Java PostGre ou FireBird

Ai Pessoal estou elaborando um novo projeto onde utilizaremos tecnologia java de ponta a ponta e a questão que estamos avaliando é:

Qual banco utilizar ? PostGre ou FireBird.

Pois esses bancos oference uma gama de funcionalidades que não encontramos no MySql então a duvida é alguem sabe me dizer qual seria melhor ? quais os befenicios ? como se comportam em maquinas mult-processadas ? questoes de performance ?

No mais Obrigado

Trabalhei num projeto onde utilizei o postgresql. Muito estável, vasta documentação e releases contínuos. Um ótimo produto.
Rodamos ele em um dual PIII 850 Mhz sem problemas.
Em uma outra etapa do projeto consideramos utiliza-lo em um cluster utilizando o OpenMosix. Porém não obtivemos sucesso pois o tipo de processos do postgresql não migram. Porém dá pra clusterizar alterando alguma coisa no kernel do linux (google: linux + clustering + postgresql).
Sobre o Firebird eu nunca utilizei então não posso fazer comparações.

t+

Qual é o tipo de aplicação?
Qual recurso você não tem no MySQL?

Bem a aplicação é uma aplicação WEB com processamento em distribuidos usando varios bancos de dados.

E os recursos que estou querendo são: Controles de trasações, FK, View, Trigger

se não me engano, pelo menos a FK tem no mysql… é só mudar o tipo da tabela, só não lembro qual é…

já o resto eu não sei…

outro bd grátis é o hlsql, já usou este?

:slight_smile:

já trabalhei com os 3 bancos, todos são ótimos. O firebird usei quando era interbase liberado pela borland. O que posso te dizer é que o mysql tem a vantagem de rodar em “qualquer” sistema operacional e ser bem rápido, como não uso triger nem view, fk e transação vc tem no mysql 4.
Máquina multiprocessadas… já rodei o postgre e o mysql e os dois são bem rápidos (isso é relativo né), o ideal é você pesquisar na internet comparativos de performace. o firebird era muito rápido já rodei ele em máquinas bem ruins com windows 2000 e era uma bala, mas parece que foi reescrito em c++ aí naum sei como ficou.
Recursos… cara com firebird ou postgre tudo tem TUDO que tu precisa, não vai faltar nada mesmo.
Só pra criar polemica… se é java de ponta a ponta vc naum deveria usar um SGBD :slight_smile: que tal prevayler ou hsql?

http://www.prevayler.org/
http://hsqldb.sourceforge.net/