Jonathan Schwartz anuncia no Oracle OpenWorld Conference desta semana que a Sun pretende tornar Open-Source a plataforma Java dentro de 30 a 60 dias.
Java Open Source em torno de 30 a 60 dias
26 Respostas
Realmente java está acabando… que pena.
Acabando o que?
Dizer que o java esta acabando é um tremenda falta de nocao da realidade do mercado… POREM não acho positivo a abertura do javac e da hotspot com uma linceça muito aberta…
Sei lá… acho besteira…
Acabando?
1 - A Sun não acabaria com uma tecnologia que lhe rende milhoes em treinamento, consultoria, etc…
2 - Se a Sun resolvesse acabar com o Java, eh porque já inventou algo muito melhor
3 - Java aberto pode melhorar e muito a tecnologia que já é estupenda
4 - O melhor navegador do mundo eh aberto heheheh :lol:
5 - Se os jogos mais jogados do mundo fossem abertos eles seriam bem mais jogados… :lol: hehehe
Isso me assuta, estou aprendendo java como minha primeira linguagem e investi um monte em livros, tomara que não seja perdido esse investimento.
Se tu incendiar eles, vai ser.
Em algum momento, mesmo se a linguagem não estiver mais em um patamar elevado, os conceitos, idéias do livro, vão te servir…
Investimento em livros nunca é dinheiro jogado fora! 
Engraçado que muita gente não consegue compreender o que “open source” quer dizer, não veem o mundo de coisas que já existem seguindo este modelo e que benefícios elas têm colhido disso e demonstram imenso pré-conceito/ignorancia quanto a “open source”. Acho que as pessoas deviam pesquisar mais sobre o que isso significa e o que isso acarreta, até mesmo para poderem contra argumentar bem.
Do mais, conhecendo a sun, a licença deles não vai ser nenhuma “GPL” da vida. Inclusive, eles não costumam ser muito bons em escrever licenças. 
e as certificações como sera q vai ficar? estou pretendo fazer ano que vem… mais sera q a mesma vai sofrer com java open?
Já escutei que o COBOL tava acabando… o PL/SQL… mas a realidade é outra!
Olá
Esta semana esteve aqui em casa um amigo da minha filha que trabalha com COBOL. Ele disse que se eu soubesse de alguém para trabalhar com COBOL o avisasse porque, segundo ele não há nenhum desenvolvedor COBOL sem emprego. E não parece ganhar mal.
[]s
Luca
Dizer que o java esta acabando é um tremenda falta de nocao da realidade do mercado… POREM não acho positivo a abertura do javac e da hotspot com uma linceça muito aberta…Sei lá… acho besteira…
Engraçado que muita gente não consegue compreender o que “open source” quer dizer, não veem o mundo de coisas que já existem seguindo este modelo e que benefícios elas têm colhido disso e demonstram imenso pré-conceito/ignorancia quanto a “open source”. Acho que as pessoas deviam pesquisar mais sobre o que isso significa e o que isso acarreta, até mesmo para poderem contra argumentar bem.
Do mais, conhecendo a sun, a licença deles não vai ser nenhuma “GPL” da vida. Inclusive, eles não costumam ser muito bons em escrever licenças.
![]()
hehe! foi justamente a mesma coisa que me veio a cabeça agora, após ler esse topico!
Alguém pode dar alguma justificativa no mínimo lógica para esse papo de ‘java vai acabar’ ou posso considerar isso FUD e/ou ignorância?
Cadê o “todas as afirmativas estão corretas”? 
Java Open Source… Ninguem mais segura 
Foi uma decisao consciente e muito inteligente por parte da Sun!
OláEsta semana esteve aqui em casa um amigo da minha filha que trabalha com COBOL. Ele disse que se eu soubesse de alguém para trabalhar com COBOL o avisasse porque, segundo ele não há nenhum desenvolvedor COBOL sem emprego. E não parece ganhar mal.
[]s
Luca
É uma boa pergunta… O COBOL tem dono ? De certa forma é open source, e nem por isso morreu…
Antes de falar que o java vai morrer porque é opensource, lembre-se de empresas como IBM, Oracle, BEA, SAP entre outras gigantes investem muito em java.
[]'s
Olá
Alguns compiladores COBOL tem dono e não são baratos.
[]s
Luca
OláAlguns compiladores COBOL tem dono e não são baratos.
[]s
Luca
Não acontece o mesmo com o Java hoje (o JRockit da BEA, por exemplo) ?
Olá
Não, ao contrário do COBOL, Java não precisa de compilador. Mas fora as JVMs dos ambientes onde o Java roda, você pode usar outras JVMs como JRockit por exemplo que não me lembro a licença mas acho que é free.
[]s
Luca
Exitem diversas JVMs boas e ruins, um projeto que amadureceu muito foi o projeto GNU o qual prega as 4 premissas basicas para ser livre.
Amadureceu muito? Não implementa a Java 1.4 por completo e nada da 1.5. Maduro?
e apontar pontos fracos qualquer aponta. mas o gcj e o gij amadureceram muito e isto e um grande avanço se pensarmos que a pouco tempo ainda nao tinha uma ferramenta GPL.
Results of comparison between jdk14 and classpath.
Results of comparison between jdk14 and classpath.
Então tá faltando um pouquinho mais de informação lá no próprio site deles.
[
Do mais, conhecendo a sun, a licença deles não vai ser nenhuma “GPL” da vida. Inclusive, eles não costumam ser muito bons em escrever licenças.![]()
Wow… que previsão íncrivel.
http://info.abril.ig.com.br/aberto/infonews/112006/13112006-2.shl
[
Do mais, conhecendo a sun, a licença deles não vai ser nenhuma “GPL” da vida. Inclusive, eles não costumam ser muito bons em escrever licenças.![]()
Wow… que previsão íncrivel.http://info.abril.ig.com.br/aberto/infonews/112006/13112006-2.shl
ahshduashduhsduahasuhdsad :oops:
ainda bem que nao joguei na sena semana passada!
Mesmo que não implementasse todo o java 1.4 o quesito maturidade se aplicaria perfeitamente pois uma JVM precisa ser estável, ter um garbage collector funcionando, ter performance, ser portável e ter uma boa manutibilidade.
Um bom paralelo é o GCC. Indiscutivelmente um dos melhores e mais usados compiladores C mas que ainda não implementa C99 FULL
http://gcc.gnu.org/c99status.html