Jogos Digitais

Pessoal, gostaria de fazer uma faculdade em jogos digitais, mas gostaria de saber a opinião de vocês sobre o mercado de trabalho com relação à área de jogos, está bombando ou está fraca?

Em nível global, está crescendo bastante, provavelmente mais do que qualquer área de entretenimento (cinema, televisão, música, etc).

No nível nacional cresce também, embora num nível menor, devido à questões diversas. Poucos estúdios nacionais tem capacidade técnica de produzir algo triple A, e praticamente nenhum tem recursos para tal.

Em jogos menores (indies ou não), há um grande mercado em expansão (tanto aqui quanto lá fora). Você pode ter uma ideia vendo eventos como o Big Festival, Global Game Jam ou SBGames, que a cada ano mostram mais e mais trabalhos interessantes (pequena autopropaganda: confira um pouco da SBGames do ano passado nesse vídeo, de minha autoria :smile: )

Não se engane. É uma área difícil como qualquer outra, exigindo dedicação e muito estudo (e uma dose de sorte, talvez). Alguns casos de sucesso podem dar uma impressão diferente (como Flappy Birds da vida), mas esses casos são exceções. Basta ver que foram lançados mais de 7500 jogos só na Steam e só em 2017. Se destacar nesse oceano não é fácil. Você poderá ter trabalhado em uns 10 a 20 jogos antes de ter algo que pode ser considerado um “sucesso” (sucesso às vezes sendo “vender cópias o suficiente pra financiar o próximo projeto, que é 50% maior”).

Abraço.

Gostei muito dos jogos que foram apresentados em seu vídeo, eu deixei o like e já me inscrevi no seu canal. Eu já havia visto alguns vídeo sobre o global game jam no YouTube o que me despertou ainda mais o interesse por essa área, espero que eu tenha sucesso nesta área. Abraços e obrigado por tirar algumas dúvidas que ainda tinha em mente.

Não se anime muito, preciso criar coragem e adicionar mais coisas. :rofl:

Uma dica importante: tente arranjar um grupo de pessoas próximas e interessadas (nem todas precisam ser programadores). Assim, fica mais fácil se motivar, porque tem muita coisa pela frente. Se aprender um pouco, tente participar de Game Jams, mesmo que sem grandes pretensõe. Faz muita diferença.

Abraço.

Acho que sempre é importante participar desses eventos, você aprende e ganha experiência. Acho que sempre é bom ter uma lista de Contatos, mas obrigado pelas dicas amigo… espero que vc tenha sucesso também nessa sua carreira. Abraços!