Fala galera tudo blz ,  sou novo aqui no fórum  mais já estudo a linguagem java a bastante tempo,
tô aqui só pra saber a opinião dos mais feras em java q tenha alto conhecimento na linguagem .
só pra constar ,eu sei como criar uma interfaces e como implementa-la .Mais criar uma interfaces  e implementa-la depois não seria um aumento de código  desnecessário? falo isso pq uma ela só vai conter métodos abstratos ou seja métodos vazios sem função nenhuma, e quem implementa-la terá que reescreve-la de novo deixando o código maior .
qual a vantagem disso ?
ao meu ver só vejo desvantagem q e o aumento de código desnecessário  .
E ae feras em java, alguém concorda comigo ? Oque vcs acham ?
espero suas opiniões .
Se eu tive falado alguma bobagem sobre Interfaces me corrijam por favor.
Obrigado !!
         
        
          
        
           
           
           
         
         
            
            
          
       
      
        
        
          Existem N razões para que você utilize interfaces.
Partindo do princípio que uma interface pode ser entendida como um contrato, ela traz N vantagens, aliás, as vantagens são tão maiores, que as desvantagens podem ser desconsideradas.
Falando especificamente em orientação a objetos, a interface pode ser entendida como uma garantia da aplicação do encapsulamento num nível mais abrangente que simplesmente tornar private os atributos e criar assessores publicos. Ela garante que uma classe não conhecerá os detalhes de implementação de outra (já ouviu falar em alta coesão e baixo acoplamento?).
Eu ia escrever um texto gigante para exemplificar, mas é melhor ver aqui
         
        
        
           
           
           
         
         
            
            
          
       
      
        
        
          Vc não acha que a interface melhora a usabilidade do sistema?
eu uso linux, e para instalar um app nele, geralmente é através de comando, considero isso muito difcil, pois exige varios comandos e sou leigo (no linux)
Para um sistema sem interface, o trabalho de aprendizagem será prejudicado e mais complicado ainda para leigos e outros.
         
        
        
           
           
           
         
         
            
            
          
       
      
        
        
          Luis_Augusto_Santos valeu fera !! Ótima explicação !! Eu ainda não tinha visto interface por esse ângulo
Obrigado por responder!!
         
        
        
           
           
           
         
         
            
            
          
       
      
        
        
          @Jederson_Andre, ele não está falando de interface gráfica… Apenas de interface, um elemento presente em java e em algumas linguagens de programação.
         
        
        
           
           
           
         
         
            
            
          
       
      
        
        
          vi ai tanto q sou leigo, kkkkk foi mal, também nao sei pra q usar essa interface em java
         
        
        
           
           
           
         
         
            
            
          
       
      
        
        
          Acontece.
@capitao07, quando eu comecei a desenvolver, me achava o mais esperto por não utilizar interfaces e nem colocar em packages (sim, meu passado é obscuro).
Com o tempo, você vai entendendo e aprendendo a utilizar melhores práticas.
Dê uma olhada nos princípios SOLID, Vai ajudar muito.
         
        
        
           
           
           
         
         
            
            
          
       
      
        
        
          Luis_Augusto_Santos , Obrigado pela dica!!  vou da uma olhada sim . eu ate hoje não usava interface nos meus projetos  pq achava desnecessário  , mais agora vejo os pontos positivo , valeu fera!!