a IBM.
Você foi bastante claro nos seus comentários, deixando à mostra como é perigoso considerar uma empresa apenas pelo nome que carrega. Em resumo, a IBM é uma enganação, que ainda hoje vive de sua “imagem” do passado (na qual algumas pessoas desinformadas ainda acreditam), contrata colaboradores a partir dos canais mais “sujos” (a pior espécie de empresinhas de consultoria de RH “caça-níquel”), em resumo, não tem o menor respeito pelos profissionais da área técnica, como eu sou e provavelmente você também é. Realmente, concordo com você no que diz quanto à IBM não passar de uma empresa de marqueteiros.
Vou contar uma rápida liçãozinha de história:
Em 2004 participei de um projeto no qual fui iludido que seria direto pela IBM (mas na verdade foi pela BRQ - uma empresa bem bandida, por sinal: não paga corretamente, contrata irregularmente, etc), ficamos eu e outros profissionais alocados em uma sala dentro do prédio da IBM, mas totalmente sem apoio da IBM. De um dia para outro, a maioria foi cortada, sem que explicação alguma fosse dada a ninguém. Foi dessa forma que aconteceu. No fim, ficamos todos literalmente “correndo atrás” da BRQ, a qual não atendia nossos telefonemas, e não dava mais retorno a nenhum de nós.
Enfim, hoje posso ver que nada mudou. Recentemente fui contatado por uma dessas “consultorias” (PROCWORK) para uma vaga em Hortolândia. Percebo que a IBM usa de várias dessas empresinhas - já que no início desse ano, eu tinha sido contatado por uma outra (SYSTEMPLAN), também através do APINFO. É sempre a mesma história: você precisa preencher uma “tijolada” de formulários, com as mesmas informações, e depois fica aguardando um contato, que geralmente não vem. Os processos da IBM são os mais longos, confusos e sem metodologia que eu já vi.
Quem me ligou da PROCWORK foi um estagiário (pasme!), que mal conseguia formular corretamente as perguntas básicas (todas constando dos meus dados do APINFO). Quando no final, ele me solicitou o preenchimento dos tais “formulários”, respondi “na lata” que já os tinha preenchido por outra empresa, e que iria enviá-los (uma vez que todos, independente da “consultoria”, possuem os mesmos dados, requerendo talvez algum ajuste da parte deles). Para minha surpresa, recebi como resposta do tal estagiário, o seguinte e-mail (os grifos são meus):
[quote]De: Antonio Lucas Cavalcante da Silva <antonio.silva@sondaprocwork.com.br> - 10:30 (1 hora atrás)
Caro Werner,
Somos uma multinacional consolidada no mercado há muitos anos graças à seriedade, comprometimento, respeito, educação e competência de nossos colaboradores. Infelizmente pude constatar através de nosso contato que você não possui o perfil que buscamos para um profissional de nossa equipe. Sendo assim, não é necessário que você envie seus formulários pois estou dando encerramento ao processo.
A IBM é uma cliente de grande porte em que inúmeras oportunidades são abertas diariamente e inúmeros profissionais passam por processos todos os dias, portanto é natural que os processos sejam demorados.Temos como princípio dar um feedback ao nossos candidatos, porém não sabemos como as outras consultorias trabalham. Lamento que você tenha tido uma experiência desagradável com outras consultorias e espero que tenha sucesso na sua carreira profissional.
Obrigado pela atenção e tenha um ótimo dia
att,
[/quote]
Ou seja, é assim que a IBM pensa - Eles acham que você é quem precisa deles. Contratam empresas pequenas que acham que têm o rei na barriga, e a verdade é que acham que nós temos a obrigação de dar alguma satisfação a essas empresas de M**** que a IBM coloca a seu serviço.
Só a título de curiosidade, segue a resposta que enviei ao tal estagiário:
[i]Meu caro Lucas,
Suas palavras são meras palavras.
Assim como outras, que dizem o mesmo que a sua empresa porém demonstram atitude completamente oposta, sua empresa só faz desperdiçar o tempo de profissionais sérios.
Uma empresa que manda um estagiário fazer contatos profissionais com candidatos (o qual sequer tem capacidade de conduzir uma entrevista profissionalmente), que acha que candidatos têm a obrigação de ficarem preenchendo os mesmos formulários tantas vezes quantas vocês queiram, e não se obrigam a dar qualquer satisfação posterior ao mesmo, condenando o profissional a ficar "eternamente" aguardando um retorno do processo, só pode ser classificada como uma empresa de moleques.
A sua "empresa", que como você diz, é "séria", não trata o candidato com o respeito que merece, portanto não merece a minha consideração.
Saiba que você, a sua empresa, e seus "colegas" aí não passam de moleques que acham que nós, profissionais sérios do mercado, temos todo o tempo do mundo para perder com seus processos confusos, desorganizados, e sem a mínima metodologia.
No fim, nós, profissionais, não precisamos dos seus serviços. Muito menos a IBM, que se tivesse consciência do seu tratamento com os candidatos, certamente dispensaria seus serviços. Não sou eu, nem os demais profissionais que vocês contatam, que necessitamos de vocês. São vocês que necessitam dos profissionais.
O seu e-mail foi desnecessariamente ofensivo ao meu caráter e conduta, e será encaminhado aos canais competentes para devido registro e providências.
Sem mais.[/i]
Moral da história: IBM para mim, NUNCA MAIS - MESMO.
Cara, que lição!
Não nego que gostaria de trabalhar na IBM, mas gostaria de trabalhar “na IBM”, não por essas empresas terceirizadas…
Meu Deus… quem escreve “att” no final de um e-mail é quem tem que levar um pé na bunda. Quer imitar estrangeiro e acaba passando por brasileiro que acha que entende alguma coisa.
Tive o trabalho de ler todas as respostas deste tópico, e aprendi bastante.
Ficou claro para mim que, de fato, uma boa negociação faz toda a diferença. De fato, nenhum dos meus ex-chefes me ofereceu um bom salário. Eu é que sempre pedia mais que a média do mercado, justificando o porquê, e quase sempre conseguia diminuir a fatia do empresário e aumentar a minha. Muito obrigado Robert Kyiosaki, Mauro Halfeld e Gustavo Cerbasi por me dar várias dicas e “insights” neste sentido.
Vi que tem gente aqui que tem nojo da IBM, e preciso respeitar suas respectivas opiniões. Mas concordo com quem disse que, por ser uma grande empresa, vale a pena trabalhar lá, pelo que se pode aprender (estou falando de quem tem pouco ou nenhuma experiência).
Há algum tempo tenho visado trabalhar na IBM de Hortolândia, pq fiquei sabendo que eles tem uma paciencia enorme com jrs. Vou terminar o curso de Computação esse fim de ano e estava querendo começar por la. Alguem tem alguma dica de como faze-lo.
Desde já agradeço a todos que contribuirem. ^^’
[quote=pcassiano]Tive o trabalho de ler todas as respostas deste tópico, e aprendi bastante.
Ficou claro para mim que, de fato, uma boa negociação faz toda a diferença. De fato, nenhum dos meus ex-chefes me ofereceu um bom salário. Eu é que sempre pedia mais que a média do mercado, justificando o porquê, e quase sempre conseguia diminuir a fatia do empresário e aumentar a minha. Muito obrigado Robert Kyiosaki, Mauro Halfeld e Gustavo Cerbasi por me dar várias dicas e “insights” neste sentido.
Vi que tem gente aqui que tem nojo da IBM, e preciso respeitar suas respectivas opiniões. Mas concordo com quem disse que, por ser uma grande empresa, vale a pena trabalhar lá, pelo que se pode aprender (estou falando de quem tem pouco ou nenhuma experiência).[/quote]
Vai aprender a ser peão de fábrica de software então. A IBM é uma empresa porca, não apenas em seus métodos de contratação fraudulentos, mas também com seus próprios funcionários.