Olá, Boa tarde/noite/dia. Bem, sou iniciante e ainda estou aprendendo. Vou começar faculdade de analise e desenvolvimento de sistemas em agosto. Mas enfim, comecei a estudar 3 meses atrás e estava bastante animado. Terminei o curso de lógica que aprendi via o Alura tranquilamente e depois disso tentei começar o curso de HTML & CSS mas fiquei parado e não tenho estudado desde então. Estou querendo entrar no mercado de trabalho o mais rápido quando começar a faculdade, por esse motivo eu estava estudando antes e tentando pegar técnicas de estudo que aumentam minha produtividade. Já tentei várias técnicas, rotinas, e acabou que nenhuma funcionou e fui desanimando cada dia mais. Outra coisa, pelo fato desse mundo da programação ter infinitos caminhos eu fico perdido no QUE aprender e ONDE e COMO criar alguma coisa com o aprendi a hora de criar e colocar em prática me trava. Eu estava fazendo apenas exercícios de lógica mas foi me desanimando cada vez mais. O que vocês recomendariam? A lógica de programação eu já tenho, aprendi tranquilo. Eu só quero saber em que focar pois ando bastante perdido. Eu tenho interesse tanto pelo Back End e tanto pelo Front End assim também como tenho vontade de estudar redes e segurança. Novamente a pergunta, o que vocês recomendariam?
Iniciante
4 Respostas
Hum, parece que vc quer seguir pelo caminho de desenvolvimento web, isso é bom, todo mundo tá falando que web e mobile são os maiores mercados. Web deve ser ainda maior, já que os apps geralmente tem sites e/ou se conectam na internet.
Você pode seguir livros e/ou tutoriais pra aprender a usar as ferramentas, mas você só ficará capacitado mesmo quando fizer - e concluir - projetos próprios. Comece com projetos bem pequenos e vá aumentando o tamanho dos seus projetos, concluindo um antes de começar o próximo.
Durante o desenvolvimento de cada projeto, vc vai perceber os conhecimentos que estão te faltando ter para seguir em frente neles, aí vc pode ir atrás desses conhecimentos em livros, tutoriais, e documentação.
A questão é que eu não sei o que criar. Eu tenho vontade de aprender Mobile também além do desenvolvimento web. Não sei se posso começar direto pro mobile e depois ir pro desenvolvimento. Eu não sei o que poderia ser considerado “projeto” e isso me deixa meio que parado. Eu gosto tanto do front quanto do back e vou começar a estudar design em conjunto também por interesse. Eu fico perdido no que criar e como botar isso em prática. Na documentação eu fico perdido de ler, não sei por onde começar e qual motivo de usar. É normal isso?
De modo geral, estou falando de criar um sistema completo, com Banco de Dados, talvez PHP (ou outra tecnologia pro BackEnd), e HTML/CSS/Javascript pro ForntEnd.
Você gostaria de criar um site ou serviço online? o que ele faria? o que teria? Quais seriam as Páginas? Pra onde (qual página) cada botão/link levaria? Se vc começar a responder essas perguntas pode projetar um sistema antes de escrever código.
Mas se vc não tiver nenhuma ideia mesmo, pode tentar criar uma variação dos sites que já existem. Por exemplo, criar um site institucional ou de portifólio de teste.
Não há ordem especifica entre web e mobile, vc pode estudá-los na ordem que quiser.
Documentação é complicadinha, vc tem que aprender primeiro a como lê-la, e pode buscar isso na internet pela documentação que desejar. No caso do Java é javadoc, vc poderia buscar como aprender a ler/entender o javadoc.
A documentação é importantíssima, ela explica o que fazer, o que não fazer, como usar, além de conter (ou pelo menos deveria conter) tudo o que existe na ferramenta. Além disso, é de se esperar que a documentação seja a fonte mais confiável e completa sobre a ferramenta, vc deve poder encontrar “tudo nela”. Mas documentações são difíceis mesmo, e ás vezes é dificil até encontrar o que você precisa dentro dela, mas é questão de experiência.
Documentações são em inglês quase sempre, vc terá maior dificuldade se não dominar o inglês (ao menos leitura, porque as traduções automáticas muitas vezes não resolvem).
Poxa cara, valeu pelas dicas (: vou ir atrás sim. Afinal, um outro interesse meu é redes e segurança da informação e tenho aquela curiosidade de computação forense. Redes por exemplo fico perdido o que e como estudar.