JavaFX em 2019

6 respostas Resolvido
M

Pesquisando sobre JavaFX, vi que agora ele está sendo mantido por uma comunidade, não a Oracle, eu preciso fazer um projeto do zero, e como prezo muito pela qualidade visual e usabilidade, nada melhor que juntar o poder do Java com o JavaFX, por isso vim pedir a opinião de quem já usou ou usa na atualidade essa ferramenta.

Obrigado

6 Respostas

FearX

Olá, @msdn. Vi que é seu primeiro post.

Pense bem no que você escreveu: Para nós, externos de sua realidade, parece uma pergunta sem pé nem cabeça. Você basicamente disse:

1. O JavaFX agora é mantido pela comunidade
  2. Você precisa fazer um projeto com JavaFX
  3. Você não gostaria de perder qualidade visual nem usabilidade.
  4. Você quer opiniões de quem já usou/usa essa ferramenta.

Não entendo como poderíamos te ajudar. Como opinião, posso dizer: é uma ferramenta bacana, mas e daí?

Mantenha a objetividade. É um tópico para discussões sobre JavaFX? Você precisa de ajuda com algo? Se sim, com o quê?

[]'s

M

Colocando o pé e a cabeça que vc pediu, seria saber se tem alguém aqui no fórum que utiliza JavaFX para saber se vale a pena ou se existe outro “norte” definido pela Oracle que contemple isso, mas pelo menos uma coisa eu já sei, vc tomou chá de boldo hoje !

FearX

Depende. Você tá falando de desenvolvimento desktop, eu imagino. Se for isso, você pode ter certeza que o JavaFX ainda é bastante usado e deixá-lo bonito visualmente e com uma boa usabilidade vai da experiência do desenvolvedor, levando em conta seus conhecimentos técnicos sobre desenvolvimento e sobre UX, mesmo. Biblioteca para complementar o JavaFX existe a rodo - um exemplo é o JPhoenix, eu gosto bastante.

Você pode pesquisar por “bibliotecas JavaFX” no Google e até mesmo aqui no fórum, vai encontrar bastante material de leitura.

Sempre existe uma maneira diferente de fazer a mesma coisa. Você pode usar (no Desktop), por exemplo, Swing. Se vai ficar bom depende da sua competência. É o melhor? Depende de cada caso, como sempre. Mas o default hoje é usar FX para o desenvolvimento desk.

Vou partir do princípio que isso foi uma tentativa de ataque.

Eu teria mais respeito. Aqui não é sua casa ou os ambientes que você frequenta - aqui é um fórum onde nós, adultos, temos ciência de que estamos convivendo com pessoas e que nada é anônimo ou impassível de punição. Então talvez você devesse ser mais cuidadoso antes de sair falando asneira porque contestaram sua pergunta que ficou mal-feita.

M

Agora teve uma resposta ao que eu perguntei, era isso o que eu queria saber mesmo, quanto a questão que vc falou sobre ataque, quando fiz a minha primeira pergunta aqui no GUJ, será que a forma como vc escreveu tbem não foi um pouco fora de padrão ? De qualquer forma, obrigado pelas respostas.

javaflex

Pelo menos JavaFx você já sabe que não tem um “norte” da Oracle. Tem um pessoal da Oracle que ainda trabalha nele, mas em maior parte quem dá o norte é a comunidade OpenJfx e a empresa Gluon. Oracle nem distribui mais os binários.

Dificilmente vejo demanda para novas aplicações desktop, ainda mais em Java, C# ainda rola. Mas se realmente precisa fazer uma aplicação desktop em Java, vai de Swing mesmo. Como desktop está em queda, escolha o que for mais consolidado. Um mar de legados em produção dependem de Swing.

Enfim, é minha opinião, a decisão no final é sua. Em Java terá que ficar entre uma solução madura que não evolui (Swing) ou se aventurar com JavaFx.

FearX
Solucao aceita

Não. Meu trabalho como moderador do fórum também consiste em apontar perguntas que não são bem feitas e indicar como pode-se melhorar elas. Se você interpretou como ataque são outros 500 - não tenho por que atacar um desconhecido na internet. Tenho N respostas para N posts igual o seu e nenhum deles foi tomado como ataque. Enfim, não importa.

Bacana! Marque o tópico como resolvido clicando no ícone :white_check_mark:.

Criado 15 de abril de 2019
Ultima resposta 15 de abr. de 2019
Respostas 6
Participantes 3