Estou com uma duvida, será que eu posso fazer uma validação em JS e fazer a pesquisa e exibição dos dados do banco com PHP? Pois minha variavel que preciso comparar esta em JS.
Bom dia, é possível colocar JS em PHP porém não sei dizer como é da forma que vc exemplificou. Geralmente colocar código JS dinamicamente via PHP quase sempre faz pouco sentido. Inserir ele dentro do JS também não costuma ser necessário, embora possa ser usado sem problemas.
Seria melhor se todo o código JS estivesse em um arquivo separado, e de preferência que este arquivo fosse estático, ou seja, que fosse fixo e não gerado na hora.
Outra questão é que o JS não tem como atualizar o valor da variavel PHP, somente o php manipula/cria o JS. Para fazer este update, você vai precisar de um ajax, logo depois de ter alterado o valor da variável com JS.
Reforçando o que @4mega disse, você está misturando os ambientes, ou seja, js roda no navegador (client side) e php no servidor (server side).
Apesar do comportamento nos “enganar” achando que tudo está rodando ao mesmo tempo, o servidor processa uma requisição http feita pelo cliente e repassa o html para renderizar (ser exibido)…