Injeção de dependência com o Guice

15 respostas
Rafael_Carneiro

Guice é um framework de injeção de dependência criado pelo Google para desenvolvimento Java. O Guice permite uma melhor análise e modularidade do que escrever as suas próprias fábricas. Este artigo oferece um tour dos conceitos mais importantes do Guice.

E o que você acha do Guice?

Fonte: http://www.theserverside.com/news/thread.tss?thread_id=52252

15 Respostas

faelcavalcanti

muito interessante a abordagem do guice. bastante parecido com a idéia básica trabalhada no webbeans.
acrescento aqui também um vídeo com algumas demonstrações e práticas de uso do guice no Google Open Source Developer Series link.

Filipe_Chagas

Acham que vale a pena pensar em aventurar-se pelo Guice pra DI a despeito do Spring em um novo projeto, ou ainda é cedo?

[]s

lgi2020

Muito interessante!

Assim que eu tiver algum tempo vou testar.

Abraços.

josenaldo

eu acho que vou voltar a programar em binário…

OOOO saudade de soh ter 0’s e 1’s para estudar e programar… algumas vezes, de tão inspirado, eu não usava nem 0, só usava 1…

Alessandro_Lazarotti

@Inject public WeaselGirl(@Named("Fast") Vehicle vehicle) { //... }

[UPDATED] Especializar o parâmetro injetado é muuuito bom :wink: [/UPDATED]

Rafael_Carneiro

Você quis dizer construtor não é? :slight_smile:

Alessandro_Lazarotti

rcarneiro:
Alessandro Lazarotti:

Injeção em método é muuuuito bom.

Você quis dizer construtor não é? :)

… ops, obrigado pela correção Rafael. Na realidade eu estava me referindo a parâmetros. Tanto no construtor quanto no método você pode especializar o nível da abstração.

ORB_de_Souza

Seguindo a linha da galera do TSS e o artigo,o framework não me encheu os olhos.
8)

L

Acho o esquema de DI do Guice interessante, mas sinto falta de um “batteries included” como é no Spring. Neste framework, existe integração para praticamente toda a especificação Java EE, e vários frameworks provêem integração ou roda em cima do Spring.

É até possível criar providers para integrar o Guice com o ambiente Java EE, mas o chato é que EU tenho que fazer isso, ao invés de já estar no pacote, pronto pra usar.

Alessandro_Lazarotti

Leonardo3001:
Acho o esquema de DI do Guice interessante, mas sinto falta de um “batteries included” como é no Spring. Neste framework, existe integração para praticamente toda a especificação Java EE, e vários frameworks provêem integração ou roda em cima do Spring.

É até possível criar providers para integrar o Guice com o ambiente Java EE, mas o chato é que EU tenho que fazer isso, ao invés de já estar no pacote, pronto pra usar.

Um coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. O Guice é um framework de Injeção de Dependência, só isso.

heitormachado

Olá,

O Guide me parece [muito interessante], pois ela lhe oferece uma melhor análise e modularidade por tirar a dor de escrever as suas próprias fábricas.

Além de ser uma fonte aberta de dependência de injecção de quadro de desenvolvimento Java, que foi desenvolvido pelo Google.

E isso é Muito Bom!!! :smiley:

volnei

Bom eu já usei o guice em alguns projetos e a facilidade é enorme… tanto que eu criei um módulo para usá-lo em meus projetos JSF. Ah lembrando que o Guice tambem já possui um módulo para o Struts.

Para os interessados… http://code.google.com/p/guicesf/

W

Só complemetando com alguns exemplos do Urubatan.:
http://www.urubatan.com.br/tutorial-google-guice-injecao-de-dependencias-by-google/
http://www.urubatan.com.br/aop-facil-com-o-guice/
sds.

Thiago_Senna

Alessandro Lazarotti:
@Inject public WeaselGirl(@Named("Fast") Vehicle vehicle) { //... }

[UPDATED] Especializar o parâmetro injetado é muuuito bom :wink: [/UPDATED]

Só para constar: se não me engano o spring também suporta. É a annotation @Qualifier e é possível criar sua própria anotação também.

sergiotaborda

frocchagas:
Acham que vale a pena pensar em aventurar-se pelo Guice pra DI a despeito do Spring em um novo projeto, ou ainda é cedo?

Depende o Spring que vc está pensando. O Spring 2.5 contém quase tudo o que o Guice faz.
O Guice tem um conceito diferente que é o de escopos que - até onde sei - o Spring não tem. contudo, os conceitos de injeção com anotações são iguais em ambos. (apenas as anotações são diferentes).

Criado 15 de dezembro de 2008
Ultima resposta 22 de dez. de 2008
Respostas 15
Participantes 13