Integração entre um ERP(Delphi + Firebird ) e um E-commerce(Java + MySQL)

Olá a todos. A empresa pelo qual trabalho possue um ERP feito em delphi, com banco de dados Firebird, além disso a mesma empresa possui um e-commerce feito em Java acessando um banco de dados MySQL. Preciso fazer a integração de algumas tabelas destes bancos, entre elas Produtos, CondicaoPagamento, Portador, etc…

A príncipio a integração era feita por um programa em Delphi, que acessava as duas bases, um estava local, e outra acessando o IP fixo do servidor, no qual estava o MySQL, mas ficou bastante lento.

Então estamos criando uma espécie de Web Service, onde  o Client, o ERP feito em delphi, terá um modulo, onde enviará so WebService, os dados a serem atualizados, aqui começam minhas dúvidas, seria melhor esse client, me enviar um String no formato do XML exemplo:
<produtos>
<produto>
<cod>1</cod>
<descricao>teste</descricao>
</produtos

Ou enviar o próprio arquivo XML, tipo postando em uma pasta no servidor previamente selecionada para isso, ou seja ele postaria o arquivo e invocaria o web service, o WebService leria o arquivo .xml e faria as atualizações.

Minha pergunta é, existe diferença no ponto de vista de velocidade entre enviar uma String “grande” no formato de .xml, ou o proprio xml mesmo, qual seria mais rápido? Ou se tiverem outras sugestões serão bem vindas.

Obrigado

Boa tarde!

Acho que a melhor coisa a ser feita, seria um comparativo entre os dois… englobando desde o tempo de processamento, ao consumo de memória.
Dentro do escopo da sua questão, acredito, que um arquivo seria enxuto, afinal nao estaria empacotado em um envelope SOAP… lembrando-lhe ainda que existem aboradagens como a utilização de Json … que poderão reduzir em muito o tamanho de suas chamadas, e consequentemente o tempo de processamento.