[quote=ViniGodoy]E tinha essa também:
2, 10, 12, 16, 17, 18, 19…
Qual é o próximo número da sequência?[/quote]
200
[quote=ViniGodoy]E tinha essa também:
2, 10, 12, 16, 17, 18, 19…
Qual é o próximo número da sequência?[/quote]
200
Fiquei empolgado e fiz uma app para responder esses testes.
Chamei de JIATeste (Java IA Teste…)
São três classes e uma Interface.
Main: inicia aplicação
JIAJAnela: recebe a entrada do problema e devolve a resposta
JIATeste: recebe e analiza o problema utilizando as IAs criadas.
Inteface:
JIAModelo: Fornece um modelo para criação de uma IA.
Já vem com duas IAs. A primeira para achar números ou letras em sequência.
A segunda para achar a fóruma de Fibonacci.
Se quiser participar, implemente o JIAModelo e mande sua solução. 
Cara, esses testes de adivinhar a sequencia sempre me ferrei. hehehehe
Não consigo nem imaginar qual seria o próximo das sequencias apresentadas, mas acho interessante esse tipo de teste nas seleções, pra identificar se a pessoa tem um raciocínio lógico, que é uma qualidade pra quem desenvolve sistemas.
É óbvio que classificar um programador de ruim ou que não é apto apenas por esse critério não é legal. Mas do conjunto de qualidades, não deixa de ser um fator importante.
Querem um teste de lógica de programação que seja válido para avaliar isso?!?
Resolvam este:
http://www.guj.com.br/posts/list/219535.java
na minha opinião esses testes não dizem nada.
pq eu já fiz esses testes por duas vezes na mesma empresa num período de 2 anos, era o mesmo teste, e no primeiro de 50 exercicios fiz 38 dos 50 e acertei todos. Na segunda vez fiz 10 e nem recebi o score, se acertei a metade foi muito…
Isso depente de vários fatores, abilidade em cálculos matemáticos, macetes, concentração do momento, se dormiu bem, sua motivação em fazer aquilo …etc …
Ué, e o teu trabalho como desenvolvedor não depende desses fatores também?
Sim dependem.
Redesenhando. Eu posso ir mal em um teste desse e nem por isso ser mal programador, analista…
[quote=everjava]na minha opinião esses testes não dizem nada.
pq eu já fiz esses testes por duas vezes na mesma empresa num período de 2 anos, era o mesmo teste, e no primeiro de 50 exercicios fiz 38 dos 50 e acertei todos. Na segunda vez fiz 10 e nem recebi o score, se acertei a metade foi muito…
Isso depente de vários fatores, abilidade em cálculos matemáticos, macetes, concentração do momento, se dormiu bem, sua motivação em fazer aquilo …etc …
[/quote]
Eu tinha dormido mal e estava sem nenhuma motivação.
O problema é que o teste nos avalia uma vez, você está bem ou mal, faz toda diferença.
Como programadores podemos ser avaliados durante um período maior.
Foi isso que você quiz dizer everjava?
[quote=bzy]
O problema é que o teste nos avalia uma vez, você está bem ou mal, faz toda diferença.
Foi isso que você quiz dizer everjava?[/quote]
Só que uma empresa não pode ficar avaliando tudo que é candidato por um motivo maior, portanto a avaliação tem de ser uma única vez. Como o colega acima falou, todos esses fatores citados podem acontecer no dia a dia do seu trabalho. Pra quem está tentando entrar na empresa, o dia de entrevista e avaliação como é único, é o mais importante. Se no seu dia mais importante na empresa não puderem confiar no seu trabalho se você não durmiu bem, se está mal, etc. então é um ponto negativo do profissional mesmo.
Daí, se o cara quer a vaga, tem de se recuperar nas outras etapas do processo e na entrevista.
[quote=marcosalex][quote=bzy]
Foi isso que você quiz dizer everjava?[/quote]
Só que uma empresa não pode ficar avaliando tudo que é candidato por um motivo maior, portanto a avaliação tem de ser uma única vez. Como o colega acima falou, todos esses fatores citados podem acontecer no dia a dia do seu trabalho. Pra quem está tentando entrar na empresa, o dia de entrevista e avaliação como é único, é o mais importante. Se no seu dia mais importante na empresa não puderem confiar no seu trabalho se você não durmiu bem, se está mal, etc. então é um ponto negativo do profissional mesmo.
Daí, se o cara quer a vaga, tem de se recuperar nas outras etapas do processo e na entrevista.
