Javafx 2.1 lançado

17 respostas
G

download: http://www.oracle.com/technetwork/java/javafx/downloads/index.html
release notes: http://docs.oracle.com/javafx/2/release_notes_2-1/jfxpub-release_notes_2-1.htm
requirements: http://docs.oracle.com/javafx/2/system_requirements_2-1/jfxpub-system_requirements_2-1.htm
configurations: http://www.oracle.com/technetwork/java/javafx/downloads/supportedconfigurations-1506746.html
install guide: http://docs.oracle.com/javafx/2/installation_2-1/jfxpub-installation_2-1.htm

17 Respostas

J

Eu havia postado essa notícia a um bom tempo atras. Mas não sei porque motivo alguns moderadores aqui do guj não a liberaram.

j-menezes

Olha que legal o roteiro do javafx

http://www.oracle.com/technetwork/java/javafx/overview/roadmap-1446331.html

Vejam lá embaixo

Suporte Sensor
JavaFX vai incorporar suporte para dispositivos de sensores, incluindo acelerômetros, giroscópios e geo-localização.

Olha !!!, assim que a oracle implementar isso ai no javafx, terei prazer em dar parabens.

D+, show !!!

J

j-menezes:
Olha que legal o roteiro do javafx

http://www.oracle.com/technetwork/java/javafx/overview/roadmap-1446331.html

Vejam lá embaixo

Suporte Sensor
JavaFX vai incorporar suporte para dispositivos de sensores, incluindo acelerômetros, giroscópios e geo-localização.

Olha !!!, assim que a oracle implementar isso ai no javafx, terei prazer em dar parabens.

D+, show !!!

Eles estão fazendo isso para competir com o android e ainda abraçar o mercado de embarcados com força total. É uma bela investida. Eu já uso o javafx como alternativa ao swing para desktop há algum tempo e posso dizer que é bem melhor que o outro.

j-menezes

Eu tenho apenas testado e estudado o javafx no linux, e em comparação com o windows, ele está um pouco mais lento e com bugs.

Assim que corrigir os erros pretendo começar firme no javafx dentro do linux.

Nem sei se devo dizer isso, mas nunca gostei da “oracle $”, no entanto em relação ao java, penso que a Sun estava perdendo
o foco com aquele javafx script e tambem com a chegada de todas as linguagens modernas dentro da jvm como groovy, jruby entre outras.

A oracle com isso fortalece a plataforma java assim como a linguagem, tudo bem que existe groovyFX, scalaFX, mas saber que a API é
java isso dá um alívio pra quem já programa em java.

Engraçado, diziam que javaFx script começou muito tarde e que Adobe Flash / Flex e Microsoft Silverlight estavam a frente, no entanto
esses 2 últimos já morreram e se renderam ao html5, e com o novo javaFX 2, tá mais vivo que nunca e será fatalmente uma alternativa forte ao html5.

J

j-menezes:
Eu tenho apenas testado e estudado o javafx no linux, e em comparação com o windows, ele está um pouco mais lento e com bugs.

Assim que corrigir os erros pretendo começar firme no javafx dentro do linux.

Nem sei se devo dizer isso, mas nunca gostei da “oracle $”, no entanto em relação ao java, penso que a Sun estava perdendo
o foco com aquele javafx script e tambem com a chegada de todas as linguagens modernas dentro da jvm como groovy, jruby entre outras.

A oracle com isso fortalece a plataforma java assim como a linguagem, tudo bem que existe groovyFX, scalaFX, mas saber que a API é
java isso dá um alívio pra quem já programa em java.

Engraçado, diziam que javaFx script começou muito tarde e que Adobe Flash / Flex e Microsoft Silverlight estavam a frente, no entanto
esses 2 últimos já morreram e se renderam ao html5, e com o novo javaFX 2, tá mais vivo que nunca e será fatalmente uma alternativa forte ao html5.

A questão do “script” não era o problema, até porque o qt quick possui uma linguagem bem semelhante ao javascript, e é muito boa de se trabalhar. A oracle dispôs o jfx como api java porque a platafoma carecia de um toolkit gráfico decente. O swing deixa muito a desejar como ferramenta para aplicações ricas. Por isso se deu essa fusão. Ficou muito bom por sinal. Isso funcionando no linux vai fazer a plataforma crescer, porque se a oracle der bobeira, ela vai perder pro android(que já roda em plataformas intel).

M

Gostando da empresa ou não, a Oracle pôs muito dinheiro no Java. A equipe que vinha encolhendo agora foi recomposta e os projetos todos aceleraram. O Java não sofria mudanças desde o Java 5. E o JCP foi melhorado pra funcionar de verdade. Nem todo mundo sabe, mas o JavaFX original a Sun criou sem passar pelo JCP e possuía componentes proprietarios.

A Oracle que criticava essa brecha quando era somente membro, modificou o grupo para que a detentora da marca (ela própria) não tenha esse poder. Todas as decisões sobre a plataforma precisa agora obrigatoriamente passar pelo JCP e só são aceitas discussões dentro das listas públicas do grupo.

