Olá pessoal… Tenho uma grande dúvida a respeito de carreira em programação. Em especial o Java, tecnologia que gostei demais.
Ainda estou aprendendo, mas já sei lógica e estou em nível intermediário em OOP.
Quero me dedicar 100% ao Java e ferramentas que fazem sentindo para essa linguagem.
Como quero me dedicar apenas ao Java, quero saber se é possível entrar e seguir uma carreira apenas com a linguagem de programação Java ? … ou pelo menos no início… Quero ser desenvolvedor BackEnd… não gostei muito de FrontEnd.
Boa noite meu querido…
Então respondendo a sua pergunta, sim é possível sim, mas eventualmente você vai acabar aprendendo alguma outra coisa ao longo de sua jornada. Meu caso comecei com Python e agora estou aprendendo Java também, então vai fundo que tem futuro sim!
Obrigado pela resposta.
Eu gostaria sim de aprender outra linguagem… mas primeiro quero entrar no mercado de trabalho com muito conhecimento em Java. Depois já estando trabalhando com Java ficaria mais fácil de me dedicar a outra tecnologia.
Olhe , tbm gosto de Java, mas não aconselho a ficar preso em apenas uma linguagem específica, pois não existem linguagens necessariamente melhor ou pior, apenas capazes de executar o que precisamos. E sim, o ideal é que o trabalhador hoje seja polivalente, porque vai e a pessoa precise se reinventar, ou usar outra linguagem, como fica? Java não é tudo na programação.
Tudo depende.
Pra coisas especificas existem linguagens melhores e piores sim.
A linguagem deve ser boa pra escrever e melhor ainda pra dar manutenção.
Java é bom pra escrever e ótimo pra dar manutenção. alem da enorme comunidade, bibliotecas, frameworks, apis e por ai vai.
E se não tiver satisfeito com nenhum deles, Java convida a desenvolver o seu, é uma linguagem instigante.
Java é muito suficiente, ele é um ambiente gigantesco tem diversos frameworks que te possibilitam fazer qualquer coisa back ou front. O ponto é que atualmente a maioria das empresas requerem que você saiba de ambas as partes e não apenas só o back, empresas de médio porte querem programadores full stack, claro que existem exceções, mas na grande maioria das empresas no Brasil, você vai ter que trabalhar em ambos os ‘lados’ da aplicação. Quando falo de front, falo de JS, HTML e CSS, então você pode até não querer trabalhar com outras tecnologias agora, mas vai precisar aprende-las para estar apito ao mercado.
Valeu Breno…
" Java é muito suficiente… "Era isso mesmo que precisava saber…
Tentar deixar mais claro. A linguagem que mais gostei é Java. Quero atualmente estudar apenas ela para ‘entrar’ no mercado de trabalho. Mas também gosto de outras.
Como Kotlin, Python, JavaScript (ReacJS, ReactNative), Dart, TypeScript e também de Banco de Dados. Seu pudesse aprenderia todas… rsrs.
Mas no momento preciso me dedicar apenas ao Java, depois continuo com HTML, CSS e JavaScript… inclusive já até desenvolvi e vendi alguns sites (com SEO) . Mas o BackEnd é mais atraente para mim.
Show de bola. Só mais uma coisa, eu particularmente sempre vejo em fóruns que é bom sempre aprender linguagens, frameworks enfim tecnologias novas, eu acredito que na nossa área é indispensável se manter atualizado, mas quem sabe um pouco de tudo não sabe nada de nada. É muito mais importante que você seja muito bom em 2 linguagens e 2 frameworks por exemplo, do que ser mediano em diversas. Java em si tem um mercado de trabalho bem amplo, se você procurar em sites vai ver que a maioria das vagas ou uma das mais ofertadas é para Java. Então como já disse, prefira ser muito bom em alguma coisa do que ser mediano em varias.