Interface do modo certo

5 respostas Resolvido
java
J

Boa tarde, desculpem pela minha “leiguice”, estou num projeto onde tenho duas pessoas, Pessoa Física e Pessoa Jurídica, entretanto optei por não usar Herança por não ser viável nessa situação. Posso utilizar uma interface apenas para amarrar as duas Pessoas? Sem implementar método algum? Ou isso é uma solução inviável considerada gambiarra?

Agradeço a paciência desde já.

5 Respostas

Eduardo_Maranata10

Ver esse link no qual Viny Godoy explicar como lidar para esses casos.

Link

Não se esqueça de ler os comentários

J

Entendi que isso é viável, já que não vou misturar objetos entre os dois. Corrija-me se eu estiver errado, por favor.

Eduardo_Maranata10
Solucao aceita

Acho que sim, claro que as duas classes Pessoa Física e Pessoa Jurídica tem comportamentos distintos (CPF,CNPJ), mas que fazem a mesma coisa. (mostrarDocumento()) a herança bem feita pode trazer muitos benefícios, Mas suponha que o governo altere a estrutura do CNPJ e CPF, com a herança você teria que alterar toda a estrutura, caso a alteração fosse na classe Pai, Usando interfaces, você só alteraria o escopo do método sem precisa se preocupar quando ele é chamado.

Acho que não é legal ter uma Interface sem método. Procure similaridades em suas classes e crie uma interface para definir isso.

J

Obrigado pela ajuda amigo, eu ainda engatinho na parte de modelagem mas o estudo está afiado por aqui.

Obrigado mesmo, um abraço.

Eduardo_Maranata10

Continue assim, e não se deixe abater na dificuldade, Qualquer coisa estamos aqui.

Abraço :slightly_smiling:

Criado 13 de fevereiro de 2016
Ultima resposta 15 de fev. de 2016
Respostas 5
Participantes 2