Java ou .NET?

Salve, galera! Estou migrando para TI em 2022 e me surgiu uma dúvida: Java ou .NET? Sei que as duas soluções são equivalente em termos de desenvolvimento e não há muito o que pode ser construído com uma e não com outra, mas não é neste sentido que faço a pergunta, mas sob a perspectiva de um dev. O que devo levar em consideração na hora de escolher uma ou outra? Minha primeira impressão foi melhor para .NET, mas percebo mais vagas em Java, que também me parece ser mais versátil. E ai, vocês que são mais experientes, o que me dizem?

Ps: pretendo iniciar a graduação em Eng. de Software no INFNET (Graduação EAD de Engenharia de Software | Instituto Infnet). Lá, existem dois grandes blocos, um de Java e outro de .NET. Dai me surgiu a dúvida sobre a “concorrência” das duas plataformas.

Java é mais maduro, mais forte pra micro edition.
Excelente para macro tambem.

Java é melhor para multi plataforma.

Aqueles que dizem que Net vai bem em outros ambientes fora o windows, estão com a cabeça cheia de teoria,

Tentei ele no Linux e vi tantos bugs que deu até desanimo.

Java tem uma comunidade mundial maior que Net.

Isso será uma decisão sua, mas já que perguntou, pra mim é Java.

2 curtidas

Recomendo essa leitura:

2 curtidas

Não diria que .NET é horrível e quem usar vai se arrepender, mas, como um desenvolvedor que iniciou no java, não me arrependendo e hoje agradeço pelo meu momento graças a ela.

No caso de .NET, ela é bastante usada e talz (minha esposa trabalha num lugar onde o produto principal é em .NET num arquitetura topzera usando microserviços e mais um monte de outras coisas), mas ainda sim, acho a plataforma java mais bacana de trabalhar (trabalhei com a plataforma .NET por 1 ano e pouco e confesso que não curti o suficiente, apesar de ter sido já há algum tempo atrás).

2 curtidas

Esse artigo esta um pouco desatualizado em relação ao Java, principalmente em termos de AOT.

2 curtidas

Hoje quando eu penso em java, nem penso só na linguagem, mais em na plataforma em si. Hoje vc consegue programar na plataforma java usando kotlin, groovy, scala, etc. O ecosistema spring é muito bom, assim como várias ferramentas que existem baseadas na plataforma java. É muita coisa, e coisas bacanas.

1 curtida

Realmente, eu percebi que o .NET é limitado com relação ao Java. Você percebe mais vagas em Java do que em .NET?

Isso é complicado, pq, por conta do meu perfil, acabo sendo direcionado mais para vagas que já tenho algum contato. Dificilmente receberei vagas de .NET, ou seja, naturalmente irei ver mais vagas de java do que .net.

Mas acredito que ambas possuem bastante vagas, ainda mais que o mercado está bastante aquecido devido ao aumento do trabalho remoto.

1 curtida