Olá pessoa!
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre a seguinte situação, tenho uma aplicação desktop que automatiza as principais fases de uma pesquisa, essa aplicação configura uma pesquisa com as perguntas e respostas, gera relatórios, etc. A minha idéia é de oferecer o questionário gerado via web, ou seja, desta forma quando a pesquisa é configurada gostaria de disponibilizar o questionário da pesquisa para ser respondido pela internet através de uma aplicação web. Aguém tem alguma idéia de como faço essa integração.
Desde já agradeço pela atenção.
Abraço!
Sua aplicação web não poderia ter um Web Service com um método para publicação das pesquisas(questionários)? Assim, sua aplicação desktop simplesmente chamaria um método no Web Service quando fosse publicar uma pesquisa. De possa da pesquisa, sua aplicação web faz o que tiver de fazer (publicar, deixar pendente pra aprovação, notificar alguém, sei não, vai da sua necessidade).
Acho que é a opção mais simples (que eu conheço). 
Olá xdraculax!
Então estive até pesquisando sobre web services e tal. o detalhe é que não etendi em termos de métodos no web service, pois a pesquisa é montada na aplicação desktop e os dados fica no banco de dados, no meu caso tanto a aplicação web quanto os métodos do web service acessam o banco de dados?
Cara, se eu entendi direito sua aplicação, você cria a pesquisa em uma aplicação desktop, e as pessoas que vão preencher essa pesquisa vão fazêlo pela web, ok?
Se os dados da pesquisa ficam no mesmo banco que a aplicação desktop, ai complica.
O melhor seria se sua aplicação desktop tivesse uma finalidade bem definida: criar as pesquisas simplesmente, e não colher os dados destas pesquisas. Assim essa aplicação simplesmente cria a pesquisa (a estrutura dela) e isso é publicado em uma aplicação web que também colherá os dados da pesquisa.
O bom mesmo seria se sua aplicação fosse toda feita na arquitetura web. 
olá xdraculax!
Você entendeu certo. O questionário é respondido pela web e a configuração da pesquisa é feito pela aplicação desktop. Infelizmente quem conecta direto ao bd é a aplicação desktop
, queria fazer de uma maneira que somente a aplicação desktop acesse o banco de dados e o web service somente integrar as aplicações web e desktop, mas tá complexo.
Cara, realmente do jeito que você “quer” fazer, fica complexo:
Você centralizar o banco na aplicação desktop não é uma boa ideia, por vários motivos.
Veja: A pessoa responssável por criar a pesquisa, cria a mesma em uma aplicação desktop (essa parte não tem muita necessidade de ser web de fato), e publica esta pesquisa em um serviço web, de imediato, os utilizadores desta pesquisa podem acessá-la pela internet ou intranet, e começar a utilizá-la (colher os dados), e, por último, os relatórios dessa pesquisa podem ser visualizados no mesmo sistema web sob perspectiva de outro usuário (quem quer o resultado da pesquisa). Essa seria a “arquitetura” que eu utilizaria nesta situação.
Acho que você nunca trabalhou com WS pelo visto. Em uma explicação bem xula, imagine que você possa chamar um método de uma aplicação remota de dentro da sua aplicação, como se estivesse chamando um método de um objeto “normal”.
Acredito que WS seja a melhor opção no seu caso, dê uma estudada sobre WS em Java e você vai ver que realmente é aplicável na sua situação.
ok, vou estudar web service pra ver se consigo chegar a uma solução, obrigado.