Java demora consulta inicial em BD

4 respostas
T

Olá pessoal, estou com uma dúvida, sou iniciante e estou elaborando uma aplicação java desktop usando netbeans e BD Oracle, tudo esta funcionando perfeitamente, a unica coisa q esta me incomodando é a demora inicial (5-7 segundos) para realizar uma simples consulta após abrir a aplicação, congelando a tela e passando a impressão q a aplicação parou. Após esse período as demais fluem normalmente. Alguém ja passou por isso, sabe como contornar?

4 Respostas

javaflex

Analise o plano de execução da query.

T

Obrigado pela resposta, mais o caso nao se relaciona a uma cunsulta complexa ou mal estruturada, imagino q possa estar relacionado a carregamento de drivers pela aplicação e etc.

javaflex

E que driver está usando? Poste o código envolvido no problema, indique qual linha exata demora, etc. Dê detalhes pois as pessoas não vão adivinhar. Por exemplo, está usando JPA/Hibernate? Isto costuma ser pesado.

T

Resolvido, estou utilizando JDBC e uma classe representando minha “fábrica de conexões”, fornecendo conexões através do metodo getConnection, bem básico, aparentemente, por nao haver um pool gerenciando minhas conexões, é esperado alguns segundos para q a aplicação, driver e banco de dados liberem uma conexão válida que acaba por congelar a thread (jframe) q executou a chamada. Solucionei o problema separando minhas chamadas ao BD em threads diferentes.

Criado 25 de novembro de 2017
Ultima resposta 27 de nov. de 2017
Respostas 4
Participantes 2