o projeto java “exercicios” aparece no packge explorer do eclipse com um “x” vermelho e quando tento executar “PrimeiroPrograma” a mensagem de erro é essa: java.lang.module.FindException: Module exercicios not found
Código do “PrimeiroPrograma.java” abaixo:
package fundamentos;
public class PrimeiroPrograma {
public static void main(String[] args) {
System.out.println(“olá mundo”);
}
}
Investigado mais percebi que tinha de configurar as variáveis de ambiente do java o que fiz:
JAVA-HOME coloquei o valor: C:\Program Files\Java\jdk-15.0.2
CLASS-PATH coloquei o valor: .;%JAVA_HOME%\lib;%JAVA_HOME%\lib\tools.jar;%JAVA_HOME%\lib\dt.jar;%JAVA_HOME%\lib\htmlconverter.jar;%JAVA_HOME%\jre\lib;%JAVA_HOME%\jre\lib\rt.jar
Agora exibe uma mensagem de erro diferente: não foi possível carregar nem localizar a classe PrimeiroPrograma.java
Finalmente me dei conta que está faltando o arquivo PrimeiroPrograma.class dentro da pasta fundamentos.
Agora tenho de saber por que o compilador não está criando o arquivo bitecode “.class”
Percebi que pela prompt do DOS com " javac"eu consegui gerar “PrimeiroPrograma.class” e também executar com o “java” o arquivo PrimeiroPrograma.java que devolve na tela o resultado correto.
Mas pelo Eclipse dá a mesma mensagem de erro de antes: "Error: Could not find or load main class fundamentos.PrimeiroPrograma
Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: fundamentos.PrimeiroPrograma"
Finalmente consegui: Depois de configurar corretamente as variáveis de sistema faltava conseguir fazer o Eclipse entender a modificação pois ele não encontrava a JRE. Desinstalei ele e reinstalei. Finalmente meu programa roda no DOS e no Eclipse vivvaaa