John Carmack fala sobre suas experiências com MIDP

Carmack é fundador da ID Software (Doom, Quake) e fala aqui
sobre suas experiências programando para celulares.

Ele não gostou muito de java, não. Trecho:

Para jogos como o Doom mesmo o código nativo tem de ser bastante otimizado. Uma vez baixei o Doom para um Pocket PC (Windows CE 3.0, processador Intel StrongARM rodando a 206 MHz, 32 MB de memória) e era um pouquinho mais rápido só do que quando eu rodava o Doom em um 386 a 33 Mhz com 4 MB de memória.
Imagine tentar fazê-lo rodar em Java.
Provavelmente tais tipos de jogos só serão viáveis na plataforma Brew, como ele mesmo comentou. O problema é o “market share”. A propósito, aquele telefone da Nokia que roda o Tomb Raider (que é bem mais complexo que o Doom original) usa qual sistema operacional?

O N-Gage, e diversos outros modelos (3650, 3660, 6600, 6620, 6630, 7610, 7650, entre outros) rodam Symbian, tambem conhecido como Series 60 - e, pra esses, mesmo 80-90% do market share sendo da Nokia, o mercado eh grande, e talvez valha mais a pena pra empresas como a idSoftware investir. Bom, vai saber. :mrgreen:

acho q o maior problema pra jogos no celular é o tecladim, nada sustitui um joystick… hehehe
o ngage melhorou isso um cadim neh, + ainda nao tah 100%

Eu ja acho que o problemão esta na interatividade, jogos pouco interativos, baixa velocidade de conexão e ate hoje nao intendo o porque jogos para celulares se ninguem vai ficar mais de 5 horas jogando… a maioria das baterias nem aguenta isso :). Mas pode servir como justificativa de evolução, afinal esses computadores com todas aquelas configurações só são incrivelmente uteis para jogos, assim o que impulsiona o desenvolvimentos dos computa são os jogos. O mesmo pode acontecer com os celulares pq nao? ja imaginou jogar em celulares com imagens olograficas??? AUAHAU ia rolar um magic (yo-gi-oh) da hora :). Detalhe … Um grupo ai consegui projetar uma imagem olografica dentro de um caixa com vapor de agua :slight_smile: (ou alguma coisa desse tipo … nao lembro bem)