[/quote]
vc não escolhe qdo esta com sono… se vai ou não ficar nervozo… qdo estará estressado…
vc não controla suas emoções… deve agir pela lógica, tem poder sobre suas ações mas não em suas emoções as quais podem interferir para bem ou mau em um desafio… e vc não tem controle sobre isto… sendo o dia mais importante ou não, vc não tem poder sobre suas emoções…
por isto dizer que é um ponto negativo para o profissional é irrelevante… já que o fato de não termos poder sobre nossas emoções ser uma fraqueza humana e não profissional…
por isto avaliar um candidato em um só dia é besteira… ao meu ver a melhor forma de avaliar e mandar o cara fazer um pequeno projeto e dar a ele uma semana por exemplo… dai se pode analisar de maneira bem mais detalhada…
acredito que evitar o sono durante uma entrevista é perfeitamente possível… durma direito, tome um red bull… nada do outro mundo…
apesar de você não controlar suas emoções, você tem que aprender a lidar com elas.
se você não consegue raciocinar por que está nervoso/estressado o que acontecerá quando tiver que trabalhar sob pressão?
[quote=luistiagos]
por isto avaliar um candidato em um só dia é besteira… ao meu ver a melhor forma de avaliar e mandar o cara fazer um pequeno projeto e dar a ele uma semana por exemplo… dai se pode analisar de maneira bem mais detalhada…[/quote]
e o que irá garantir que ele não pedirá para outra pessoa fazer o projeto?
se a pessoa tem conhecimento mas não consegue demonstrar quando precisa, este é um ponto fraco dela… precisa aprender a lidar com isso.
eu já fiz o mesmo teste duas vezes, fui bem na primeira e péssimo na segunda. Eu nao era um programador bom e virei um programador ruim. avaliar se alguém é ou vai ser bom em programacao apenas com esses testes de logica nao me convencem.
nao vejo relacao em eu nao ter motivacao pra fazer esses testes com ter motivacao em trabalhar, sao coisas totalmente distintas.
[quote=AbelBueno][quote=luistiagos]
vc não escolhe qdo esta com sono… se vai ou não ficar nervozo… qdo estará estressado…
vc não controla suas emoções… deve agir pela lógica, tem poder sobre suas ações mas não em suas emoções as quais podem interferir para bem ou mau em um desafio… e vc não tem controle sobre isto… sendo o dia mais importante ou não, vc não tem poder sobre suas emoções…
por isto dizer que é um ponto negativo para o profissional é irrelevante… já que o fato de não termos poder sobre nossas emoções ser uma fraqueza humana e não profissional…
[/quote]
acredito que evitar o sono durante uma entrevista é perfeitamente possível… durma direito, tome um red bull… nada do outro mundo…
apesar de você não controlar suas emoções, você tem que aprender a lidar com elas.
se você não consegue raciocinar por que está nervoso/estressado o que acontecerá quando tiver que trabalhar sob pressão?
sono e possivel evitar… com um bom cafe… redbull não serve pra nada…
mas sobre o projeto…e so questiona-la sobre o projeto horas… pra tirar a certificação de arquiteto vc faz isto… qdo ta trampando sobre pessão vc esta fazedo algo q vc esta acostumado a fazer e geralmente nao tera problemas em fazer… isto e diferente de fazer provas de matematica q e algo q vc faz na faculdade e em algumas entrevistas… ou seja raramente…
Mas então será que aqui so tem programado ruim q não é capaz de resolver meu simples desafio de logica? :twisted:
ate agora ninguem resolveu…
qual são os proximos 6 numeros da sequencia?
1,2,3,6,3,3,18,108,3,3,3,3,54…?
Dificil.
Olha o chute.
1,2,3,6,3,3,18,108,3,3,3,3,54,504,3,3,3,3,3,3,3,3,162
3
33
3333
33333333
3333333333333333
23 = 6
36=18 ( 108 )
318=54 ( 504 )
354=162
[quote=davidbuzatto]Olha o chute.
1,2,3,6,3,3,18,108,3,3,3,3,54,504,3,3,3,3,3,3,3,3,162
3
33
3333
33333333
3333333333333333
23 = 6
36=18 ( 108 )
318=54 ( 504 )
354=162[/quote]
Chutou longe… como falei leve em consideração não só os valores da sequência mas tmb a posição dos números na sequencia…
observe que alguns numeros se repetem… isto e pq estes numeros são multiplicados por um valor unico na sequencia… q não altera seu valor…
observe tmb que estes mesmos numeros no caso o 3… é impar… e os valores que não são 3 são resultantes de uma multiplicação por um numero par nesta mesma sequência em uma determinada posição dela… bem com isto não tem como errar… praticamente dei a resposta…
Estou tentando aqui Luis, mas mesmo com suas dicas não está saindo muita coisa não hehehe.
[]´s
Lá vai um chute sem noção. hehe
1,2,3,6,3,3,18,108,3,3,3,3,54,648,3,3,3,3,3,3,3,3,175…
Segui a lógica do davidbuzatto quanto a sequência de repetição do número 3. E peguei os números pelo valor de posição (iniciando do zero) conforme a dica do luistiagos.
Não sei não, mas mesmo que esteja certo, continuo sem entender o que tem haver os números 1 e 2. :?
Falou…
Mais um pouco e vão estar exigindo controle dos 5 elementos…