Me corrijam se eu estiver errrado, mas o JavaFX 2.X não utiliza a própria sintaxe da linguagem java? Se eu estiver certo, isso diminui a curva de aprendizado ao meu ver.
Sim, usa-se diretamente do Java: http://download.oracle.com/javafx/2.0/get_started/jfxpub-get_started.htm
Não sei se compartilham a mesma visão, mas o que penso é que o JavaFX pode ser um possível substituto do Swing a médio e longo prazos. Também gostava do JavaFX Script… foi uma pena ter sido deixado de lado… depois disso fiquei meio receoso a adotar a tecnologia. Mas, ao que parece agora tecnologia está começando a andar a passos largos.
Apesar de tudo, se for falar de interfaces ricas para web, ainda aposto principalmente no HTML 5 e no CSS 3.
Um abraço
Tb aposto no HTML5 CSS3, mas não pq o javafx2 é ruim (na verdade achei o mesmo até bom e se seguir seu roadmap será melhor ainda), mas sim pq preciso que aplicação cliente rode em desktops (linux e windows, há tem uma duzia de macs tb) e tb nestes pads (hj é androide e ios, mas creio que virá mais). E creio que só com o HTML para conseguir este nivel de multiplataforma, pois creio que é muito complexo para um plugin ser compativel com esta ampla quantidade de plataformas.