Importar excel para banco de dados com JAVA e mostrar para o usuário

Galera, ainda estou estudando JAVA, e estou tentando tratar um programa aqui. O programa faz o seguinte.
Ele pega a planilha do excel e cria uma tabela temporária e joga no banco de dados.
Dentro disso ele percorre célula por célula da primeira linha, então se a primeira linha tem 3 colunas, as outras linhas, o programa lê apenas 3 colunas, mesmo que tenha 4 ou 5 colunas.
O ideal aqui, é ele ver que a primeira linha deveria estar preenchida completamente.
Mas toda vez que ele percorre a linha e encontra um BLANK, ele pula para próxima linha pois entende que acabou aquela linha.
Isso funciona muito bem num cenário perfeito, mas estou forçando esse erro na primeira linha.
O objetivo é dar erro e mostrar para o usuário. Mas como ele encontra o blank e pula para a próxima linha, ele nunca vai reconhecer o erro.

@FXML
private void salvar() {
conta = 0;
criarTempExcel(rows);
rows.forEach(row -> {
try {

			if (row.getCell(0).getCellType().toString() != "BLANK") {
				List<Cell> cells = (List<Cell>) toList(row.cellIterator());
				try {
					ExcelLoadDao.getInstance().popularTemporaria(cells);
					conta ++;
				} catch (SQLException e) {
					e.printStackTrace();
				} catch (Exception e) {
					e.printStackTrace();
				}
			}else
			{
				JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro ao salvar carga: ");
				
			}return;
			
									
		} catch (Exception e) {
			e.printStackTrace();
		}
	});
	

	try {
		ExcelLoadDao.getInstance().persistirTemp(
				listaTabelas.get(cmbTabelas.getSelectionModel().getSelectedIndex()).getComplemento());
		JOptionPane.showMessageDialog(null, conta + " Linhas importadas.");									
	} catch (SQLException e) {
		e.printStackTrace();
		JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro ao salvar carga: " + e.getMessage());

	} catch (Exception e) {
		e.printStackTrace();
		JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro ao salvar carga: " + e.getMessage());

	}

	listViewExcel.getItems().clear();
	btnSalvar.setDisable(true);
}