Java ou Node js

Blz Galera…

Pessoal gostaria de compartilhar uma dúvida com vocês. Acabei de terminar, nesse mês, minha faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e quero trabalhar com programação. Quero poder desenvolver grandes sistemas e pra isso quero me especializar em uma linguagem para desenvolvimento backend. Gostaria de saber, nesse momento, para desenvolver grandes sistemas qual linguagem seria melhor, no contexto geral, Java ou Node js?

Qual teu objetivo? Se for mercado de trabalho, vai ter a resposta na prática olhando o que pede as vagas nos locais que você deseja trabalhar. É provável ter mais vagas de Java. E se for para desenvolver projeto por conta própria, antes de pensar em tecnologia, tem que ter uma demanda real de um cliente para atender ou uma ideia para vender. Tecnologia é só o meio. Com o problema em mãos, poderá avaliar melhor o que escolher de tecnologia.

1 curtida

Realmente vai muito do que você pretende fazer. Como você diz “grandes sistemas”, eu continuaria apostando no java, é verdade que o node deu um “boom” de uns anos pra cá, mas o java ainda é (e provavelmente ainda vai continuar sendo por muitos anos) muito forte no mercado de trabalho, fora que desde o java 8 a linguagem vem recebendo melhorias interessantes, em setembro agora será lançado o java 9 que também promete trazer melhorias interessantes pra linguagem como melhorias no consumo de memória e modularização. Eu gosto da proposta do node, mas quando se fala em “grandes sistemas” penso num projeto que tenha um ciclo de vida de no minimo uns cinco anos, e acho que um sistema desse tamanho seria mais difícil de manter com uma linguagem de script, mas essa é a minha opinião do que eu pude ver de java e node até agora. Java ainda é e continuará sendo muito forte, mas o node é algo pra se ficar de olho.

1 curtida

Eu também estou iniciando e a algum tempo venho tentando obter respostas para seguir o melhor caminho (da mesma forma que você está fazendo), pelo que tenho estudado eu sugiro que inicie e se aprimore no Java (maior mercado de trabalho), uma vez estabelecido e confortável o suficiente para dispor algum tempo para estudar outra linguagem, dê uma olhada no Node, a atividade de desenvolvedor implica no estudo contínuo da Linguagem principal na qual atua e nas demais que surgem com força no mercado de trabalho.

Espero ter ajudado.

1 curtida