:?: Caros colegas, necessito defender uma tese que o J2ME é a melhor linguagem de desenvolvimento para dispositivos pequenos.Alguém poderia colocar os pontos fortes/fracos do J2ME e os pontos fortes/fracos do .Net???
Galera, é um trabalho de TCC e posso utilizar o GUJ como fonte de pesquisa.
J2ME ou .Net?
Existe .NET embedded?
Sério, foi uma pergunta retórica. Eu não consigo ir a uma loja da Tim, Oi ou Vivo hoje e comprar um celular q tenha suporte a EVB. Mas por mais ou menos $500 eu compro um bom, com suporte a Java. Por 1200~1500, eu compro um colorido, ainda por cima
Quando aos PDAs, poxa, tem KVM e JVM (PersonalJava) pra tudo quanto é gosto, bolso e modelo. Sinceramente, acho que o .NET não é nem páreo, e por mais que a Microsoft queira, não vai chegar a ser, a menos que eles mudem seriamente as políticas deles sobre software multiplataforma.
Puts, muito legal esta observação! Gostaria de saber de mais coisas que o .Net não atende! Ou seja, esta observação que existem celulares que não suporte .Net é muito boa, alguem tem mais alguma coisa a favor (acho difícil aqui, mas), ou contra. :?:
Os motivos apresentados pelo Carlos são os mais fortes para se usar J2ME ao invés de .NET Embeded. J2ME roda em qualquer lugar. Já o .NET roda somente em PDAs certificados por aquela lá de Redmond. Porém, o ambiente do .NET é muito mais produtivos e intuitivo. Fazer aplicativos com .NET Compact Framework chega a ser banal.
Bom, no Javaworld desta semana há um artigo comparando as duas tecnologias. Dê uma olhada aqui: http://www.javaworld.com/javaworld/jw-05-2003/jw-0516-wireless.html?.
A maioria dos celulares de tecnologia GSM usam o Symbian como SO. .NET não suporta Symbian (só o Win CE). Logo você deduz a quantidade de dispositivos onde um aplicativo .NET CF vai rodar.
Creio que como Daniel Quirino já disse, a maior desvantagem do .NET é a dependência natural de produtos Micro$oft… o que tira abertamentamente a liberdade de migração de código… algo que já conhecemos bem (Windows!)…
Outra coisa… essa eu não sei… mas tente saber se as ferramentas de programação .NET para pequenos dispositivos é paga, pq se for (algo que não seria surpresa nenhuma!) já perde bastante para o J2ME que basta baixar, instalar e codificar…
É isso… um abraço…