Java Class Library

Olá,

Criei um projeto para servir de biblioteca para outros projetos (Java Class Library) mas tive um problema:
Fiz um DAO genérico neste projeto utilizando o hibernate, que pode ser usado por outros. Os JARs necessários também foram incluidos nele.
Porém, no meu outro projeto (o sistema em si, que inseri este Class Library), não consigo acessar as classes contidas nos JARs que foram adicionados no Class Library.

É a primeira vez que utilizo este recurso, por isso estou um pouco perdido, mas se eu adicionei os JARs no Class Library, eles não deveriam estar disponíveis para os outros projetos?? Tenho que adicioná-los tudo de novo nos outros?

Ola Gustavo. Acho que voce criou essa estrutura em alguma IDE, certo? Como voce fez esse “Java Class Library”?

Olhando assim parece ser um problema de classpath. Traduzindo: voce deve ter feito um JAR das suas classes e esse JAR foi colocado no classpath de outro projeto. Mas provavelmente as dependencias do seu JAR utilitario nao foram. Entao vai dar erro em tempo de execucao quando alguma classe de algum JAR que eh dependencia do JAR utilitario for solicitada (ufa :)).

Marcio Kuchma

Sim, criei pelo Studio Creator (que é praticamente igual ao Net Beans). Criei um novo projeto, selecionando a opção: Java Class Library.

Aí no projeto do sistema, cliquei com o botão direito em “Libraries” e em “Add Project”. Assim ele adiciona o outro projeto.

Também tentei adicionar só o JAR, clicando em “Add JAR/Folder”, mas ocorre o mesmo problema.

Acho que o problema é isso mesmo que vc falou, ele não está pegando as dependências do JAR utilitário, mas como posso fazer para que ele pegue?

Obrigado!

Detalhe: O JAR do projeto Class Library contém todos os JARs utilitários. Eles estão sendo incluídos normalmente quando dou um build nesse projeto… só o outro projeto que não consegue acessar :?

Nao conheco essa IDE, mas possivelmente ela deve te dar a opcao de incluir diretamente os JARs que sao dependencia do teu JAR utilitario no classpath do projeto principal. Utilize essa opcao e veja se com os JARs dependentes diretamente no classpath do projeto principal funciona. Ja vai ter uma pista do que pode ser. :slight_smile:

Marcio Kuchma

[quote=kuchma]Nao conheco essa IDE, mas possivelmente ela deve te dar a opcao de incluir diretamente os JARs que sao dependencia do teu JAR utilitario no classpath do projeto principal. Utilize essa opcao e veja se com os JARs dependentes diretamente no classpath do projeto principal funciona. Ja vai ter uma pista do que pode ser. :slight_smile:
[/quote]

Se eu fizer isso funciona sim :slight_smile: mas acho que não faz sentido adicionar tudo de novo, já que eles estão contidos no JAR utilitário…
A IDE é idêntica ao NetBeans em quase tudo…