Implementação do Modelo Cliente/Servidor de Redes

Oi pessoal,

Estou fazendo uma disciplina de Redes e nela temos que fazer um trabalho da implementação do Modelo Cliente/Servidor com o uso de sockets. Peço, por favor, a ajuda da comunidade para conseguir realizar este trabalho. Segue abaixo as especificações:

Trabalho de Implementação do Modelo Cliente/Servidor de Redes

  1. Objetivo
    Este trabalho tem por objetivo implementar o modelo Cliente/Servidor via programação de sockets.

  2. Descrição
    O aluno deverá respeitar as atribuições da entidade Cliente e também da entidade Servidor, em sintonia com o modelo Cliente/Servidor estudado. Como exemplo são atribuições:

  • Cliente

    • Inicia os pedidos para os servidores;
    • Espera por respostas e recebe respostas;
    • Nesse modelo se conecta a pelo menos um servidor;
    • Em geral interage diretamente com o servidor através de um software de aplicação específico fazendo com que a comunicação com o servidor seja estabelecida.
  • Servidor

    • Sempre espera por um pedido de um cliente (espera por pedidos);
    • Escuta os pedidos e, em seguida, responde aos clientes com os dados solicitados;
    • Normalmente interage diretamente com os usuários finais através de qualquer interface com o usuário;
  1. Questões
    Para a pontuação e nota as tarefas foram divididas, de acordo com implementações individuais, destacadas nos itens a seguir:
    3.1 - Implementar o estabelecimento de conexão do protocolo TCP. É necessário exibir na tela alguma informação, seja textual ou gráfica, para que se possa visualizar o seu funcionamento. Na solução o aluno deverá prever questões de time-out e também indisponibilidade do servidor.
    3.2 - Implementar a transferência de uma mídia de vídeo com o uso do protocolo TCP. Mecanismos que asseguram a confiabilidade dever estar previstos, dessa forma:

    • 3.2.1 - Números de sequência que garantem a entrega ordenada;
    • 3.2.2 - Código detector de erros (checksum) para detecção de falhas em segmentos específicos e reenvio de segmento;
    • 3.2.3 - Confirmação de recepção e temporizadores;
      3.3 - Implementar uma solução onde está previsto a troca de dados em uma requisição de uma página HTTP em um servidor Web.
      3.4 - Implementar a transferência de uma mídia de vídeo com o uso do protocolo UDP.
  2. Avisos
    4.1 – O aluno deve considerar a melhor maneira de apresentar a solução, de tal forma que possamos observar o seu funcionamento e mecanismo.

Caso alguém já tenha feito algum trabalho similar à este, por favor poste os scripts utilizados para servir de base para a implementação.

Desde já, obrigado !