IBM indo pra Agilidade

Já tinha postado no meu blog algo citando a nova linha de ferramentas da IBM que abandonam um pouco a linha das ferramentas atuais (RequisitePro, ClearCase, ClearQuest) e se afastam até do RUP (pelo menos da maneira que o mercado vê o RUP).

Nosso amigo José Paulo Papo foi para a Rational Software Development Conference 2008 realizada em Orlando e falou coisas bem interessantes no blog dele:

http://josepaulopapo.blogspot.com/2008/06/consideraes-sobre-o-rsdc-2008-em.html

Será que a IBM será mais um case de adoção Ágil em larga escala?

TeamConcert com Scrum! Poxa, parece tudo muito bom. Sera que em 5 anos nao teremos mais empresas grandes usando processos engessados?

Eu estava acompanhando os posts do Papo e achei muito legal o Rational Team Concert.
Que tenta aliar agilidade com governança em TI.
Diga de passagem uma tarefa bem difícil. E que o próprio Papo acredita ser totalmente possível.

Quando isso acontecer de FATO. Eu quero está vivo para ver como o mercado vai agir com relação as Certificações de processo.

Na final mundial de programacao desse ano (2008) a IBM, como patrocinadora durante todos esses anos de evento, fez a classica palestra de tentar recrutar as melhores mentes da area academica da computacao em bacharel/mestrado…

A palestra dessa vez (MUITO diferente do ano passado) foi focada em como as coisas deveriam ser mais vivas, mais rapidas… que os processos deveriam ser mais ageis etc… tudo isso sem mencionar a palavra agile… tudo isso sem mencionar qualquer palavra relacionada a metodologias ageis.

A sensacao durante a palestra foi de que eles nao queriam usar a palavra agile para nao ter que se comprometer a dizer: “olha, sabe aquela maneira que nos trabalhamos hoje em dia? entao… parece que realmente ela nao eh a melhor… a melhor eh essa outra que as outras empresas que cresceram horrores estao adotando…”.

No meio da palestra ficou uma situacao meio chata, pq foi defendido documentacao extensiva, por exemplo (???)…

Bom, so o tempo vai dizer se a IBM, que eh tao poderosa e influente no nosso mercado, vai migrar para agile mesmo… se vai deixar de lado muito do que defendeu, comprou, vendeu e utiliza hoje em dia… por um lado, eh um passo importante, por outro, eh dizer que o que havia feito antes nao se adequa a realidade do mundo de hoje… que eu concordo…

Abraco

Quando isso acontecer de FATO. Eu quero está vivo para ver como o mercado vai agir com relação as Certificações de processo.[/quote]

Nao sei o quanto estou correto mas o Magno comentou uma vez comigo sobre empresas com CMMI 12345678910 (nao sei o numero) que adotavam Scrum…

Abraco

[quote=Guilherme Silveira]Nao sei o quanto estou correto mas o Magno comentou uma vez comigo sobre empresas com CMMI 12345678910 (nao sei o numero) que adotavam Scrum…
[/quote]

exato. Aqui tem um link legal que o Magno passa a respeito:
http://jeffsutherland.com/scrum/Sutherland-ScrumCMMI6pages.pdf

que vem daqui:
http://jeffsutherland.com/scrum/2007/09/scrum-and-cmmi-level-5-magic-potion-for.html

Quando isso acontecer de FATO. Eu quero está vivo para ver como o mercado vai agir com relação as Certificações de processo.[/quote]

Vc viu o “tema” da IBM Development Conference 2008 desse ano?

“Profissionais de IT são Heróis”

Lembra do CMM nível 1?

“O sucesso nestas organizações depende da competência e heroísmo dos seus funcionários.”

Seria uma provocação?

A equipe do projeto Jazz (nome código do Team Concert) é formada em boa parte por gente que trabalhava no desenvolvimento do Eclipse Project (ou SDK). O time do Eclipse Project tem uma ótima reputação (interna e externamente à IBM) por ser capaz de continuamente através dos anos (por mais de 7 anos agora) entregar o release no prazo e com qualidade. Esse time é basicamente originado da OTI, empresa que a IBM comprou em 1996, e até hoje preserva bastante da cultura original (incluindo a filosofia de desenvolvimento, que é agile-like). Um dos motivos para a IBM ter colocado tantos ex-Eclipsers no time do Jazz é que o produto deveria codificar muitas das práticas que fizeram do processo de desenvolvimento do Eclipse Project um sucesso.

Mais sobre a OTI:

http://www-03.ibm.com/software/ca/en/ottawalab/roots.html#oti

Falou,

Rafael

Pessoal, aproveitando a deixa… quero convida-los para este que é o principal evento da IBM focado em desenvolvimento de software no Brasil.

Nossa idéia é replicar o evento dos EUA, aqui no Brasil em menor escala, é claro. Estamos na 7a edição e posso garantir a vocês: o tom está bem diferente.

Durante o evento terão minicursos de 2 horas em Team Concert (mão na massa mesmo) e no segundo dia cada participante poderá realizar 3 provas de qualquer certifição IBM “na faixa” (www.ibm.com/certify).

Link para o site do evento: http://www.detaileventos.com.br/ibm_dc2008/agenda.htm

Conversei com o pessoal que organiza o evento e consegui 50% de desconto para o GUJ. Quem quiser ir e conferir essa nova ferramenta de desenvolvimento (que terá versão gratuíta), me mande um email direto em: rugolini arroba br.ibm.com

Abraço a todos,
Rodolpho

Eu vou estar lá… também quero ver isso de perto…

Quando isso acontecer de FATO. Eu quero está vivo para ver como o mercado vai agir com relação as Certificações de processo.[/quote]

Nao sei o quanto estou correto mas o Magno comentou uma vez comigo sobre empresas com CMMI 12345678910 (nao sei o numero) que adotavam Scrum…

Abraco[/quote]
O problema é que o mercado quer de novo engessar em apenas uma maneira “pseudo” correta de desenvolvimento. Antigamente UP hoje o Scrum. Não estou dizendo que Scrum é ruim, pelo contrário é muito bom, mas desenvolvimento ágil é Scrum, é FDD, é XP, é LeonardoFernandesStyleDevelopment. :slight_smile:

A IBM não é uma empresa gigante qualquer: ela é do ramo. E tem dado sinais positivos já há algum
tempo.

Quanto a outras empresas, tenho certeza que continuará havendo processos engessados, a pesar
de todas as evidências indicarem que isso não funciona.

Por analogia, será que em 5 anos não teremos mais pessoas adultas achando que a terra é plana ?
http://www.theflatearthsociety.org/forum/

Jorge

[quote=leofernandesmo]
O problema é que o mercado quer de novo engessar em apenas uma maneira “pseudo” correta de desenvolvimento. Antigamente UP hoje o Scrum. Não estou dizendo que Scrum é ruim, pelo contrário é muito bom, mas desenvolvimento ágil é Scrum, é FDD, é XP, é LeonardoFernandesStyleDevelopment. :)[/quote]
+1

O site do Rational Team Concert está rodando no próprio projeto (tem que criar login):

https://jazz.net/jazz/web/projects/Jazz%20Project

Esse site tem a parte WEB da ferramenta…
Algumas coisas lembram até os softwares da Atlassian (Jira / Confluence, etc…)… :stuck_out_tongue: Parece que tá ficando bom…

Olá,

Estive no IBM Development Conference 2008 em São Paulo e achei que eles estão querendo na verdade lançar o RUP++.

Eu comentei o evento no blog: