Java com MySQL(Importaçao de base de d'ados pelo java)

Oi galera, desenvolvi um app aqui em Java que conecta a uma base de dados(db) local mysql, entao decidi criar tambem uma tela de inicializaçao, onde a ideia é : na primeira execuçao, o app cria a base de dados e setta todas configuraçoes(importa a base de dados: tabelas, campos, estructura,. Etc), na nova base de dados criada.

Fiquei estagnado nessa parte de importar a base de dados(o dump) para nova base de dados criada. Entao lembrei q poderia Talvez faze lo do cmd prompt, entao escrevi o codigo para abrir o cmd até ai ta okay, mas aquele comando para importar a base de dados(mysqldump -u root -p **** newDb < dump.sql) ja nao sei como o fazer do java de modo q execute.

Alguem pode me Ajudar ai? Me mostrando como escrevo o comando no codigo fonte para importar a base de dados natraves do cmd prompt, ou outra forma de realizar este processo de importaçao de uma base de dados pelo proprio java.

Nota: eu ja tenho o dump e sei como gera lo queira do cmd prompt ou do workbench. Oque quero saber é como importar. Para eu nao ter q fazer isso manualmente ao instalar esse app Numa maquina.

Valeu desde ja! Ando frustrado ja vai uma semana por causa desta brincadeira​:expressionless::expressionless::face_with_hand_over_mouth: Help me Pliz!