J

marcosalex:
Gostando da empresa ou não, a Oracle pôs muito dinheiro no Java. A equipe que vinha encolhendo agora foi recomposta e os projetos todos aceleraram. O Java não sofria mudanças desde o Java 5. E o JCP foi melhorado pra funcionar de verdade. Nem todo mundo sabe, mas o JavaFX original a Sun criou sem passar pelo JCP e possuía componentes proprietarios.

A Oracle que criticava essa brecha quando era somente membro, modificou o grupo para que a detentora da marca (ela própria) não tenha esse poder. Todas as decisões sobre a plataforma precisa agora obrigatoriamente passar pelo JCP e só são aceitas discussões dentro das listas públicas do grupo.

Pois é, a aquisição da sun não foi barata e ela precisava investir mesmo. A idéia do jfx, numa boa é a salvação da plataforma para aplicações desktop de qualidade. Se você pegar uma aplicação rodando o glass e comparar com uma com swing vai notar a diferença de desempenho. Eu espero que isso dê muito certo porque java é uma linguagem prática e produtiva, e vai ser muito bom ter java como linguagem para aplicações de prateleira.

Uma coisa que eu achei interessante nessa versão é a introdução de codecs h264. Isso é uma mão na roda para criar um software de cftv.

M

Sempre achei o swing poderoso, mas muito enjoado de programar. Coisa que você consegue fazer com facilidade em Delphi ou Visual Studio, no Swing além de codificar mais, o código fica menos legível. RAD então, dá a impressão que o swing não foi projetado pra trabalhar com ferramentas visuais.

J

Além desses problemas, para ele funcionar precisa ser carregado totalmente na jvm. Um monte de programas java poderiam rodar em máquinas modestas se não fosse pelo swing.
O glass já usa o sistema de mensagens nativo. É muito mais leve.

afamorim

Aproveitando que estamos conversando sobre aplicações ricas, alguem sabe como anda o JMF, soube que ele tinha sido retomado, mais uma pena o Java não ter uma lib de video mais poderosa.

J

Retomado quer dizer ter o projeto reativado? Que eu saiba não, até porque a jmf usa vídeo for windows, uma tecnologia que morreu no winxp. Agora tudo corre por traz do direct3d e directshow.

Esse artigo é de 2005 e o pessoal já falava em ressucita-la ( :smiley: )

http://www.eclipsezone.com/eclipse/forums/t18415.html

Agora o javafx suporta h264, quer coisa melhor?

paulofafism

Estou realizando alguns testes com JavaFX, e estou gostando bastante da plataforma. Estou migrando um sistema desenvolvido em Swing para JavaFX para testes e estou gostando muito do desempenho em si. Excelentes componentes, como o Arcodion, Gráficos e muitos mais, tudo nativo sempre precisar de componentes de terceiros. Agora a única que que falta é o suporte a plataforma Java a acesso nativo a API do S.O como o .NET, ai sim o Java vai ficar mais show de bola. Parabéns pelo progresso do da plataforma Java :slight_smile:

G

Acesso nativo é so utilizar o JNA. https://github.com/twall/jna

M

A Sun sempre resistiu à facilitar o acesso nativo porque isso quebra totalmente o conceito principal de máquina virtual, que é justamente isolar a aplicação do SO. E sempre criticou a MS por fazê-lo, já que se é pra usar acesso nativo, basta usar uma linguagem nativa direto.

Agora com a Oracle, pode até ser que a coisa mude.

J

marcosalex:
A Sun sempre resistiu à facilitar o acesso nativo porque isso quebra totalmente o conceito principal de máquina virtual, que é justamente isolar a aplicação do SO. E sempre criticou a MS por fazê-lo, já que se é pra usar acesso nativo, basta usar uma linguagem nativa direto.

Agora com a Oracle, pode até ser que a coisa mude.

Não é que você tenha que usar recursos “nativos” do sistema, mas a plataforma precisa te oferecer soluções para determinadas coisas. Por exemplo a microsoft mapeou o directshow, directx e directinput no dotnet. Dessa maneira é possível usar c# para criar jogos, programar periféricos como câmeras ou joysticks.

Java nunca teve isso, e eu achava e acho uma tremenda falha na plataforma. Espero que extendam java para cobrir esses recursos.

M

juliocbq:

Não é que você tenha que usar recursos “nativos” do sistema, mas a plataforma precisa te oferecer soluções para determinadas coisas. Por exemplo a microsoft mapeou o directshow, directx e directinput no dotnet. Dessa maneira é possível usar c# para criar jogos, programar periféricos como câmeras ou joysticks.

Java nunca teve isso, e eu achava e acho uma tremenda falha na plataforma. Espero que extendam java para cobrir esses recursos.

Entendi. Nesse caso, concordo perfeitamente.

L

O Java FX está cada vez melhor. Parabéns à Oracle.

Criado 27 de abril de 2012
Ultima resposta 4 de mai. de 2012
Respostas 17
Participantes 7